Diga-me como lavas teus cabelos e eu te direi se isso tá certo. Parece uma coisa besta, né? Lavar os cabelos. O que que pode ter de mais nisso? Ih, tem muita coisa envolvida nesse ato, amiga. Nada difícil, complicado ou coisa de outro mundo. Mas, são aqueles famosos detalhes que fazem toda a diferença no resultado. Então, cola aqui pra ver se você pratica algum destes 7 erros na hora de lavar os cabelos e não cometa mais nenhum deles.

Por incrível que pareça, este é um raro caso em que a ordem das batatinhas altera completamente a maionese. Ou seja: o jeito como você lava, os produtos que usa e principalmente a ordem em que os aplica sobre os fios é o que vai influenciar no resultado.

Mulher não comete erros na hora de lavar os cabelos
(Imagem: Giphy

Para não restarem mais dúvidas, pega aqui esse guia definitivo para não ter mais erros na hora de lavar os cabelos e só brilhar essas madeixas divônicas por aí.

Zere o bingo!

Provavelmente, pouca coisa deve mudar nos seus hábitos a partir das dicas que você vai ler hoje. Geralmente o que muda são detalhes como o tipo do shampoo, a temperatura da água, a ordem dos produtos, o jeito de esfregar o couro cabeludo e assim por diante.

É, pensando bem, olhando assim parece mesmo coisa pouca, mas são fatores que mudam tudo na saúde tanto dos fios quanto do couro cabeludo. E a gente vê a diferença imediatamente. Bora ver essas dicas, então?

Erros mais comuns ao lavar os cabelos

1. Cê tá usando corretamente o shampoo, amiga?

Antes de tudo, você precisa conhecer muito bem seus cabelos para poder escolher os produtos mais adequados. A começar pelo shampoo. Para acertar, é preciso levar em conta as principais características da raiz: oleosidade excessiva? Tem química? Caspa? É muito fino e frágil?

Homem brinca com shampoos dentro de uma banheira
(Imagem: Giphy)

Lembre sempre que a função primordial do shampoo é lavar. Nunca aplique direto, sempre ponha na mão, misture um pouquitinho de água e então leve à cabeça.

 Além disso, esse é um produto feito para usar na raiz. Portanto, não esfregue nas pontas, ele só escorrendo pelo comprimento já tá mais que bom. Vamos ver alguns indicados para as necessidades mais comuns?

Oleosidade

Cabelos oleosos na raiz se dão muito bem com o Scalp Genesis da linha Bonacure. Ele limpa suavemente o cabelo e o couro cabeludo mantendo somente a oleosidade ideal, afinal, ela é a principal defesa natural dos fios.

Scalp Genesis Bonacure Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Isso significa que ela não pode ser removida completamente. Por isso, cuidado com os shampoos concentrados ou os antirresíduos. Seu uso excessivo seja na frequência, seja na quantidade vão causar o efeito rebote. Quer dizer que seu couro cabeludo vai “entender” que está faltando defesa para ele e, assim, vai acabar produzindo o dobro de oleosidade.

Cabelos coloridos

A linha Color Freeze tem um shampoo para cada tipo de coloração. Para as que vibram entre vermelhos e ruivos – tanto faz se pintado ou natural – o mais indicado é o Vibrant Red. Ele congela os pigmentos no fio e realça a cor.

O Rich é para aquele cabelo guerreirinho, que enfrenta altas químicas e tá precisando de um brilho e uma proteção maior da cor, principalmente as cores claras.

Shampoos Color Freeze Bonacure Schwarzkopf são ótimos para não ter erros na hora de lavar os cabelos
(Imagem: Schwarzkopf)

Color Freeze Silver é para quem tem cabelo descolorido ou branco e precisa de direção de tom amarelo ou cinza. E por fim, temos um Color Freeze universal que é o Sem Sulfato para todo cabelo colorido que necessita de máxima retenção de cor.

Loiras

Cabelo loiro é cabelo frágil, seja ele descolorido ou não. Para ele, temos os shampoos BlondMe com duas versões: o Reforçador de Queratina para os mais fragilizados e o Potencializador de Tons Frios.

Shampoos BlondMe Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Cacheadas, crespas e afro

Seu melhor amigo é o Hyaluronic Moisture Kick, da Bonacure. Limpa e previne contra a maior inimiga dessas curvas: a desidratação. O produto certo para não ter erros na hora de lavar os cabelos.

Shampoo Moisture Kick Hyaluronic Bonacure Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

2. Ordem errada dos produtos

Shampoo – máscara – condicionador – leave-in. Essa é a ordem certa para aplicar os produtos mais utilizados. Quer saber o porquê? Explico. Como dissemos acima, shampoo é para limpar. Portanto, ele vai ser o primeiro item.

A máscara nutre. Por isso, ela vem logo após o shampoo porque as cutículas ainda estão abertas. Desse modo, os nutrientes conseguem penetrar nos fios.

Máscara de tratamento Color Freeze Bonacure Schwarkzopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Condicionador vem depois com a função de selar e desembaraçar. E por último, com os cabelos ainda molhados, mas já fora do chuveiro, vem o leave-in. São produtos sem enxágue que complementam o cronograma de limpeza – nutrição – reconstrução.

Dica bônus: siga as mesmas orientações para a escolha do shampoo só que prestando mais atenção nas pontas. Você pode montar os kits com produtos da mesma linha ou escolher um para cada tipo de necessidade que seu cabelo tem.

3. Usar shampoo nas pontas, condicionador na raiz, mergulhar no leave-in

Tudo isso faz um mal danado aos cabelos. Esfregar shampoo nas pontas vai ressecar. Passar condicionador na raiz vai deixar oleoso e usar leave-in demais vai selar tanto que seu cabelo não vai mais conseguir absorver água nem nutrientes. A dica bônus aqui é a da moedinha de 10 centavos: coloque essa medida na palma da mão e vá aplicando o leave-in aos poucos, assim, não tem risco de exagero.

Leave In Óleo de Argan Moroccanoil
(Imagem: Moroccanoil)

4. Olha a temperatura dessa água, menina!

Lavar os cabelos com água muito quente é uma péssima ideia. Água quente causa ressecamento porque dilata os poros e as cutículas. Isso causa evaporação de água e nutrientes e estimula a oleosidade. O bom mesmo é sempre lavar na água fria ou morna. Se isso não for possível, fique com a cabeça debaixo d’água o mínimo possível.

5. Esfregar demais o couro cabeludo

Vai com calma que ele é bem sensível, sabia? Esfregue a cabeça com a ponta dos dedos e sempre delicadamente. Usando o shampoo certo, isso é mais do que suficiente. E atenção: nada de meter as unhas, hein!

Mulher lava os cabelos delicadamente
(Imagem: Giphy)

6. Não enxaguar direito

Sem enxágue é só o leave-in. De resto, tem que tirar e tirar bem. Resíduos causam todo tipo de danos: ressecam, desbotam a cor, reagem sob sol, poluição, etc. Com isso, os cabelos ficam duros, quebradiços, embaraçados e adeus coloração.

E se você usa ferramentas de calor tipo secador, chapinha ou babyliss, ai, ai. O resíduo pode “fritar” seus fios e o estrago é enorme. Sem contar que, dependendo do que for, pode causar reações, coceira e alergias no couro cabeludo.

Um dos erros mais comuns ao lavar os cabelos é não enxaguar direito
(Imagem: Giphy)

7. Esfregar e pentear as pontas debaixo do chuveiro

Quando está molhado, o cabelo está muito mais frágil. Não é que não se possa pentear e desembaraçar os fios no chuveiro, mas o ideal é evitar pentes e escovas. O bom mesmo é usar os dedos para fazer isso e deixar para pentear quando as madeixas estiverem úmidas ou secas.

Outra mancada bastante comum entre os erros na hora de lavar os cabelos é esfregar as pontas. Isso só vai aumentar os nós, arrebentar as cutículas, causar frizz e quebra. Aplique os produtos deslizando as mãos sobre os fios e espalhando delicadamente com os dedos.

Para não ter erros na hora de lavar os cabelos aplique cremes e condicionadores somente na raiz
(Imagem: Erick Larregui / Unsplash)

Viu? Não falei para você que não tinha nada de mais? Certeza que é só uma questão de ajustes que não mudam quase nada na sua rotina, mas mudam tudo para os seus cabelos. E para fecharmos com chave de ouro, tem um outro conteúdo aqui no blog que vai ser muito útil agora que são nossas 7 dicas para você secar o cabelo como uma profissional. Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *