Day after. Tá aí uma coisa que toda cacheada sabe valorizar como ninguém. Essa expressão trazida do inglês para o mundo das mulheres com cabelos crespos, cacheados e afro é o que denomina todo o período depois da lavagem dos cabelos.

Pois é. Uma coisa que parece tão banal como lavar os cabelos às vezes pode se tornar um desafio para quem se preocupa não só com a beleza como também com a saúde das madeixas.

Primeiro porque uma cacheada não tem como lavar os cabelos todos os dias ou dia sim, dia não. Ela precisa de intervalos muito mais longos porque seus cabelos são sensíveis, delicados e precisam de muito respeito e dedicação.

Homem afirma que é sensível assim como os cabelos cacheados e crespos no day after
(Imagem: Giphy)

Segundo porque depois dos cachos devidamente limpos e finalizados tudo pode acontecer com esses cabelos, inclusive o pior.

Ou seja: você investe tempo e dinheiro numa finalização perfeita, com produtos perfeitos, mas no outro dia: tchan! Você acorda com cachos amassados, sem definição, cheios de frizz e sem tempo, irmão, para passar por todo o ritual de novo. Oh, e agora, quem poderá nos ajudar?

Não criemos pânico. Vem comigo que eu te mostro vários jeitos de evitar um bad hair day e ter só alegria nos seus longos e lindamente curvilíneos day after.

Meme de Eddie Murphy sobre ser esperta e alongar seus day after
(Imagem: Giphy)

Pequenos truques para alongar o day after

Alongar o day after é vital para as crespas, cacheadas e afro. Isso economiza tempo, dinheiro, produtos caros e ajuda demais na autoestima. Além, é claro, de manter fios saudáveis e bonitos por muito mais tempo.

Atitudes simples do seu dia-a-dia vão contribuir de forma decisiva para isso, da hora em que você acorda até a hora em que você dorme. Prestenção.

Fronha de cetim

Sempre a melhor companhia das cacheadas na cama. Um item indispensável para manter a definição dos cachos por mais tempo, evitar o ressecamento e reduzir o frizz. Isso acontece porque fronhas feitas de outros tecidos como algodão causam mais atrito com os fios, prejudicando as cutículas e bagunçando tudo.

A superfície lisa da fronha de cetim tem zero atrito e seu cabelo desliza sobre o travesseiro maciamente enquanto você sonha. Acredite: com uma fronha de cetim você acorda praticamente pronta.

Fronha de cetim é item indispensável para alongar o day after
(Imagem: Instagram @fronhasantifrizz)

Touca de cetim

Quem não tem fronha de cetim, dorme de touca. De cetim, claro. Esse é outro item superimportante no arsenal das cacheadas. A touca de cetim pode (e deve) ser usada tanto para dormir como para as atividades do dia-a-dia ajudando a evitar o atrito dos cabelos com coisas como encosto do banco do carro, capacete, cadeira, lençóis e outros itens de algodão.

Ela também ajuda quando, por exemplo, você precisa prender os cabelos para atividades tipo cozinhar, fazer o skincare ou malhar. Os cachos ficam protegidinhos sob uma superfície lisa e totalmente antifrizz.

Cacheada usa touca de cetim para valorizar day after
(Imagem: Pinterest EtsyUK)

Use as mãos pela manhã

Sempre que for preciso desamassar os cachos, evite pentes e escovas. Passe os dedos entre os cachos para soltar eventuais nós e separar os fios deixando cada um no seu quadrado. Ops, digo, no seu cacho. Isso vai evitar frizz e quebra e ajuda a manter a definição por mais tempo.

Cacheada ajeita os cabelos com as mãos
(Imagem: Giphy)

Água no day after!

Como estamos falando de fios que fazem várias curvas da raiz até a ponta, é natural que um cabelo crespo ou cacheado seja mais ressecado, afinal, a água tem mais dificuldade de percorrer todo esse caminho.

Por isso, é fundamental manter o cabelo sempre hidratado. Isso pode (e deve!) ser feito com produtos como, por exemplo, o Óleo de Argan da Moroccanoil. Com ele não tem pra ninguém: brilho, maciez, nutrição e hidratação estão garantidos.

Cacheadas alongam day after com Óleo de Argan Moroccanoil
(Imagem: Moroccanoil)

Só que não é legal passar produtos nos cabelos todos os dias. Um dos motivos é que eles deixam resíduos que podem ir se acumulando sobre os fios, o que pode não fazer muito bem. Outra coisa é que isso vai acabar selando demais as cutículas, provocando um efeito contrário do que a gente precisa.

Então, a dica aqui é alternar. Ora aplicar o seu leave-in favorito, ora borrifar só água mesmo sobre os cachos que precisam de um ajustezinho. E o bom é que a água pode ser usada todo dia, desde que seja sem cloro, de preferência mineral ou filtrada e sempre – eu disse sempre! – fria.

Mulher cacheada borrifa leave-in sobre os cachos
(Imagem: Giphy)

Capriche na finalização

Não precisa usar leave-in todo dia, mas precisa usar. E ele tem que ser simplesmente perfeito para não transformar seu day after em um bad hair day. Isso significa que aqui não é o momento de economizar, mas de escolher o que vai atender da melhor forma as necessidades do seu cabelo, como já explicamos aqui.

Existe um (ou mais) leave-in para cada tipo de necessidade. Além do óleo de argan da Moroccanoil que te mostramos acima e que é uma unanimidade entre as cacheadas, tem outros tipos de produtos que cumprem outras funções.

É o caso do bálsamo Hyaluronic Moisture Kick Curl Power, que oferece 48 horas de definição junto com brilho, suavidade, hidratação profunda e umidade equilibrada. Aliás, toda essa linha Hyaluronic Moisture Kick é incrível para cabelos cacheados, com shampoo, condicionador em creme e spray, máscara e o já consagrado Bálsamo de Beleza Hydra Pearl, outro leave-in da coleção e que oferece proteção térmica.

Hyaluronic Moisture Kick Bonacure Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Na hora de prender, prenda com cuidado

Elásticos, borrachas e outros materiais de acessórios usados para prender os cabelos podem arrebentar as madeixas. Mas não desanime. Os penteados estão liberadíssimos desde que você use acessórios adequados como prendedores e turbantes de cetim, por exemplo. Dá pra fazer miséria com eles.

Inclusive o privilégio do coque abacaxi é das crespas e cacheadas, que podem desfilar esse penteado maravilhoso por aí de diferentes formas e ficam lindas como ninguém. Ele também é bastante usado até para dormir, já que evita que os cachos fiquem amassados durante a noite.

Rihanna com coque abacaxi, penteado ideal para os day after
(Imagem: Reprodução Instagram @rihannaofficlal)

O jeito que você seca influencia no day after

Essa talvez seja a dica número um deste artigo. O seu melhor day after já começa no próprio dia em que você lava o cabelo. Mesmo que você não seque com secador nem nada, é importante tomar alguns cuidados, entre eles, com o atrito.

A toalha que você vai usar para remover o excesso de água não pode ser daquelas convencionais de algodão. Deve ser ou de microfibra ou de cetim pelo mesmo motivo que explicamos acima sobre as fronhas. Se não tiver uma toalha adequada, use uma camiseta de malha velha. Como é feita de fio penteado, o atrito vai ser bem menor do que de uma toalha de banho convencional, que é cheia de “ganchinhos” inimigos dos seus cachos.

(Imagem: Giphy)

Não esfregue os cabelos, apenas vá juntando os cachos na toalha e dê espremidinhas carinhosamente. E a ideia é deixar secar ao natural, coloque essa toalha ou camiseta sobre os ombros, assim você evita o atrito dos cachos com a sua roupa.

Escolha bem seu secador

Se for usar secador, muita calma nessa hora. Ele só entra em cena depois de removido o excesso de água. A temperatura inicial deve ser no máximo morninha com velocidade média. Mantenha o aparelho longe do cabelo e sempre em movimento.

O Lion Secador Pro Automático é ótimo para secar os cachos. Além de ser leve e silencioso, ele tem uma tecnologia exclusiva de controle por microprocessador. Bilvolt, você pode ligar em qualquer tomada que não queima.

Secador Lion é perfeito para o day after
(Imagem: Lion do Brasil)

Conta também com geração de íons negativos, o que ajuda a selar as cutículas e contribui com a definição, preservando a saúde e a integridade do cabelo. A qualidade do secador é importantíssima, do contrário, não adianta nada investir em produtos caros pra depois literalmente queimar seu investimento com um secador ruim, não é mesmo?

Difusor

Um acessório do secador que ajuda muito na finalização é o difusor, que espalha o ar de maneira uniforme e ajuda a modelar os cachos enquanto seca. Alguns secadores já vêm com a peça, porém, se esse não for o caso do seu, calmaí.

Vamos resolver seu problema com o difusor universal da Taiff. Ele é de uso profissional e cabe em praticamente todos os secadores. Vale a pena.

Difusor da Taiff é ótimo para usar o secador e garantir um bom day after
(Imagem: Taiff)

E então, deusa das curvas, essas dicas foram úteis para você? Como você faz para aproveitar melhor seus day after? Tem algum segredinho? Divide com a gente e vamos juntas divar nossos cachos por aí! Me conta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *