Existem mil maneiras de danificar um cabelo, assim como existem danos bastante variados. Alguns são mais leves e superficiais, fáceis de reverter. Ao mesmo tempo, outros são mais severos, exigem atenção redobrada. Geralmente precisam de um plano emergencial para evitar danos irreversíveis. Às vezes, recuperar cabelos danificados pode parecer uma tarefa quase impossível. Que nada! Relaxa que eu trouxe 7 dicas e um segredo de milhões. Você vai ver que não tem muito mistério. Só é preciso (às vezes muita) paciência.

Cabelos danificados exigem paciência e cuidados
(Imagem: Gihpy)

1. Faça um diagnóstico: é o primeiro passo

Antes de atacar o problema, é preciso saber qual é o problema. Ter clareza do que exatamente está deixando seus cabelos danificados é muito importante. Dessa forma, será mais fácil tomar as decisões certas.

Como fazer?

Bem, temos os clássicos das agressões capilares. Entre os fatores mais comuns estão:

  • Química – tinturas, descolorações, alisamentos.
  • Ferramentas de calor –  secador, chapinha, babyliss.
  • Sol e poluição.
  • Água – muito quente, com resíduo de cobre ou outras substâncias, da piscina com cloro, do mar com tudo o que tem dentro (sal, poluição, etc.).
  • Produtos de baixa qualidade ou inadequados para o seu tipo de cabelo.
  • Lavagens frequentes demais.
  • Usar produtos de maneira errada.
  • Alimentação pouco saudável e baixa ingestão de líquidos.
  • Problemas no couro cabeludo.
  • Problemas de saúde.

Com frequência ocorre mais de um fator. Caso você tenha dificuldade em fazer o diagnóstico, não hesite. Procure imediatamente um bom profissional.

São muitos fatores que causam danos aos cabelos
(Imagem: Giphy)

2. Recuperar cabelos danificados é com hidratação

Sempre. Ela é chave para manter a saúde de qualquer cabelo. Ou seja: a hidratação tanto vai ajudar a prevenir danos aos fios como é essencial para quem vai entrar em um processo de recuperação capilar.

Hidratar é fornecer níveis de umidade adequados ao cabelo. Falando assim, parece fácil. A gente pensa que é só molhar ou umedecer os fios. Assim, a hidratação ao cabelo estaria em dia.

Somente bons produtos fornecerão a hidratação ideal para os cabelos
(Imagem: Giphy)

Só que não.

Hidratação envolve tanto a penetração da umidade na fibra quanto a sua permanência. E ela ainda precisa vencer a barreira da cutícula. Ou seja, a água não consegue agir sozinha. Ela vai precisar de uma forcinha para executar o seu trabalho.

É aí que entram os produtos como máscaras, óleos e leave-ins. Cada um vai cumprir diferentes funções. A mais importante é transportar água para dentro do fio. Mas, reter a umidade e selar as cutículas também são funções desses produtos. Um exemplo é o Óleo de Argan da Moroccanoil, que faz o trabalho completo. Ele hidrata profundamente, nutre e fortalece. Além disso, forma uma camada protetora sobre os fios que impede o ressecamento.

Óleo de Argan Moroccanoil é excelente para recuperar cabelos danificados
(Imagem: Moroccanoil)

As águas bioativas também são maravilhosas porque são repletas de princípios ativos. Dessa forma, você vai hidratar os cabelos e ainda tratar outros fatores como oleosidade excessiva, alergias, caspa, entre outros. É só borrifar sobre os fios e pronto. Pode ser usada todos os dias.

Águas bioativas são hidratantes com princípio ativo de plantas
(Imagem: Harmonia Natural)

3. Nutrição é fundamental

Cabelos danificados precisam de boa nutrição. Isso só é possível escolhendo produtos de boa qualidade. É o caso da linha Peptide Repair Rescue. O destaque da linha fica com a máscara de tratamento Deep Nourishing. Ela tem duas vezes mais ingredientes de cuidado. Dessa forma, oferece até três anos de danos revertidos em uma aplicação.

Bonacure Peptide Repair Deep Nourishing máscara de tratamento
(Imagem: Schwarzkopf)

4. Cronograma capilar é tudo!

Outro segredo para recuperar cabelos danificados é o planejamento. Antes de tudo lembre que é preciso muita paciência. Os resultados serão gradativos. Ao mesmo tempo, se o cronograma capilar estiver montado do jeito certo e for seguido à risca, a cada semana será uma nova vitória. Você vai ver. A base de um bom cronograma capilar inclui serviços diferentes. Alterne entre hidratação, nutrição e reconstrução.

Linha Schwarzkopf Bonacure
(Imagem: Schwarzkopf)

Uma dica legal é colocar esse planejamento no papel. Tá, pode ser no celular também hehe. O importante é que esse calendário fique em um lugar acessível. Assim você pode consultar todos os dias.

Na hora de elaborar esse cronograma, preste atenção em alguns pontos. Tipo de cabelo, a sua rotina e o diagnóstico são muito importantes.

5. Avalie a necessidade de um corte

Nem sempre ele é realmente necessário. No entanto, às vezes, é bom eliminar as pontas. Normalmente elas já estão muito danificadas, duplas, favorecem a porosidade e a desidratação. Assim sendo, cortar pode ser uma mão na roda.

(Imagem: Giphy)

6. Olho no leave-in

Um bom leave-in é o melhor amigo dos cabelos danificados. Mas, é preciso usar o produto certo, na hora certa e na quantidade certa. Aqui valem os mesmos conselhos para o cronograma. Antes de tudo, observe bem seu tipo de cabelo, quais as suas principais necessidades e a sua rotina.

Para as crespas, cacheadas, afro ou quem precisa de boa hidratação, a dica é o Bálsamo de Beleza Hydra Pearl. Ele compõe a linha Hyaluronic Moisture Kick. Essa linha tem um derivado de ácido hialurônico na sua fórmula, um ingrediente é poderosíssimo para hidratar.

Schwarzkopf Bonacure Hydra Pearl
(Imagem: Schwarzkopf)

Por sua vez, a nutrição e reparação de pontes é com o Sealed Ends, da linha Peptide Repair Rescue. Ele sela as pontas, reconstrói as estruturas e ainda doma o frizz.

E para quem quer dar mais volume no comprimento tem a Espuma da Perfeição. Produto ideal para cabelos finos e frágeis com uma dose extra de colágeno.

Schwarzkopf Bonacure Collagen Volume
(Imagem: Schwarzkopf)

7. Cuidados na hora de lavar e secar

Cabelos danificados precisam ser lavados e secos com todo cuidado. Prefira sempre água fria. Se não for possível, mantenha a cabeça o mínimo possível debaixo do chuveiro. Esfregue o couro cabeludo com a ponta dos dedos com delicadeza. Por fim, aplique os demais produtos deslizando ao longo dos fios sem esfregar.

(Imagem: Giphy)

Esfregar também deve ser evitado na secagem, principalmente se a toalha for daquelas de algodão convencional. Para crespas, cacheadas e afro as toalhas de malha penteada são melhores. Isso acontece porque elas não têm aqueles ganchinhos. Eles agridem as cutículas. Além disso, elas absorvem menos a umidade dos fios. A boa notícia é que uma camiseta velha de algodão já faz esse papel perfeitamente e ainda cuida bem dos cachos.

A dica de milhões é:

Você pode turbinar seu tratamento! Isso mesmo! Seu cronograma capilar pode receber uma ajudinha extra. Basta você acrescentar outros produtos fazendo misturinhas poderosas.

Uma das formas de fazer isso é separando um pouco da máscara que você vai usar. Coloque em uma cumbuca e em seguida misture um pouco de um bom óleo, tipo o óleo de argan da Moroccanoil. O efeito é incrível.

Além da máscara, o creme para pentear também pode ser um aliado poderoso na recuperação dos cabelos danificados. Escolha um que tenha o poder de tratar os fios. A linha Schwarzkopf Bonacure tem alguns condicionadores potentes que não necessitam de enxágue. Ao mesmo tempo, eles oferecem até 80°C de proteção térmica, desembaraçam, tratam e funcionam como leave-in. Alguns são até em forma de spray para. Dessa forma, você não precisar ficar passando a mão.

Schwarzkopf Bonacure
(Imagem: Schwarzkopf)

Perfeito, né? E perfeito vai ficar seu cabelo depois dessas dicas, tenho certeza. Coloque em prática e depois me conta aqui o resultado. Tô esperando, tá? Beijocas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *