Senhoras e senhores, com vocês, as curtain bangs! Isso mesmo! Essa é uma franja que merece ser anunciada assim, em grande estilo, por inúmeras razões.

A primeira delas é porque, na tradução livre, o seu nome significa “franja cortininha”. Isso se explica observando o seu formato. Um pouco mais longa e dividida ao meio, ela fica como se fosse uma cortina se abrindo para o palco: o seu rosto.

Uma franja feita para divar

O segundo motivo é que, ao que tudo indica, esse look veio (ou melhor, voltou) pra ficar. Já em evidência lá pelas décadas de 1960 e 70, de início esse corte teve seu momento de glória especialmente depois de ser adotado por ninguém menos do que a atriz Brigitte Bardot, que naquela época era considerada simplesmente o maior símbolo sexual do seu tempo.

(Imagem: WallpaperSafari)

Mas, lentamente ela sumiu

Passada a euforia, a curtain bangs ficou meio que esquecida. Não que nunca mais ninguém tenha cortado o cabelo em curtain bangs, mas esse era um visual mais informal, despojado e geralmente mais associado a crianças e adolescentes.

A franja das celebs

E eis que aqui entregamos um terceiro motivo do glamour que envolve as curtain bangs. Assim como aconteceu anteriormente, quando ela se consagrou no rosto de uma atriz renomada e linda, a sua recondução aos holofotes mais uma vez se dá pela cabeça das celebridades que vêm exibindo suas franjonas nos red carpets e nas redes sociais da vida.

Virou febre outra vez.

Curtain bangs é bastante democrática

Uma coisa é certa para as curtain bangs: elas ficam bem em qualquer cabelo, seja ele liso, crespo, loiro, escuro, comprido ou curto, e isso também vale para qualquer tipo de rosto. Aliás, essa franja valoriza o rosto, ora trazendo um ar mais romântico para o look, ora com um astral mais retrô ou pode ainda compor um visual cheio de estilo. Tudo vai depender do modo como ela vai ser aproveitada (e são infinitos modos!).

Olha como fica lindo em qualquer cabelo MESMO:

Crespo

Mulher com cabelos crespos longos e curtain bangs
(Imagem: Pinterest)

Ondulado

Mulher de cabelos negros e ondulados com curtain bangs
(Imagem: Reprodução Instagram @brittsully)

Superliso e curto

Mulher com cabelo curto, liso, ruivo e com curtain bangs
(Imagem: Reprodução Instagram @hair_by_eryn)

Curtíssimo

Mulher loira com cabelo em pixie cut com curtain bangs
(Imagem: Hi Fashion Girl)

É claro que, dependendo do formato do rosto, sempre dá pra dar uma ajustadinha aqui e ali para o resultado ficar ainda melhor.

Por exemplo:

* Em rostos mais redondinhos, o ideal é que a cortina tenha um formato mais alongado no correr da bochecha. A consequência disso é uma sensação de alongamento da própria face.

* No caso de um rosto mais quadrado, se o desejo for suavizar as linhas, a técnica com a curtain bangs é ir alongando gradativamente pelas laterais.

* E para os rostos ovais, tá liberado qualquer corte já que ele combina logo de cara com todos os estilos de curtain bangs possíveis.

Mas e o corte do cabelo?

É boa notícia que você quer? Pois é boa notícia que a gente vai te dar. A curtain bangs se dá bem com praticamente todos os tipos de corte.

Sim! Você pode ousar a qualquer momento com ela, seja qual for o corte que estiver usando. E além disso, a depender do comprimento, ela também permite variar bastante com os penteados abrindo possibilidades que farão você brincar o quanto quiser com o seu visual, basta usar a criatividade.

Nós falamos aqui sobre a grande tendência para este verão que é o wolf cut, lembra? E junto com ele, temos também a volta do shaggy hair. Pronto. A curtain bangs pode complementar perfeitamente o visual tanto do wolf cut como do shaggy hair, assim, você fica duplamente por dentro das tendências de uma vez! Uau!

Wolf cut com curtain bangs
(Imagem: Reprodução Instagram @rachelwstylist)

Isso se você realmente quiser ousar, porque, como dissemos mais acima, a franja cortina pode ter também um ar mais sério e romântico, só depende do estilo do corte ou do penteado do momento. Dá para combinar a curtain bangs até com o bob cut ou o delicadésimo pixie, o cabelo das fadinhas. Fica lindo!

Uma cara nova por dia

Bastante versátil, dá pra variar bastante no visual com uma franja cortininha. Como já dissemos, basta usar a criatividade e não ter medo de ousar. Originalmente, essa franja é dividida ao meio, certo? Tanto que vem daí seu nome, porque assim ela efetivamente parece uma cortina.

Mas, esse é aquele tipo de regra que é uma delícia de quebrar. Como o corte da curtain bangs é mais desfiadinho, quando você joga essa franja toda para um lado só fica um charme porque ela cria um efeito em camadas formando uma ponta do centro da testa para baixo criando uma moldura em diagonal para o seu rosto. Moderníssimo!

Curtain bangs para o lado
(Imagem: Reprodução Instagram @alice.rios_)

“Messy” entra em campo

Quando a intenção for dar um ar mais wolf cut no visual, é só aplicar um mousse na franja. Com mais volume, ela levanta e fica com a aparência mais próxima do grande corte do momento. O desfiado por si só faz o trabalho de estilo bagunçado-porém-bonito da febre deste verão à qual os especialistas dão o nome de messy.

Se sua cabeleira tem um comprimento de médio a longo, aí minha amiga, estilo e audácia serão sua companhia diária. Com toda certeza inspiração não vai faltar porque com uma curtain bangs você simplesmente não vai ser a mesma todos os dias.

Tudo solto

Bom, só de ostentar uma curtain bangs por aí você já vai estar arrasando no visual. Ela solta vai dar aquele ar de “estilo messy” que está em alta e tudo certo. É só cuidar da saúde das madeixas, hidratar para o verão e ser feliz.

O detalhe aqui que vai fazer a real diferença é o tipo do corte: mais longa, mais curta, começando acima dos olhos, abaixo dos olhos, e assim por diante.

Nos penteados

Uma das coisas mais incríveis das curtain bangs é que elas atendem a praticamente todos os requisitos de tudo quanto é tendência em cabelo no momento. Entre eles, os penteados bagunçados que invadiram o mundo das celebs.

Nós demos várias dicas deles aqui e você vai ver que praticamente todos combinam com curtain bangs. Ou seja, dá para variar todo dia no visual, olha só algumas ideias bem bacanas:

Rabo de cavalo

Nem precisa dizer que um rabo de cavalo com uma franja cortininha é tudo de lindo, né?

Rabo de cavalo com curtain bangs
(Imagem: Reprodução Instagram @anni.broeker)

Coque

Assim como o rabo de cavalo, o coque também fica cheio de charme e esse é um penteado que pode inclusive ser usado em ocasiões mais especiais com adereços sofisticados. Aqui, tá liberado tanto o coque com o cabelo todo como com o half bun, que é aquele que usa só a parte de cima das madeixas.

Mulher loira com um half bun e curtain bangs
(Imagem: Reprodução Instagram @brittsully)

Trança

Lembra que a gente falou acima que a curtain bangs pode assumir um ar romântico? Tá aí a prova. Ninguém resiste a uma trança com franja.

Curtain bangs com trança
(Imagem: Reprodução Instagram @matiamubysofia)

Meio preso

Assim como o half bun, você também pode fazer um rabo de cavalo só com uma parte do cabelo. Dá para prender bem no topo da cabeça, no meio ou na altura da nuca. Com qualquer uma das opções você arrasa e ainda pode variar no acessório a ser utilizado para amarrar a mecha que vai ser presa.

Curtain bangs com cabelo meio preso
(Imagem: Tayla Carolina)

Dá pra modelar a curtain bangs!

A curtain bangs é aquele tipo de corte que você pode só deixar secar e quanto mais bagunçado ficar o cabelo, melhor. Claro, isso sem esquecer de sempre cuidar da saúde dos fios.

Seu problema é frizz? Ressecamento? Pouco brilho e movimento? Nada que o bom e velho Óleo de Argan da Moroccanoil não resolva. Isso vale inclusive para as crespas e cacheadas. Ele controla o frizz, deixa o cabelo mais fácil de pentear, bem macio e com um brilho incrível.

Óleo de Argan Moroccanoil
(Imagem: Moroccanoil)

Em um dia com mais tempo e inspiração, é possível modelar a curtain bangs com babyliss, secador ou prancha. São inúmeras técnicas.

Se a sua opção é secador, vai precisar do auxílio de uma escova redonda para curvar as pontas. E aí temos uma variação da variação: ora dá para curvar para dentro, ora para fora. É só jogar a franja molhada para frente, fazer a curva com a escova e vir com o secador de cima para baixo.

Com a prancha ou o babyliss, basta ir passando pelas madeixas também ainda úmidas e curvando do jeito que você quiser. O resultado é maravilhoso!

Atenção para a qualidade dos seus elétricos

Só não esqueça de duas coisas importantes: usar ferramentas de boa qualidade e produtos que protegem seus fios da ação do calor.

Entre os secadores, o Fox Íon 3 da Taiff é espetacular para esse tipo de procedimento. Com 5 temperaturas (incluindo ar frio) e 2 velocidades, ele tem uma tecnologia que sela cutículas. E ainda é fabricado na versão rosa! Ooowwwnn!

Secador Fox Ion 3 rosa da Taiff
(Imagem: Taiff Brasil)

Mas, se a sua preferência é pela prancha, aqui está uma opção que funciona perfeitinha para você modelar suas curtain bangs. É a Super Mini Action, também da Taiff, essa marca de elétricos que a gente ama. Você não vai encontrar uma prancha profissional menor do que essa e justamente por isso ela é ideal para fazer a modelagem da sua franja desde a raiz.

Prancha Super Mini Taiff

(Imagem: Taiff Brasil)

Viu só? Independente do seu tipo de cabelo, de uma coisa a gente tem a mais absoluta certeza: você vai arrasar com a sua curtain bangs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *