Parece uma coisa meio impossível, mas se o seu cabelo é preto e você quer ficar loira, atenção para a boa-nova: nós temos um guia para você. Aham. Um guia completíssimo para você passar por esse processo de maneira segura e fazer a transformação do cabelo preto para o loiro dos seus sonhos chegando lá com os fios saudáveis e principalmente lindos.

Mulher orgulhosa por ter conseguido passar do cabelo preto para o loiro com sucesso
(Imagem: Giphy)

Bom, na verdade o passo-a-passo não é algo simples, admitimos, e é claro que ele envolve riscos. Porém, com o profissional certo e com produtos de qualidade, não há absolutamente nada com que se preocupar. Apenas é preciso estar preparada para a mudança – que é radical, hein, miga – e para a surpresa que você vai causar em todos quando sair por aí loiríssima.

O primeiro passo para mudar do cabelo preto para o loiro

Antes de mais nada, é óbvio que você tem que ter a mais absoluta certeza de que quer fazer isso, sobretudo se você sempre teve cabelos escuros e vai fazer essa mudança assim, de uma vez só.

Mulher de cabelos escuros diz em inglês: "coisas devem mudar"
(Imagem: Giphy)

Se você já foi loira ou se sempre teve os cabelos mais claros do que estão agora, aí já dá pra ter uma ideia do resultado, mas, mesmo assim, esteja certa de que você deseja sair do cabelo preto para o loiro.

A gente bate nessa tecla porque a despigmentação vai ocasionar uma mudança profunda na estrutura do fio, portanto, se houver arrependimento, o retorno ao preto não poderá ser imediato, tá bem?

Mas, vamos ao que interessa que eu sei que você tá é doidinha pra saber o que tem que fazer para conquistar suas novas madeixas.

Não faça isso em casa

É, amiga, todo cuidado é pouco nessa hora. O ideal mesmo é que você faça essa mudança do cabelo preto para o loiro em um salão e, mais que isso, que o profissional seja da sua extrema confiança.

A gente te faz todos esses alertas porque mudar assim tão profundamente de cor pode dar um resultado muito diferente do esperado. Nenhuma tintura vai ficar exatamente como naquela foto da modelo que você viu no Insta e amou. O resultado da cor depende de uma combinação infinita de fatores como a cor natural dos seus cabelos, se ele tem química ou não, a sua rotina capilar, se você pega muito sol ou pouco sol e até a cor da sua pele!

E o loiro, por exemplo, é fácil, fácil de manchar. Aliás, é uma das colorações que mais sofrem influências na pigmentação por motivos óbvios (é mais claro e tudo influencia) e aí, já viu, né? Consertar um estrago desses leva tempo, dinheiro e pode estragar a sua beleza e a dos seus cabelos.

Gato usa peruca loura cacheada
(Imagem: Giphy)

Por isso, não arrisque. Curta a sua metamorfose em segurança e na certeza de que ela vai ser só alegria e glamour no final. Já para o salão, mocinha!

Outro ponto importante é se você já tiver qualquer tipo de química no seu cabelo como alisamento ou tintura. Nesses casos, seus fios já passaram por algumas agressões, portanto, o cuidado tem que ser redobrado. Resumindo e de novo: entregue suas madeixas para quem entende do babado, amiga. Essa é a principal, melhor e mais importante dica deste guia.

O que acontece com o cabelo?

Mudar do cabelo preto para o loiro nada mais é do que descolorir cada fio. Ou seja, o procedimento vai abrir as cutículas e remover a pigmentação interna. E quando é o caso de um cabelo que recebe coloração escura, ainda é preciso remover as camadas de tintura que foram se depositando sobre o cabelo ao longo das colorações.

Por isso a gente te deu tooooodos aqueles alertas ali em cima. Dependendo do estado de saúde do seu cabelo neste momento, você pode causar uma lesão interna deixando seu cabelo poroso, o que pode te deixar a um passo de – ou até mesmo causar – um corte químico.

Mas tem como passar do preto para o loiro em paz com seu cabelo

Pode ficar calminha que com esse passo-a-passo que vem agora não tem erro. Segue o fio:

1. Avaliação

Viu? Por isso é fundamental contar com um bom profissional. Só ele vai poder avaliar como está a saúde do seu cabelo, quais as condições que ele apresenta para passar pelo clareamento e, mais importante de tudo, quais os produtos usar.

2. Tenha paciência

Feita a análise, entenda que, a depender do seu tom atual, da cor natural das suas madeixas, das necessidades do seu cabelo e das condições que ele apresenta, talvez você não saia do salão loiríssima já na primeira sessão.

O tempo da transformação também vai depender do tom que você deseja alcançar. Quanto mais claro, mais fundo a descoloração vai no fio. Portanto, maiores os cuidados e os intervalos para mexer na pigmentação. Você não vai querer sair do salão com uma palha no lugar dos seus cabelos, vai? Pois então.

3. Que tal ser gradual?

Esse tipo de transformação do cabelo preto para o loiro é muito mais comum do que você imagina. No entanto, a maioria das morenas que optam por ela geralmente fazem o clareamento de forma gradual.

Primeiro vêm as mechas mais espalhadas que depois vão se aglutinando até fecharem o cabelo todo. A raiz esfumada no começo também ajuda a quebrar o contraste. Todo esse processo vai ajudar tanto você a se acostumar com seu novo visual como vai oferecer garantia de saúde aos seus fios.

O ideal para passar do cabelo preto para o loiro é fazer essa transição de forma gradual
(Imagem: Moroccanoil)

Bons produtos: a hora da verdade

É amiga, não tem choro, nem vela. Ou você investe em produtos de excelência para partir do cabelo preto para o loiro ou poderá pagar muito mais caro lá na frente. Por isso, agora não é hora de economizar nos produtos que irão proteger antes, durante e depois da descoloração.

Antes

Certifique-se de que pelo menos shampoo, condicionador e máscara que você usa no seu dia-a-dia sejam de qualidade. É o caso da linha Bonacure, com produtos perfeitos para cada tipo de cabelo e suas necessidades naturais.

Linha Bonacure da Schwarzkopf tem um kit para cada tipo de cabelo
(Imagem: Schwarzkopf)

Com o Collagen Volume, cabelos mais finos ganham força, elasticidade e volume. Para os cacheados, o mais indicado é o Hyaluronic Moisture Kick. Seu problema é a oleosidade? Para você, o Scalp Genesis é a solução.

Durante

Como vimos acima, o processo de sair do cabelo preto para o loiro é na prática uma invasão dentro das cutículas para remoção de pigmento. Essa invasão pode ser pacífica quando usados os produtos certos.

Dessa maneira, não só não haverá agressão aos fios como pode haver tratamento e proteção na própria despigmentação. É isso que acontece quando você usa o Pó Descolorante BlondMe Enforcing Premium 9+.

(Imagem: Schwarzkopf)

Com ele é possível abrir até 9 tons mesmo sobre bases escuras. Pode ser usado em cabelos naturais ou com coloração garantindo um resultado saudável com um cuidado adicional especialmente quando utilizado junto com a loção ativadora e o creme de tonalização da linha BlondMe.

Depois

Concluída a descoloração, é hora de cuidar não só da saúde dos fios como também da manutenção da cor. Tons claros sobre tons escuros tendem a ficar alaranjados com o tempo, mas isso pode ser perfeitamente evitado.

E aqui você pode mais uma vez contar com a linha BlondMe com shampoo, condicionador e máscara, todos com tecnologia de reforço e reparação de pontes.

Pronto. Dito tudo isso, se você ainda estiver certa de que deseja realmente essa transformação, é só seguir esses conselhos que não tem erro. O resultado vai ser você loiríssima, arrasante e com cabelos saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *