Não é de hoje que cabelo curto é um charme que nunca sai de moda. Tal tendência vem desde os tempos de Cleópatra, a rainha que governou o Egito há mais de 2 mil anos. Já naquela época o curtinho era objeto de desejo e símbolo de poder feminino. Logicamente, um dos motivos era o corte da própria rainha, com direito a franjinha e tudo. Mas, ao mesmo tempo, tem um detalhe que volta e meia incomoda quem opta por esses cortes: como dar volume em cabelo curto?

Volume em cabelo curto
(Imagem: Samantha Garrote / Pexels)

Por essas e outras, preparamos cinco dicas para você nunca mais precisar se preocupar com isso. Das lisas às afro, passando pelas crespas, onduladas e cacheadas, o artigo de hoje vai ter dica para todas. Vem conferir.

1. O tipo do corte é o que mais dá volume em cabelo curto

Embora pareça um cabelo mais fácil de cuidar, o cabelo curto é cheio de segredinhos. Um deles é o corte. Cada vez que você vai no salão, dá pra variar bem no visual, mas se é volume que você quer, preste sempre atenção no tipo de corte que vai fazer.

Um dos cortes que mais dá volume em cabelo curto é o repicado com pontas irregulares. Nesse estilo tem o shaggy hair, o mullet e o pixie sobre os quais falamos aqui e aqui. Por si só o fio mais curto já fica mais leve, levantando a raiz naturalmente. Mas, mais que isso, o corte em camadas irregulares ajuda muito a dar ainda mais volume, além do efeito visual que ele proporciona.

Apostar na franja é outra opção. Uma das que estão mais em alta no momento é a curtain bangs.

Curtain bangs são ótimas para dar volume em cabelo curto
(Imagem: Schwarzkopf)

2. Cuidado com os produtos!

Principalmente os leave-ins. Porque, sim, cabelo curto precisa de hidratação, selagem de pontas, preservação de pigmentos, proteção contra raios UV tanto quanto os cabelos compridos.

Mas, nesse caso é preciso ter um cuidado a mais tanto com o tipo quanto com a quantidade de produto a ser aplicado. É bom evitar produtos pesados, principalmente na raiz. Na família Schwarzkopf, tem pelo menos três indicações para quem quer dar volume em cabelo curto.

Existem produtos que ajudam a dar volume em cabelo curto
(Imagem: Schwarzkopf)

Volume Collagen Boost

A primeira delas é essa linha da tampa verdinha da Bonacure, a Volume Collagen Boost. São apenas três produtos: o shampoo, o condicionador e um leave-in chamado Espuma da Perfeição. Desembaraça, dá brilho, movimento e corpo a cabelos finos e frágeis.

Collagen Volume Boost Bonacure Schwarzkopf linha para dar volume em cabelos finos e frágeis
(Imagem: Schwarzkopf)

Hyaluronic Moisture Kick

Essa linha, que também é da Bonacure, é mais indicada para quem precisa de hidratação. Com ela, as cacheadas, crespas e afro têm uma aliada perfeita para dar volume e definição aos cachos, principalmente com os leave-ins Hydra Pearl e Curl Power.

Dust It

O pó de volume da Osis+, Dust It, tem efeito imediato. Sua função é especificamente subir a raiz. Você aplica só um pouquinho junto ao couro cabeludo, faz uma massagenzinha e pronto. Levanta o fio e o volume dura por até 24 horas (ou mais).

3. Finalização

O jeito como você finaliza é uma das coisas que mais influenciam no volume em cabelo curto. Por exemplo: se for usar secador, seque sempre de baixo para cima. Uma dica é jogar o cabelo todo para frente. Se for preciso, com a cabeça para baixo. Isso ajuda muito a levantar os fios evitando o efeito escorrido e chapado.

Secar o cabelo de baixo para cima ajuda a dar volume em cabelo curto
(Imagem: Schwarzkopf)

As cacheadas podem (e devem!) contar com um bico difusor para ajudar na definição dos cachos ou com uma touca difusora de cetim tipo a da Anti Frizz que permite uma distribuição mais homogênea do ar. Isso preserva as cutículas dos fios e respeita as nossas amadas molinhas.

A touca difusora é ótima para dar volume
(Imagem: Anti Frizz)

4. Dedos e pente garfo

Aqui vai uma dica trazida especialmente para as cacheadas: a finalização para dar volume também pode contar com o auxílio de um pente garfo e das suas próprias mãos. De início, vá enfiando o pente bem rente à raiz e fazendo um movimento de alavanca, levantando os fios. Feito isso, puxe levemente as madeixas com os dedos ao longo do comprimento de forma a forçar uma certa abertura das mechas. Isso vai soltar os cachos sem que eles percam tanta definição.

Ajeitar os cabelos cacheados com a mão ajuda a dar volume
(Imagem: Giphy)

5. Volume em cabelo curto sem ferramentas calor

O melhor amigo dos penteados com volume são as mousses. É o caso do Grip Mousse de Volume, da Osis+. Por si só ele já garante um cabelo mais encorpado, mas, se você preferir usar alguma ferramenta de calor para finalizar, como um babyliss, ele ainda oferece proteção térmica com controle intenso e efeito de longa duração.

Grip Osis+ Schwarzkopf mousse de volume
(Imagem: Schwarzkopf)

Outro exemplo é a mousse da Silhouette, tanto nas versões Flexível, como Extraforte. A diferença entre ambos está somente no nível de fixação que é possível identificar pelos nomes.

Mousse de volume Silhouette Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Qualquer um desses produtos pode ser usado para um penteado que já indicamos aqui, o frisadinho. Você enche seu cabelo de trancinhas à noite antes de dormir. Em seguida passa uma dessas mousses e, na manhã seguinte, solta tudo. O cabelo fica com um volume lindo e todo ondulado.

O frisadinho é um penteado que ajuda a dar volume em cabelo curto
(Imagem: Schwarzkopf)

Ao mesmo tempo, para quem quer menos ondas, mas não abre mão do volume, a mesma técnica pode ser usada fazendo, no lugar das tranças, um coque. Fica perfeito.

E então? Curtiram as dicas? O que você faz para ter mais volume no seu cabelo? Conta aqui pra gente! Estamos todas ansiosas por conhecer sua experiência. Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *