Essa é para você secar o cabelo sem culpa. Afinal de contas, a gente ouve a toda hora que secar o cabelo prejudica os fios, abre cutículas, faz mal para o couro cabeludo, resseca, quebra, etc. Além de que tem horas que o resultado igual – ou pelo menos parecido – do salão não vem. Mas, calma, que no artigo de hoje trago dicas para secar o cabelo sem maltratar os fios e com um resultado profissa.

Vai vendo.

Mulher usando as dicas para secar o cabelo como uma profissional
(Imagem: Giphy)

Dicas para secar o cabelo das lisas e das cacheadas

Ah, sim, isso é importante. Antes de entrarmos logo nas dicas para secar o cabelo de um modo geral, é interessante ressaltar que alguns detalhes podem mudar de um tipo de fio para outro.

São vários fatores que influenciam como, por exemplo, se tem processos químicos envolvidos, se o cabelo é liso, cacheado, ondulado ou afro e qual é a finalização que se deseja.

Pai secando os cabelos afro do filhinho pequeno com um secador
(Imagem: Giphy)

Em cada situação o método pode mudar um pouquinho ou poderá ser necessário usar um pente, ou uma escova ou quem sabe um acessório diferente no secador. Vamos com calma porque o que a gente quer mesmo é que você termine este artigo sem nenhuma dúvida.

Dica 1: Remova o excesso de água

Olha, 10 entre 10 especialistas com certeza começarão a lista de dicas para secar o cabelo com essa. Não caia na tentação de sair do chuveiro direto para o secador. Quanto mais molhado, mais sensível vai estar o fio. Não vai fazer nada bem jogar um ar quente com ele assim.

E além disso, como diz minha mãe, ninguém aqui é sócia da companhia de energia elétrica, né? É bobagem secar o cabelo com ele encharcado. Faz mal para o fio e gasta uma luz danada sem necessidade alguma.

O ideal é tirar o excesso com uma toalha. Alô crespas, afro e cacheadas: nada de toalha de algodão convencional, viu? Prefira toalhas de cetim, malha penteada ou microfibra. Isso evita o frizz porque respeita as cutículas.

Mulher seca o cabelo afro com toalha de malha penteada
(Imagem: Gihpy)

Aliás, essa dica também vale para lisas e onduladas, tá? A toalha de banho normal é áspera e tem aqueles “ganchinhos”, o que não é legal para as cutículas de qualquer tipo de fio.

E se for possível – ou necessário – depois de remover o excesso de água dá até para esperar um pouquinho antes de ir para o secador deixando as madeixas secarem mais um tanto naturalmente.

Dica 2: Proteção térmica

Excesso de água removida ok, cabelos úmidos ok, mas, pare. Ainda não tá na hora de tacar o secadorzão nas madeixas, amiga. Antes, é preciso passar um leave-in para proteger os fios do calor. Falando nisso, anote aí: essa dica vale tanto para secar o cabelo como para o uso de outras ferramentas de calor como chapinha ou babyliss.

O Bálsamo de Beleza Hydra Pearl, da Bonacure, é um protetor térmico bastante indicado para cabelos cacheados, afro ou ondulados, bem como os ressecados ou que estejam com algum grau elevado de porosidade. Esse leave-in proporciona brilho e proteção.

Bálsamo de Beleza Hyaluronic Hydra Pearl Bonacure Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Já o creme defrizante Tame Wild, da Osis+, é perfeito para quem deseja aquele liso impecável. Seu efeito dura aproximadamente 7 dias ou até a próxima lavagem dos cabelos.

Creme defrizante Tame Wild Osis+ Schwarzkopf
(Imagem: Instagram @kolomeysteva_stylist)

Dica 3: Desembarace

Entre as dicas para secar o cabelo, essa ficou como a número 3 não por acaso. Primeiro porque não é aconselhável desembaraçar os fios encharcados. Nesse estado eles estão mais propensos a quebra e frizz. Segundo porque o leave-in vai ajudar a desembaraçar evitando danos. E terceiro que é interessante que o desembaraço venha depois da remoção da umidade excessiva, porém antes da chegada do secador.

O motivo é que secar os cabelos embaraçados pode marcar os fios, gerar frizz e prejudicar a finalização.

Gato todo embaraçado pede para que seja arrumado
(Imagem: Gihpy)

Dica 4: Vamos por partes

Lembra que falamos lá no início que teria algumas dicas para secar o cabelo que seriam um pouco diferentes para lisas e cacheadas? Agora é a hora.

Em qualquer caso, a secagem deve ser feita por partes e de preferência começando na frente e indo para trás. Como atrás o cabelo é mais volumoso, se você fizer o movimento contrário, quando chegar na frente ele já vai estar seco e não vai rolar a finalização.

Mulher seca o cabelo com secador e escova redonda
(Imagem: Giphy)

Conte com a ajuda de uma escova redonda para conduzir o secador sobre os fios. A Soling tem uma que é ótima para isso. Nos tamanhos de 15mm, 19mm, 27mm e 34mm, ela tem cerdas mistas naturais e de nylon que evitam danos aos fios. O revestimento emborrachado do cabo ajuda a dar mais firmeza. Não é à toa que é uma das escovas preferidas dos profissionais.

Agora, vamos às diferenças na hora de secar.

Dicas para secar os cabelos das lisas

Tudo o que dissemos acima tá valendo. O que muda é na hora da finalização. Quando o cabelo estiver quase seco, o ideal então é reparti-lo com a ajuda de um pente ou a ponta do cabo da escova.

Mulher separa os cabelos com a ajuda do cabo de um pente
(Imagem: Giphy)

Com a escova redonda, comece da raiz e vá deslizando puxando cada mecha suavemente enquanto passa o secador sobre ela. Duas ou três vezes devem ser suficientes para fixar a finalização como você quer: reto, voltado para dentro ou para fora. Essa ponta vai ser direcionada com a escova e o secador fica levemente mais concentrado nessa parte. Por isso é tão importante o uso do bocal do secador. Ele facilita tudo e evita que os fios se arrepiem. Só não exagere no tempo e no calor. E sempre que quiser volume, jogue o cabelo todo para frente ao executar parte desse processo.

Dicas para secar o cabelo das cacheadas

Para as cacheadas também vale a repartição dos cabelos. É o que chamamos de fitagem, que vai ajudar (e muito!) a definir melhor os cachos e também na durabilidade dos day after. Aliás, ela já pode começar na aplicação do leave-in.

Separe o cabelo em partes. Se facilitar o serviço, dá para prender cada parte com uma xuxinha e assim ir trabalhando cada uma de igual modo. Dar umas amassadinhas é sempre importante para definir melhor nossas tão amadas molinhas.

Mulher amassa cachos para melhor definição
(Imagem: Giphy)

Na finalização, utilize um bico difusor e faça o movimento contrário ao que foi explicado para as lisas: secagem das pontas para a raiz dando novamente as famosas amassadinhas.

Se o seu secador não vem com o difusor, você pode contar com esse da Taiff que é universal e cabe em quase todos os modelos.

Bico difusor Taiff
(Imagem: Taiff)

Touca Difusora

As cacheadas podem contar ainda com a ajuda da touca difusora. Uma touca de cetim que você acopla no secador e ela faz o trabalho de definição praticamente sozinha. É bem prática e fácil de usar. Reduz bastante o frizz e ainda poupa trabalho!

Dica 5: Mais sobre a escova

Tanto quanto o secador, a escova utilizada faz toda a diferença no resultado e também na redução dos danos aos fios. Por isso elas entram aqui nas nossas dicas para secar o cabelo como uma profissional.

A escova redonda com cerdas mistas, evitam o efeito chapado do secador e oferecem volume e movimento. Cada tipo de cabelo e também a finalização que você deseja vão se dar melhor com uma largura diferente.

Cada escova vai oferecer um resultado diferente na finalização
(Imagem: Moroccanoil)

As escovas mais fininhas são ideais para aquela finalização mais detalhada. Já as escovas mais largas, entre 27mm e 24mm são mais indicadas para a definição de ondas.

E para quem não tem muita prática, existe a escova secadora, alisadora e modeladora Taiff Style, que cumpre essas três funções em uma ferramenta só e ainda protege contra o frizz.

Escova secadora, modeladora e alisadora Taiff
(Imagem: Taiff)

Dica 6: O secador certo é fundamental

A primeira coisa a se observar na hora de comprar um secador é a potência. E você já deve estar imaginando que quanto mais potente, melhor o secador, certo? Pois é. Não. O que é preciso verificar aqui é se a potência do aparelho é adequada para o seu tipo de cabelo.

Isso se explica porque, quanto mais potente o secador, mais ele vai esquentar. Coisa que só é boa para cabelos volumosos e grossos. Cabelos mais finos, frágeis, secos e com química precisam de secadores menos potentes ou poderão ser muito prejudicados.

Para eles, os secadores com no máximo 2000W são os mais indicados. É o caso do X3000 Íon, da Vertix, que além de tudo ainda emite íons negativos que diminuem a estática e selam as cutículas. Também pode ser de uso profissional e é bastante aprovado nos salões.

Secador X3000 Íon Vertix
(Imagem: Vertix)

Mas, se você precisa mesmo é de potência, vá de Lion com o Tutti 3000W, que é leve, silencioso e ainda por cima lindo nessa cor cobre. Vem com uma tecnologia exclusiva desenvolvida pela Lion com maior eficiência de fluxo de ar.

Secador Lion Aero 3000W
(Imagem: Lion do Brasil)

Dica 7: Temperatura, velocidade e distância do secador

Escolhido o modelo ideal, agora é preciso saber usar seu secador da maneira correta para aproveitá-lo ao máximo causando danos mínimos. Uma das dicas para secar o cabelo corretamente é prestar atenção na relação entre velocidade e temperatura.

Não é à toa que os secadores têm diferentes temperaturas. Cada uma delas vai exercer uma função diferente sobre os fios. Se eles ainda estão muito úmidos, a temperatura morna é a mais correta para remover o excesso de água antes de iniciar a finalização.

Mulher seca os cabelos com secador
(Imagem: Giphy / Fox TV)

Se a ideia é alisar, aí o termômetro deve subir e o secador correr a extensão do cabelo com o bocal. Já as cacheadas, com ou sem difusor, terão melhor definição de cachos com temperatura morna. Medida que também é indispensável para quem usa a ferramenta todos os dias, seja qual for o tipo de cabelo.

A velocidade pode interferir na temperatura, portanto, observe como ficam as combinações do seu aparelho. E lembre sempre: não ultrapasse os 15 cm de distância com o seu cabelo. Mude os ângulos, mas jamais aproxime demais o secador ou poderá causar queimaduras no couro cabelo, além de estimular a oleosidade excessiva.

Jato frio

Essa dica aqui é universal. Vale tanto para lisas como cacheadas, afro, cabelos frágeis, grossos, virgens, com química, enfim, é sem exceção mesmo. Sempre finalize a secagem com um jato frio. O choque de temperatura sela as cutículas na hora. Todos os secadores da Lion contam com a função Cool Shot. É o caso do Tutti Silenciar 2100W, por exemplo.

Secador Tutti Silenciar Lion
(Imagem: Lion do Brasil)

A tecla Cool Shot inicia imediatamente o jato de ar frio proporcionando esse choque necessário na finalização que ajuda a fixar o penteado.

E então? Curtiu as dicas? Tem alguma outra que esquecemos de colocar aqui? Compartilhe com a gente ou nos conte se alguma coisa mudou com nossas dicas para secar o cabelo como uma profissional. Vamos adorar saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *