É consenso que cabelos claros, especialmente os descoloridos, exigem uma atenção especial. E no fim das contas a gente fala tanto sobre isso que pode fazer pensar que cabelos pretos não precisam de cuidados. Geralmente mais grossos e oleosos, a impressão que se tem é que essa é uma cor de baixa manutenção.

Errado. Primeiro porque os tipos e as texturas dos cabelos pretos ou mais escuros variam muito, ou seja, cada cabelo é único. Assim sendo, cada cabelo vai ter necessidades únicas também. Segundo porque sejam eles naturais ou coloridos, podem não ter as cutículas tããão abertas como as dos cabelos claros, mas isso não é automaticamente sinônimo de saúde capilar.

Cabelos pretos também precisam de cuidados especiais
(Imagem: Schwarzkopf)

Cabelos pretos precisam de cuidados tanto quanto os loiros. O ponto é que alguns desses cuidados são um pouco diferentes e nós vamos explicar tudinho. Vem ver.

Cabelos pretos e os cuidados com a cor

Pensa que é só o loiro que desbota e mancha? Não mesmo! Claro que os cabelos pretos e escuros vão ter esse tipo de problema em uma proporção bem menor, mas o fato é que têm. Principalmente quando a cor não é natural.

No geral, as principais direções de cor para o preto são o azul, o violeta e o cinza. Não podemos nos esquecer que cabelo com tintura é cabelo com interferência na sua estrutura. E mais: no verão ou em constante contato com as ferramentas de calor, sejam os fios virgens ou não, as cutículas estarão sempre mais abertas.

Azul, violeta e cinza são as principais direções de tom do cabelo preto
(Imagem: Schwarzkopf)

É aí que os pigmentos sofrem interferências dos raios UVB e podem então surgir as tão temidas manchas avermelhadas ou alaranjadas. A solução? Um bom leave-in com protetor solar ou térmico para não deixar mais que esses fatores interfiram na sua cor.

O Bonacure Peptide Repair Rescue Sealed Ends é perfeito para selar as cutículas, prevenir as pontas duplas e manter a saúde dos fios em dia. Para cabelos menos danificados e ressecados, basta uma pequena aplicação a cada 15 dias.

(Imagem: Schwarzkopf)

Já as madeixas que precisam de restauração podem contar com esse leave-in com mais frequência.

Cabelos pretos precisam de cuidados com o brilho

O brilho é uma das características fundamentais dos cabelos pretos. Eles refletem muito mais luz do que todas as outras cores. É uma das poucas capazes de produzir o que chamamos de “brilho espelho”. E é lindo, né? 

Por isso, qualquer probleminha que você tiver nos fios logo vai ser visível porque todo esse brilho desaparece. O segredo para isso não acontecer está na hidratação. Todo mundo sempre bate nessa tecla para os loiros e descoloridos, mas os pretos também precisam muito de água!

Cabelos pretos precisam de cuidados para manter o brilho
(Imagem: Schwarzkopf)

O óleo de argan da Moroccanoil é o melhor amigo das morenas que não abrem mão do seu brilho espelho nas madeixas. É um leave-in que ajuda tanto na definição de cachos como na redução do frizz ou na manutenção do liso impecável.

Óleo de Argan Moroccanoil é ótimo para dar brilho aos cabelos pretos
(Imagem: Moroccanoil)

Outra opção são os banhos de brilho que podem ser dados de tempos em tempos com o tonalizante Igora Vibrance ou com a máscara Chroma ID, ambos no código 0-00. Ele não tem cor e mesmo quem tem cabelos naturais vai se beneficiar da ação desses produtos com um resultado glamouroso de hidratação e brilho.

Iogra Vibrance Banho de Brilho
(Imagem: Schwarzkopf)

Água fria: a melhor amiga dos cabelos

Essa dica geralmente vai estar presente em todas as listas de cuidados capilares. Seja para loiros, para cacheadas, para cabelos naturais ou coloridos. E, claro, a temperatura da água também influencia muito nos cuidados com os cabelos pretos.

O calor da água é um fator que dilata cutículas e cutículas dilatadas é sinônimo de evaporação de umidade e nutrientes. Resseca, desbota, prejudica o brilho e causa frizz.

Cabelos pretos precisam de cuidados tanto quanto os loiros
(Imagem: Schwarzkopf)

Então, sempre que conseguir, lave suas madeixas na água fria. Se não der, fique com a cabeça o mínimo possível debaixo do chuveiro.

Cacheadas, crespas e afro: cuidados redobrados

Cabelos pretos precisam de cuidados redobrados se forem cacheados, crespos ou afro e a atenção deve ser na mesma proporção das curvas. Quanto mais miúdas, mais os fios precisam de hidratação.

Isso acontece porque água e nutrientes, que saem da raiz, têm dificuldades de percorrer todo o caminho do fio até as pontas e acabam ficando mais escassos ao longo do comprimento.

Cabelos pretos cacheados e afro precisam de atenção especial à hidratação
(Imagem: Moroccanoil)

Portanto, todas as dicas até aqui são mais do que válidas com uma forcinha a mais na hidratação e na nutrição, além da valorização dos day after.

O bálsamo Curl Power, da Bonacure, é um bom parceiro para os cachos. Oferece proteção térmica de até 80ºC com hidratação profunda e 48h de definição.

Curl Power Hyaluronic Moisture Kick Bonacure
(Imagem: Schwarzkopf)

Para quem tem os fios muito ressecados e fracos, com necessidade de restauração, a máscara fortificante da Fibre Force adiciona brilho e reposição de queratina.

Kit de cuidados para cabelos pretos

A qualidade dos produtos é o que vai fazer total diferença na saúde do seu cabelo. Assim sendo, observe cada uma das necessidades que ele tem e crie um kit com itens que atendam a todas elas.

A qualidade dos produtos influencia na saúde capilar de todas as cores
(Imagem: Moroccanoil)

Olha só alguns exemplos.

Shampoo

Tenha sempre em mente que shampoo é para lavar os cabelos e deve ser usado na raiz. Portanto, na hora de escolher o seu, observe sempre qual é a principal necessidade junto ao couro cabeludo.

Se o seu cabelo é tingido e você percebe que o pigmento precisa de mais proteção, a indicação é o Bonacure Sem Sulfato, que previne o desbotamento.

Agora, se o que você deseja é aumentar o volume mais próximo da raiz, o Collagem Volume Boost é a melhor opção.

Collagem Volume Boost Bonacure Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Pra quem quer o contrário, o Keratin Smooth Perfect garante uma suavização instantânea das madeixas e é ideal para controle de frizz e para quem não quer fios muito grossos ou cachos muito altos.

Máscara

Cabelos limpos, é hora da nutrição. Agora é hora de observar o comprimento. E, independente do shampoo que você escolheu, é a necessidade dos fios que você vai atender.

Ou seja: pode ser que você queira volume na raiz, mas não queira nas pontas. Então, você vai optar pelo shampoo Collagem Volume Boost e aplicar a máscara Keratin Smooth Perfect.

Máscara Keratin Smooth Perfect
(Imagem: Instagram @mercadodabelezaoficial)

Condicionador

Como tem o papel de desembaraçar e selar cutículas, o condicionador entra por último no kit. Com ele, também vamos atender comprimento e pontas. Você tanto pode seguir na linha do shampoo ou da máscara como pode ainda acrescentar uma terceira função.

Portanto, dá para reduzir oleosidade com o shampoo, reduzir volume com a máscara e adicionar brilho com o condicionador.

E em matéria de brilho, nenhum condicionador faz como o Hyaluronic Moisture Kick, da Bonacure, em spray. Além de desembaraçar e suavizar, ele ainda serve como leave-in porque não precisa de enxágue. Cabelos afro vão se dar superbem com esse produto, já que ele contribui com a maleabilidade e reduz o ressecamento característico desse tipo de cabelo.

Hyaluronic Moisture Kick Bonacure Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Outro condicionador que ajuda muito cabelos danificados, ressecados e quebradiços é o Peptide Repair Rescue, também da Bonacure. Ele facilita a penteabilidade de imediato e oferece um brilho extra.

Condicionador Peptide Repair Rescue Bonacure Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Quanta coisa sobre cabelos pretos, né? E tem muito mais coisas que nós ainda vamos abordar por aqui. O fato é que sim, eles precisam de cuidados tanto quanto qualquer cabelo. Afinal de contas, são parte da sua beleza. E o que a gente quer é ver você cada vez mais bonita. Um beijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *