Tem base escura e quer dar aquela mudada discreta, porém divônica, no visual? Está há muito tempo no loiro e quer dar uma escurecida, mas sem sair do iluminado? Seja qual for seu caso, nós temos a dica perfeita para você: vá de castanho acobreado. Não tem erro. Essa é a cor ideal para quem quer começar uma mudança no visual. Ela permite que a mudança seja aos poucos, iluminando as madeixas com uma cor mais quente e ainda ter um aspecto mais natural.

Amigo de todos os tons de pele, o castanho acobreado – ou marrom acobreado, como você também vai ver por aí – é uma coloração fina, elegantérrima. Geralmente escolhida por mulheres que desejam unir sofisticação, modernidade e praticidade em um só estilo.

Mulher de costas com cabelos cacheados castanho acobreados
(Imagem: Schwarzkopf)

Lisas, cacheadas, crespas, onduladas, afro, todas ficam lindas com esse tom. Tanto faz se é na coloração global ou só nas mechas dando apenas aquela clareada mais acobreada nas pontas.

Independente do seu desejo ou do seu estilo, siga na leitura. Vamos falar tudo sobre o castanho acobreado para que não fiquem dúvidas do quanto ele é lindo.

O que define o castanho acobreado

Em linhas gerais, a definição da cor castanho acobreado é uma base um pouco mais escura – no máximo um castanho claro – com reflexos quentes. São nuances que lembram quase um ruivo, por isso o acobreado.

É por isso que, apesar de estarmos falando de castanho, também falamos em luzes e iluminação, termos normalmente mais ligados à descoloração. São esses reflexos acobreados e com uma vibração mais quente que vão dar o toque luminoso na composição.

Apresentadora e jornalista Fatima Bernardes
(Imagem: Instagram @fatimabernardes)


E será que ele combina comigo?

Olha, mesmo sem conhecer seu cabelo e seu tom de pele, diríamos logo de cara que sim, combina. Sabe por quê? Porque o castanho acobreado é praticamente um coringa. É um tom que combina com tudo. Como dissemos acima, é aquela coloração ideal para quem quer começar a investir numa mudança gradual do visu. Em suma: muda sem radicalizar e sem transformar tudo de uma vez só.

Ou seja, ele tanto é um tom que serve como transição quando o desejo é transformar, como pode simplesmente inserir um toque de sofisticação, elegância e luminosidade sem sair do natural.

Nas morenas ele fica puro charme já que a base mais escura vai evidenciar bastante o acobreado jogando uma luz bem natural sobre os fios. Por outro lado, as que já vêm com uma base mais clara, quando apostam no castanho acobreado saem do salão com um destaque todo especial para rosto e pele.

Cabelos cacheados com castanho acobreado
(Imagem: Schwarzkopf)

Então, amiga, com esse tom você fica elegante, sensual e tem sua beleza valorizada em qualquer situação. Uma dica para quando procurar por referências: busque imagens de pessoas com um tom de pele, olhos e sobrancelhas mais próximos do seu possível.

Inverno ou verão: com qual o castanho acobreado combina mais?

A resposta é bem parecida com a anterior: o castanho acobreado combina com tudo. Todas as estações do ano. No inverno ele dá uma sensação de calor e aconchego já que estamos falando de um tom quente.

No verão, a luz natural ressalta a luminosidade das mechas cobre proporcionando um brilho todo especial no visual. E no caso das loiras que estão afim de dar uma escurecida, o castanho acobreado é simplesmente per-fei-to. Não importa a época, a passagem do claro para o mais escuro vai ser suave.

Atrizes Claudia Raia e Paolla Oliveira
(Imagem: Instagram @paollaoliveirareal)

Ah, e tem mais uma coisa. No verão, quando a gente fica com a pele mais bronzeada, as mechas em castanho acobreado ajudam a destacar esse bronze. Elas contrastam bonito com a pele

Além disso, o cabelo também fica com aquele aspecto de iluminado pelo sol, com aquelas cores mais naturais típicas de quem frequenta muito a praia. Ou seja, você ainda joga um charminho mesmo sem ter pego muita (ou nenhuma rs) onda.

Precisa descolorir pra chegar no castanho acobreado?

Esse tipo de pergunta sempre vai ter a mesma resposta: depende. Estamos diante de um famoso caso de “é raro, mas acontece muito”. Não é sempre que o cabelo vai precisar de descoloração para chegar nesse tom. Tudo vai depender de como está a cor do cabelo e do quanto acobreado se deseja atingir.

Bases mais escuras talvez precisem abrir um ou dois tons. Já as bases mais claras, ao contrário, vão até se beneficiar da aplicação de uma coloração mais fechada.

(Imagem: Schwarzkopf)

Baixa manutenção

Baixíssima, amiga. Como se trata de uma coloração mais escura e com clareamento de tom quente, o desbotamento acontece numa velocidade e proporção bem menores do que as cores muito claras.

Além disso, todo castanho, quando desbota, normalmente segue numa direção mais acobreada, ou seja, o cabelo praticamente trabalha sozinho para você.

Mas é claro que estamos falando de cabelos quimicamente processados. Isso significa que ele necessariamente vai precisar de cuidados. Não é porque a cor é escura, desbota pouco, etc. que ela não precisa de atenção. Claro que precisa!

A linha sem sulfato da Color Freeze Bonacure é ideal para esses casos. Shampoo, máscara e condicionador proporcionam retenção máxima de pigmentos mantendo o resultado do salão por muito tempo. São produtos que estabilizam a matriz capilar e reequilibram o PH dos cabelos ao mesmo tempo em que limpam, nutrem e hidratam.

Linha Color Freeze Bonacure Sem Sulfato Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Brilho e cor

E já que estamos falando de luz, nada como o leave-in Glimmer Shine Spray de Brilho da Moroccanoil. Ele vai atrair os holofotes para os seus fios acobreados. Ele tem um dos principais ingredientes para preservar o cabelo castanho acobreado, que são os antioxidantes, elementos que impedem o desbotamento. E como se não bastasse, esse leave-in oferece ainda proteção contra os raios UV, que também são causadores de desbotamento e ressecamento.

Glimmer Shine Spray de Brilho da Moroccanoil realça o brilho do castanho acobreado
(Imagem: Moroccanoil)

E para alongar um pouco mais a visita ao salão, a manutenção com tonalizante cai muito bem. O código 5-57 de Igora Vibrance é o clássico Castanho Claro Natural Cobre, mas a linha tem desde o 0-77, que é a direção de tom totalmente cobre, até as colorações nas regiões 4- e  5-, que são as bases castanhas.

Tonalizante Igora Vibrance Shwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Para obter o resultado perfeito, o ideal é sempre optar pelos serviços de um bom profissional ou ao menos poder contar com sua consultoria.

As máscaras tonalizantes Chroma ID também oferecem as opções 6-46 ou 7-65 que vibram entre os tons marrons. Além de reforçar a cor, essa máscara também trata os cabelos e sela as cutículas.

Máscara tonalizante Chroma ID Schwarzkopf tem tons que ajudam a manter o castanho acobreado
(Imagem: Schwarzkopf)

A técnica é você quem escolhe

Mechas, tom sobre tom, degradê, mechas californianas, coloração global. Quem pensa que brincar infinitamente com as madeixas é só para as loiras está redondamente enganado. O castanho acobreado permite tudo isso e mais um pouco, só depende do que se deseja.

Iluminar sem mudar demais? Vai de mechas acobreadas. Até as californianas, um clássico da descoloração, cabe muito bem no castanho acobreado. São aquelas que dão um ar mais praieiro, de cabelo queimado ao sol. A raiz é mais escura e as pontas mais claras, sem contraste abrupto, apresentando um clareamento gradativo e suave ao longo do comprimento.

Cabelos compridos com mechas californianas utilizando castanho acobreado
(Imagem: Schwarzkopf)

Mas se a ideia é dar um impactozinho um pouco maior no visual, a ombré hair é prefeita. Essa técnica é mais marcada e ilumina legal as pontas, causando um contraste bem maior com a raiz.

Com o castanho acobreado também dá para apostar nas babylights. São aquelas mechas ultrafinas que pegam da raiz até as pontas, mas ficam espalhadas pelo cabelo dando um ar delicado e de naturalidade.

Cabelos compridos com babylights
(Imagem: Schwarzkopf)

Tintura ideal

Acobreado é o que não falta nas tinturas Schwarzkopf. Na altura dos castanhos, a linha Igora Royal tem o Castanho Claro Dourado Cobre (5-57) e o Castanho Claro Cobre (5-7). Essa é uma tintura que cuida dos cabelos enquanto faz seu trabalho de colorir, selando as cutículas e garantindo maior durabilidade na pigmentação.

Igora Royal Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

No caso de quem vai de mechas acobreadas, a Igora Royal Fashion Lights Cobre, no código L-77, funciona muito bem. É uma tintura que oferece clareamento acobreado mesmo sobre bases mais escuras.

A Igora Royal Absolutes tem os castanhos médio e claro, ambos natural cobre. São os códigos 4-70 e 5-70. Essa é uma linha mais voltada para cabelos maduros, com uma cobertura maior dos brancos.

E por fim, a Color10 tem o código 5-7. A cor é o Castanho Claro Natural Cobre, que entre 10 e 15 minutos de pausa, oferece cobertura de brancos com cobertura de alta performance.

Igora Royal Color10
(Imagem: Schwarzkopf)

Bom, se você chegou até aqui, provavelmente não restaram mais dúvidas quanto à beleza do castanho acobreado. Se ficou alguma, escreva aqui nos comentários que vamos ter o maior prazer em responder. A gente é que não tem a menor dúvida do quanto você vai ficar linda com essa coloração. Se apostar nela, procure a gente nas redes sociais e mande uma foto. Vamos adorar ver!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *