A dor e a delícia de ter cachos. Só quem tem é que sabe, né, amiga? Esse é um tipo de cabelo que pode te levar do amor pleno ao desânimo em tempo recorde. Mas, normalmente esse tipo de situação só acontece com quem ainda não se debruçou para entender sobre as próprias madeixas ou ainda não conhece as dicas espertas que vamos passar hoje. Então, se você é da turma das cacheadas, crespas e afro, fique até o fim que daqui você não sai sem conhecer pelo menos 10 dicas para cabelos cacheados que vão fazer toda a diferença na sua rotina.

Mulher negra de cabelos cacheados acobreados
(Imagem: Schwarzkopf)

Bora lá?

1. Cabelos cacheados precisam de hi-dra-ta-ção

Essa é a dica número 1 para todas as gatas que têm fios em curvas. Estamos falando de um tipo de cabelo sempre vai requerer uma atenção especial em relação à hidratação.

O que ocorre é que cada fio retira água e nutrientes a partir da raiz. Dessa forma, em um fio liso o percurso é mais fácil, certo? Por outro lado, agora observe seus fios crespos ou cacheados e veja quantas e quantas voltas eles dão do couro cabeludo até as pontas.

Mulher negra com cabelos cacheados pintados de vermelho escuro
(Imagem: Schwarzkopf)

Percebe a dificuldade desses elementos para percorrer todo esse caminho? Então, pronto. Você precisa dar uma forcinha a eles. E não, amiga, não é molhando os fios! Ao contrário, a água vai remover a oleosidade que é natural e necessária para os cabelos.

Ou seja: essa hidratação sempre vai ser feita com bons produtos como a linha Hyaluronic Moisture Kick, da Bonacure, desenvolvida especificamente com a função de hidratar cabelos cacheados.

Hyaluronic Moisture Kick Bonacure Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Ao mesmo tempo, se você é das que não curtem muito volume, dá para fazer um bem bolado com a própria família Bonacure e montar um kit com o shampoo Keratin Smooth, que reduz volume, junto com máscara e condicionador da Hyaluronic. Dá supercerto.

Shampoo Keratin Smooth Bonacure Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

2. Penteie com delicadeza

Pentear os cachos tem basicamente duas funções primordiais. A primeira delas é desembaraçar e a outra é carregar oleosidade natural e nutrientes da raiz para as pontas. Quanto mais seco, mais embaraça e a gente já viu acima que essa é a tendência dos cabelos cacheados.

Mulher negra com cabelos afro super sensíveis
(Imagem: Moroccanoil)

Isso faz com que sejam ainda mais sensíveis e quebradiços, principalmente os afro. Dessa forma, qualquer forçadinha a mais já pode causar grandes estragos como quebra e frizz. Portanto, aqui as dicas são:

  • Comece o desembaraço ainda debaixo do chuveiro com os dedos
  • Use cremes de pentear ou leave-ins que ajudam a desembaraçar
  • Mantenha a hidratação sempre em dia
  • Escolha pentes e escovas adequadas para o seu tipo de cabelo
  • Comece sempre de baixo para cima

O Óleo de Argan da Moroccanoil é campeão no quesito desembaraço e hidratação. Além disso, ele dá um brilho excepcional aos cabelos cacheados.

Mulher com cabelos cacheados usando Óleo de Argan Moroccanoil
(Imagem: Moroccanoil)

Também da linha Hyaluronic Moisture Kick, tem o condicionador em spray que desembaraça os fios instantaneamente. Ele ainda pode ser usado como leave-in uma vez que não necessita enxágue e oferece proteção térmica de até 80ºC.

Hyaluronic Moisture Kick condicionador spray
(Imagem: Schwarzkopf)

3. Cabelos cacheados não precisam ser lavados todos os dias

Não só não precisam como nem devem. A razão é essa que falamos logo ali atrás: a água remove a oleosidade natural de um cabelo que já tem pouca oleosidade. Além disso, ele demora mais para secar, o que não é legal com o seu couro cabeludo.

Em geral, o indicado é que esse cabelo seja lavado a cada dois ou três dias. E tem ainda um detalhe muito importante: de preferência na água fria. Isso porque a água quente dilata as cutículas, o que facilita a evaporação de umidade e nutrientes. Quando isso não for possível, mantenha a cabeça o mínimo de tempo debaixo do chuveiro.

Cabelos cacheados não precisam ser lavados todos os dias
(Imagem: Moroccanoil)

4. Prefira a secagem natural

Deixar as madeixas secarem naturalmente é sempre a melhor opção. É claro que sempre dá pra dar uma forcinha no processo com alguns itens, entre eles, uma toalha de microfibra. Como ela tem algodão, vai absorver todo o excesso de água dos cabelos cacheados sem causar danos como as toalhas de banho comuns, que são ásperas.

5. Se o secador for inevitável, use um bom

Não é sempre que dá para abrir mão do secador, eu sei. Por isso, seja prudente na hora de escolher o melhor aparelho para os seus cachos. Se a ideia é valorizar as molinhas, na maioria das vezes você vai usar velocidade média com temperatura morna e finalização fria.

Secador Lion Tutti Silenciar
(Imagem: Lion do Brasil)

Portanto, o mais importante aqui não é a potência do secador, mas itens como a função Cool Shot que vem no Tutti Silenciar 2100W da Lion.

Essa tecla dá uma espécie de “choque térmico” nos fios, o que ajuda a selar as pontas e a definir os cabelos cacheados.

6. Bico Difusor

Um acessório indispensável para quem seca cabelos cacheados com secador é o bico difusor. Além de oferecer muito mais praticidade na secagem, reduzindo o tempo de exposição dos fios ao secador, ele também ajuda a definir as molinhas sem causar agressão. A Taiff tem um bico difusor excelente, que se encaixa em quase todos os secadores da marca.

Bico difusor para cabelos cacheados Taiff
(Imagem: Taiff)

7. Use itens de cetim

O cetim é o melhor amigo dos cabelos cacheados, pode acreditar. A explicação é que ele tem a superfície bem lisinha, sem nenhum ganchinho ou asperezas. Dessa forma, ele não agride as cutículas e não causa frizz. E tem item de cetim para tudo quanto é coisa que você vá fazer com seus cachinhos.

Itens de cetim são ideais para cabeços cacheados
(Imagem: @fronhasantifrizz)

Vai dormir? Tem touca e fronha de cetim. Você acorda com os cachos perfeitos. Quer fazer um penteado? Tem xuxinhas e turbantes que prendem sem quebrar e nem marcar os fios. Vai secar com secador? Que tal uma touca difusora? Ela ajuda a espalhar o ar de maneira mais uniforme sobre os cachos. Em consequência, temos como resultado uma secagem uniforme com uma definição inigualável sem frizz e sem ressecamento.

8. Acerte no corte e na cor

Duas coisas precisam ser levadas em conta na escolha do corte: o peso do seu cabelo e o formato do seu rosto. A cor também vai ajudar demais no visual. Definitivamente, a melhor pessoa para resolver essa equação é sempre um profissional cabeleireiro.

(Imagem: Moroccanoil)

Lembre-se que crespos, cacheados e afro podem, sim, ter os mesmos cortes e cores que estão na moda para os lisos. É o caso, em 2022, de cortes como curtain bangs, mullet ou em camadas. O único que não é lá tão indicado para cabelos cacheados é o corte reto que vai fazer com que seus fios percam definição e pesem mais.

9. Aprenda truques para prolongar o day after

Na verdade, quase tudo o que falamos aqui tem a ver com um bom day after – que é aquele intervalo entre uma lavagem e outra. Apostar em bons produtos, usar um leave-in adequado, usar itens de cetim, evitar secador, ter sempre um difusor para finalizar quando a secagem não for natural, preferir água e jato de ar frios são algumas dicas fundamentais para que o day after seja melhor aproveitado.

Truques para o day after são essenciais tanto para os cacheados quanto para os afro
(Imagem: Schwarzkopf)

Junto com isso tudo, você tem mais dicas em um artigo completo sobre o assunto que a gente publicou há pouco tempo aqui.

10. Ame seus cabelos cacheados

A gente te disse lá no início que a hidratação é a dica número um, certo? Tecnicamente, sim, ela é fundamental para cabelos cacheados. Mas não deixamos a dica número 10 para o final à toa. É que ela praticamente resume tudo o que dissemos até aqui.

Na medida em que você amar seu cabelo como ele é e não ficar brigando com ele, querendo que ele seja algo que não nasceu para ser, tudo fica bem mais fácil.

Ame seus cabelos cacheados como eles são
(Imagem: Schwarzkopf)

E aí, amiga, até naqueles momentos em que você decidir realmente mudar, essa mudança vai ser bem mais tranquila porque ao amar e aceitar seu cabelo você vai querer entendê-lo melhor. Assim sendo, você vai conhecer suas necessidades, sua rotina, seu jeito de ser e vai conseguir ter clareza de qual o melhor caminho seja para a mudança ou seja para sua saúde e manutenção.

Dessa forma, não vai ter nada que impeça vocês de serem felizes! E então? Tem alguma dica bem legal para compartilhar aqui com a gente sobre cabelos cacheados, crespos ou afro? Manda para cá e ajude outras mulheres a ficarem lindas como você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *