Camadas. A última palavra em cortes de cabelo para a temporada de verão 2022 é essa. Já falamos aqui do wolf cut, a grande tendência repicada, com volume no topo e camadas no corpo do cabelo. Esse corte é a grande febre dos salões para o ano que vem chegando, mas ele não é a única tendência. Tem muitos outros cortes de cabelo que podem interessar você e que também estão bem em alta. Então, miga, cola aqui que vamos esmiuçar tudinho para você não errar no visual.

Cortes de cabelo das passarelas e das redes sociais

Hoje em dia, são pelo menos dois os principais caminhos para cortes de cabelo se tornarem tendência. Um deles é pelas redes sociais, principalmente as de celebridades e influencers, que foi o que aconteceu com o wolf cut. O outro, mais clássico, são as passarelas das principais semanas de moda do mundo, como as de Nova Iorque, Paris, Londres, São Paulo e Milão.

As passarelas são uma das formas de fazer cortes de cabelo virarem tendência
(Imagem: Giphy)

Esse é o caso do bob, um estilo que arrasou nos desfiles de primavera/verão 2022 completando os looks apresentados por gigantes como Chanel. Esse corte segue a tendência que já contamos aqui para vocês do visual mais, digamos assim, bagunçado, com um certo ar de despreocupação e naturalidade.

1. Tem bob para todos os estilos

A cara do bob cut é essencialmente o desapego. Sim, até porque ele é um estilo da família dos cortes de cabelo chanel, ou seja, é mais voltado para quem não se importa em passar a tesoura ou mesmo a navalha.

Mas nem por isso as que preferem não abrir mão do comprimento precisam ficar de fora dessa tendência. Tem bob curto (na altura do queixo), curtíssimo (mais ou menos nas orelhas), médio (até o fim do pescoço) e, sim!, longo (pelos ombros). E além disso, esse corte também permite variar no formato com franjas curtas, longas ou franja nenhuma.

Ah! E tem também os bob cuts assimétricos, que têm um dos lados mais comprido que o outro; os invertidos, curtinho atrás e com as pontas da frente mais longas, e o feito em camadas (olha elas aí!), que confere mais volume e movimento.

Mulher com cabelos claros exibe seu bob cut cortado em camadas
(Foto: Peter Spencer/Pexels)

Viu? Falamos só do primeiro corte e já deu pra criar um universo em torno dele, né? Mas segura aí que nossa conversa mal começou. Antes que você decida seu novo visual da temporada, termine de ler este artigo porque ainda tem muita coisa pra te contar.

2. Sabe o mullet? Ele continua

Pois é. Tem algumas miguxas que são assim: se é pra mergulhar na tendência, é pra mergulhar na tendência. E se a tendência tem um ar mais bagunçado, então vamos bagunçar geral, não é mesmo?

Esse é o espírito do mullet, um dos cortes de cabelo que resgatam elementos do passado ressurgindo com um toque contemporâneo. A equação volume no topo + repicado nos lados também permite mil criações, com cabelos longos, curtos, lisos e cacheados. Aqui, as camadas que citamos logo no início do texto também estão no comando do visual.

Junto com ele vem o seu irmão gêmeo, o shaggy hair, outro corte repicado, com bastante volume e, como seu próprio nome diz (essa é a tradução literal da expressão), com um ar de cabelo bagunçado mesmo, cheio de pontas desconexas.

Garota de cabelos negros e blusinha cor-de-rosa estampada com florezinhas mostra seu shaggy hair longo
(Foto: Reprodução Instagram @renegommes)

3. Pixie, o corte folclórico que vai e vem

Assim como o mullet e tantos outros, o pixie é mais um entre os cortes de cabelo que ressuscita um estilo do passado, mas, possivelmente, esse é o campeão nesse quesito. Isso porque sua primeira aparição foi ainda nos anos 1950 e desde então ele vai e volta sempre com alguma releitura.

Para este ano, não é diferente. O pixie é um corte curtíssimo com fios um pouquinho mais compridos na parte da frente. Antigamente isso não era sinônimo de franjas, mas, hoje, com a releitura do corte, pode ser sim.

A origem do nome pixie é bastante curiosa. Esse corte foi inspirado em pequenas criaturas no maior estilo fadas e duendes do folclore britânico. Pixies são criaturinhas minúsculas e mágicas dotadas de asinhas com os cabelos bem curtinhos. Coisa mais fofa, né?

Mulher corte de cabelo pixie cut
(Foto: Reprodução Instagram @short_hair_sweethearts)

4. Temporada das franjas em todos os cortes de cabelo

Democrático, o verão de 2022 está aberto para as franjas e elas podem ser de todo tipo. Começamos pelas assimétricas, a grande tendência para todos os cortes de cabelo que você imaginar para a temporada.

Desfiadonas, sem uma medida pra ser chamada de correta, permitindo inclusive as chamadas baby bangs – que são aquelas beeeem acima dos olhos -, neste ano você vai ver franja pra tudo quanto é lado.

No geral, o corte vai ser feito com navalha para dar o ar da temporada que é realmente o despojado e despreocupado. E para quem não curte franja curta, tá tudo certo. O franjão está devidamente permitido para o visual deste verão incluindo as franjas laterais ou divididas ao meio.

Duas mulheres exibem uma baby bag e uma curly bang
(Foto: Thirdman/Pexels)

5. Sempre que tiver camadas é melhor

Seja qual for o seu cabelo, essa é a regra que na verdade nos diz o seguinte: não tem regra. Liso, crespo, cacheado, longo, curto. Vai ter um corte tendência que vai ser ideal para você, seu estilo e seu gosto pessoal.

E se nenhum deles agradar a você, tá tudo bem também. Porque desde a pandemia, a indústria da beleza tem se preocupado cada vez mais em valorizar o que você já tem de lindo o que, diga-se de passagem, sempre foi o nosso lema aqui, não é mesmo?

O que importa é realçar a sua beleza e deixar você bem à vontade, tendo o mínimo de manutenção possível. Essa é uma das vantagens do corte em camadas, que exige bem menos salão do que um corte mais cheio de detalhes. Aposte nelas!

E pra finalizar, não esqueça: estamos falando de verão

Esse recadinho aqui no final é só para lembrar você de que precisamos redobrar os cuidados nessa época do ano com as nossas madeixas, afinal, sol, sal e calor passam a fazer parte do nosso dia. Uma hidratação antes de começar a temporada é sempre bem-vinda, no entanto, se você não teve tempo ou não se lembrou de fazer isso, sem sombra de dúvida vai precisar dar uma reforçada no seu ritual.

Mas, calma, não é nada de mais. A medida a ser tomada é bem simples: basta incluir alguns produticos básicos entre esses que você já usa, como, por exemplo, um smooth Keratin da Bonacure, que vai restaurar e manter a umidade do seu cabelo, ou o creme hidratante para pentear da Moroccanoil, que restaura os danos causados pelo calor, hidrata e é ideal para todos os tipos de cabelo, inclusive os que precisam de controle do frizz.

Creme Hidratante para Pentear Moroccanoil
O Creme Hidratante para Pentear Moroccanoil é o melhor amigo do seu cabelo no verão

É verão, amiga. É tempo de liberdade, felicidade e, neste 2022, lembre-se que a gente pode fazer bagunça sem se preocupar com nada! Está aberta a temporada para ser feliz do jeito que você é!

2 thoughts to “5 cortes de cabelo para arrasar em 2022

  • francisca

    só dicas maravilhosas amei.

    Responder
    • mercadodabeleza

      Que legal, Francisca! Continue com a gente que tem um montão de dicas incríveis pra 2022 😉

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *