Poder, pode. Mas não é de bom tom. Quer dizer, não é que não se possa fazer as duas, mas muita calma nessa hora, amiga. Coloração e alisamento são dois procedimentos químicos que envolvem abertura de cutículas. Ou seja, a gente vai interferir no interior do fio, ali onde ficam guardadas as partes mais preciosas, os elementos mais importantes para a sua saúde capilar.

Por ser um assunto que nos deixa tão cheias de dúvidas e incertezas (ao mesmo tempo em que está no centro do desejo de boa parte das nossas leitoras), fomos atrás das respostas. Buscamos as explicações mais confiáveis para a pergunta que não quer calar. Dá pra ter coloração e alisamento no mesmo cabelo? Vamos juntas desvendar essa questão.

Mulher diz em inglês: "sim, isso é um dilema". O tema é coloração e alisamento
(Imagem: Giphy)

Antes de tudo, o teste de mechas

Ele é a chave para tudo. É o único meio de saber se o seu cabelo aguenta uma coloração, uma descoloração ou um alisamento. Não importa se você quer fazer só a coloração, só o alisamento ou os dois. Tem que fazer o teste, tá?

Com ele você pode evitar inúmeras dores de cabeça no futuro. Coisas que variam de um pequeno incômodo, um grande desgosto com o seu cabelo ou até mesmo um corte químico.

Teste de mecha é indispensável para quem quer fazer coloração e alisamento
(Imagem: Giphy)

Esse teste é a aplicação de uma amostra dos produtos que seu cabelo vai receber sobre uma pequena quantidade de fios. Ou seja: uma mecha. Ali já dá pra saber até que ponto suas madeixas aguentam. 

E a resposta sempre vai ser direta, reta e objetiva: não passou no teste de mecha, simplesmente não faça o procedimento.

Oba! Meu cabelo passou!

Ótimo! Mas, nem tudo está resolvido. Ainda é preciso avaliar se o cabelo vai precisar de algum tratamento antes das aplicações. Porque, sim, ele pode passar no teste, mas mesmo assim ainda não estar pronto para uma intervenção tão importante no córtex.

Talvez seja adequado você seguir um cronograma capilar indicado pelo seu cabeleireiro ou cabeleireira antes de voltar ao salão para o grande dia.

Um cronograma capilar é a melhor preparação para o cabelo que vai receber coloração e alisamento
(Imagem: Giphy)

A matemática coloração + alisamento

Olha, realmente não é aconselhável fazer essa mistura de coloração e alisamento em casa. Só mesmo um bom profissional é capaz de avaliar os produtos mais adequados a serem aplicados no seu cabelo. E não é só isso.

Só ele tem conhecimento técnico suficiente para saber se a combinação entre os produtos usados em cada momento é compatível ou não. Mesmo que as aplicações ocorram em dias diferentes, estamos falando de elementos que se depositam no interior dos fios. Eles sempre vão interagir.

A química capilar exige muitos cuidados. Conte sempre com um bom profissional
(Imagem: Giphy)

Por isso, sempre siga cada recomendação que você receber no salão. Mesmo que demore um pouco mais para você obter o resultado desejado, vai valer muito mais a pena do que sofrer consequências que podem até ser irreversíveis depois.

Mas é perigoso fazer coloração e alisamento?

Estamos falando de misturas entre produtos químicos que reagem entre si, né, amiga. Então, sim, é perigoso, principalmente se for feito por alguém sem experiência. E uma coisa é certa: se tiver amônia em um procedimento, é melhor que o outro seja sem esse produto.

Entre os tipos de alisamento, aquele à base de tioglicolato é o menos agressivo. Bom, eu disse “menos agressivo”, o que não significa que não vai rolar uma agressão ao fio aí. Rola, sim. Só que pelo menos ele não age igual ao formol, que não por acaso é proibido pela Anvisa.

(Imagem: Giphy)

No geral, o alisamento cria uma capa em volta do fio. Isso prejudica o depósito dos pigmentos da coloração. Além disso, como as cutículas ficam hiper seladas, se torna mais difícil fazer os tratamentos de hidratação e nutrição necessários depois da coloração ou das mechas.

Por isso, essa combinação entre os químicos da cor e do alisamento tem que ser precisa, não dá pra errar. De novo: só mesmo um bom profissional para o resultado não ser um desastre.

Cuidados em casa

Se um cabelo que tem só alisamento ou só coloração já vai automaticamente precisar de cuidados especiais, imagine quem tem os dois. Nem preciso dizer mais, né? Mostro logo alguns produtos aqui que são perfeitos para você viver sua cor e seu liso sem preocupações.

O shampoo Moisture Repair da Moroccanoil tem a função de tratar fios danificados. Além de hidratar, ele repara estruturas, repõe nutrientes e recupera o brilho e a maciez. O óleo de argan está presente na sua composição, o que explica boa parte do seu sucesso entre quem experimenta esse produto.

Moroccanoil Repair
(Imagem: Moroccanoil)

A máscara Power Reconstrution da Marco Antônio de Biaggi é outra parceira de quem precisa nutrir as madeixas. Ela também tem óleo de argan e conta ainda com o D-Pantenol, ambos importantes para reter nutrientes e umidade e para proteger o fio de futuras agressões.

Como condicionador, a dica aqui é o Peptide Repair Rescue, que na versão em spray também funciona como leave-in. É só passar nos fios e deixar que sua alta tecnologia Cell Perfector, repleta de peptídeos, devolva a vida aos cabelos.

Bonacure Peptide Repair Rescue Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Para um banho de brilho ou retocar a cor, Igora Vibrance, uma tintura demi-permanente – ou seja, um tonalizante – sem amônia, é a recomendação. Essa é uma tintura que não causa agressão e que hidrata os fios.  

Priorize produtos de qualidade

Tanto no alisamento como na coloração, não economize. Priorize produtos de alta qualidade para não gastar dez vezes mais depois para tentar recuperar um estrago. Se a técnica envolver clareamento e mechas, fale com o seu cabeleireiro e use o Igora Vario Blond.

Esse pó descolorante garante abertura de até 8 tons de forma rápida, segura e sem prejudicar os fios.

Para a coloração, indicamos a imbatível Igora Royal, da Schwarzkopf. Enquanto faz o serviço de pigmentação, essa tintura oferece lipídios que nutrem os fios. O resultado é um cabelo sedoso, brilhoso e saudável com a nova cor.

Tintura Igora Royal Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Claro, isso quando usada junto com a ox da mesma linha, que é acrescida dos mesmos lipídios presentes na tintura, completando o trabalho de proteção do cabelo.

E se você preferir usar uma coloração permanente sem amônia, também na Schwarzkopf você encontra a linha Essensity. Feita com ingredientes naturais e à base de óleos vegetais, tanto a tintura como a loção ativadora são livres de amônia, sulfatos, silicones e outros produtos sintéticos.

Tintura sem amônia Schwarzkopf Essensity
(Imagem: Schwarzkopf)

Então, gata, é isso. Que dá pra fazer coloração e alisamento no mesmo cabelo, dá. Mas, não é algo simples e livre de perigos. Você já fez? Conta pra gente como foi e ajude outras garotas a serem bem sucedidas nessa aventura. Um beijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *