Se você está entre as gatas que sonham em ficar loiras, você não pode sair daqui sem terminar de ler este artigo. Trouxemos 10 respostas para as perguntas mais frequentes sobre essa coloração. E se você já joga no time das loiras, sejam seus cabelos naturais, descoloridos ou tingidos, muito provavelmente você já passa por algumas situações ou tem as mesmas dúvidas que vamos responder agora.

Mulher loira faz expressão facial concordando com uma afirmação de alguém
(Imagem: Giphy)

Todas as loiras sabem que suas madeixas exigem cuidados específicos, mas nem sempre isso é explicado antes da decisão de clarear os fios. Dessa forma, ou surgem problemas que poderiam ter sido evitados com cuidados básicos ou tem coisas que estão acontecendo com os seus cabelos, mas que a solução é bem simples para que não aconteçam mais.

Pensando em tudo isso, decidimos pesquisar as dúvidas mais comuns entre as loiras (e as que sonham com essas madeixas) e montamos o nosso FAQ das Loiras para você salvar e consultar sempre que a incerteza aparecer.

Bora lá?

1. É verdade que o loiro mancha? Por quê?

Sim, amiga, e quanto mais claro, mais mancha. Sempre? Não. Só depende dos cuidados. Isso acontece porque os loiros por natureza têm suas cutículas mais abertas, deixando os fios mais sensíveis a fatores externos.

Mulher loira de cabelos compridos faz expressão de dúvida
(Imagem: Giphy)

O processo de descoloração é algo que mexe na estrutura capilar. Isso significa que, para clarear, é necessário abrir as cutículas e remover o pigmento interno, seja ele natural ou não. Isso enfraquece as madeixas e deixa os fios mais expostos a agressões como sol, calor, produtos inadequados e até a água do banho. Por isso é fundamental o uso de produtos de boa qualidade e indicados especificamente para as loiras.

É o caso do shampoo e condicionador Blond Rescue, de Marco Antônio de Biaggi, que restaura a saúde dos fios descoloridos e protege contra a ação dos raios UV, manchas e desbotamento.

Kit de shampoo e condicionador Blond Rescue de Marco Antonio de Biaggi
(Imagem: Marco Antonio de Biaggi)

2. Todas as loiras ficam com o cabelo esverdeado no verão?

Não, nem sempre. A principal causa do esverdeamento dos fios é o sulfato de cobre, produto usado principalmente em piscinas. Por essa razão é recomendável evitar mergulhar logo depois de descolorir. E além disso, sempre que o mergulho for inevitável, uma dica é molhar os cabelos no chuveiro antes. Dessa forma, você já cai na água com os fios encharcados, não deixando espaço para a água tratada da piscina entrar.

Outro cuidado importante é enxaguar os cabelos assim que sair da piscina, de preferência com água mineral.

Mulher com mechas loiras toma ducha ao sair da piscina para evitar cabelos verdes
(Imagem: Giphy)

E é claro que, mais uma vez, o uso de produtos de boa qualidade vai fazer toda a diferença na hora de aproveitar o tchibum. O kit Bonacure Color Freeze de shampoo, condicionador e máscara sem sulfato é garantia de limpeza dos fios e proteção total da cor.

Linha Color Freeze sem sulfato da Bonacure
(Imagem: Schwarzkopf)

3. O que são tons frios e tons quentes?

Frequentemente a gente ouve falar em loiro frio e loiro quente. Mas, qual é a diferença entre os dois e por que é importante saber isso? Porque cada pele vai combinar mais ou combinar menos com uma determinada direção de tom. 

Loiras abraçadas sentadas em um sofá. A da direita tem loiro frio e a da esquerda loiro quente
(Imagem: SHVETS/ Pexels)

Loiro frio é aquele mais claro, com um fundo que vibra numa nuance acinzentada abrindo tons que chegam até o platinado. É o preferido das loiras de pele mais clara. Por sua vez, o loiro quente acolhe tons acobreados, amarelados, avermelhados e dourados. Normalmente ficam melhores em peles morenas e mais escuras, embora, dependendo da nuance, possam ficar bem em qualquer tom de pele.

É claro que existe um tipo de produto para cada direção de tom. Para as loiras de tom frio, o Condicionador Spray Cool Blondes, da Schwarzkopf, é perfeito. Ele reaviva e neutraliza a cor contendo pigmentos antiamarelos e oferecendo hidratação, nutrição e proteção contra raios UV.

Condicionador Spray Cool Blondes Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Já as loiras quentes podem contar com a linha Color Freeze Vibrant Red. Shampoo e condicionador preparadíssimos para garantir as bases vermelhas e acobreadas garantindo uma cor sempre nova e vibrante.

Linha Color Freeze Vibrant Red da Bonacure
(Imagem: Schwarzkopf)

4. E o teste de mecha, hein?

Amiga, teste de mecha é algo simplesmente fun-da-men-tal. É ele que vai determinar o que dá e o que não dá para fazer na hora em que você decidir mexer em qualquer estrutura dos seus fios. 

Esse teste mostra o estado de saúde do seu cabelo e evita um montão de dores de cabeça. Dependendo do resultado, pode ser que o profissional crie um cronograma capilar para você cumprir antes da descoloração. Dessa forma sua beleza ficará protegida e saudável para que você chegue no visual que deseja com segurança.

Mulher loira exibe cabelos descoloridos e saudáveis com orgulho
(Imagem: Giphy)

Esse cronograma envolve produtos que forneçam nutrientes e reconstrução de pontes como, por exemplo, o shampoo Fibre Force, da Bonacure, que fortalece a fibra capilar e recria pontes perdidas deixando você prontinha para mudar o visual.

Linha de produtos Fibre Force, da Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Como fazer o teste de mecha

Separe uma mecha na parte de trás do cabelo e aplique uma pequena quantidade do produto a ser utilizado. Siga as recomendações de uso e, ao remover, observe se os fios ficaram quebradiços, ressecados, elásticos ou emborrachados. Se isso acontecer, alerta: nada de fazer química antes de tratar.

5. Pode fazer progressiva depois de ficar loira?

Um desejo bem comum entre as loiras é o cabelo liso. Olha, é possível, mas uma coisa é preciso ter em mente: cabelo descolorido é cabelo danificado. Por isso, é indispensável observar minuciosamente a profundidade desse dano para saber se os fios aguentam mais um processo químico.

Mais uma vez o teste de mecha entra em cena e vai definir se a progressiva tá liberada ou não. De toda forma, fica aqui a dica de sempre: não abra mão de bons produtos pós-descoloração. Até mesmo um secador ou uma chapinha podem causar danos ao seu loiro, portanto, todo cuidado é pouco.

É por isso que não dá para abrir mão da linha Keratine Restore da BlondMe que recupera as partes danificadas e respeita as que ainda estão saudáveis. O kit é perfeito para ser usado já logo após a descoloração.

Linha Keratine Restore BlondMe Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

6. Que cuidados não podem faltar para as loiras?

Entre os cuidados mais importantes com as madeixas loiras sempre estarão a nutrição e a hidratação, já que o clareamento provoca abertura de cutículas e consequente perda de nutrientes e umidade.

Vale lembrar que cutícula selada demais também é sinônimo de desidratação, portanto, é preciso haver um equilíbrio entre os tratamentos, criando um cronograma capilar adequado e intercalando os produtos.

Loiras devem contar com leave-in para garantir proteção e saúde aos cabelos
(Imagem: Giphy)

Se chapinha e secador fazem parte do seu dia-a-dia, protetor térmico é algo que não pode faltar, assim como um bom protetor solar principalmente no verão. Um leave-in pode ser grande aliado nesse momento. E, claro, visitas periódicas ao salão são garantia de madeixas sempre em dia tanto na saúde como na cor.

7. Dá pra ficar loira em casa?

Não vamos dizer que não dá, mas o risco é grande. De qualquer forma, se você estiver decidida a fazer a descoloração em casa, é fundamental ter certeza de que a sua saúde capilar esteja em dia. Antes de partir para a química, é aconselhável a execução de um cronograma de hidratação e nutrição.

Não esqueça do teste de mecha e tenha certeza da direção do tom que vai ficar melhor com a sua pele: loiro quente ou loiro frio. E, depois do trabalho feito, invista em produtos que evitam manchas e tons amarelos, como é o caso da linha Bonacure Color Freeze que já indicamos acima.

Siga rigorosamente as instruções do produto que escolher e, o mais importante de tudo: tenha certeza de que você esclareceu absolutamente todas as dúvidas sobre descoloração.

8. Mechas ou coloração: qual a diferença?

É bastante comum a dúvida entre qual método escolher para ficar loira. A diferença fundamental entre eles é que com as mechas, a descoloração é somente em partes do cabelo, enquanto que com a tintura vai mudar a cor do cabelo todo de uma vez.

Geralmente as mechas são a opção de quem quer só disfarçar os brancos ou dar uma iluminada básica no visual. Já a coloração é para as que desejam ficar totalmente loiras.

Mulher negra com cabelos loiros com mechas
(Imagem: Maycon Marmo / Pexels)

Outra diferença está no produto utilizado. Para as mechas, o que se usa é o pó descolorante, já a tintura é em creme. Em ambos os casos é preciso acrescentar água oxigenada.

Um alerta: cuidado com aquela foto mara da modelo que você viu no Insta. Saber o código da coloração que ela usou não é suficiente para que o seu cabelo fique igual. Como falamos acima, até a cor da sua pele vai influenciar no resultado, viu?

Mulher de cabelos compridos, cacheados e com luzes
(Imagem: Schwarzkopf)

9. O que as loiras não devem fazer?

O primeiro item da lista do que as loiras não devem fazer é não escolher bem o shampoo e o condicionador. Hidratação, nutrição e manutenção da cor estão intimamente ligadas à qualidade do que você põe na cabeça.

Temperatura é outro fator que prejudica bastante as loiras. Por isso, na hora de lavar os cabelos, água morna ou, de preferência, fria. O mesmo vale para o secador. É bom evitar o uso diário e sempre que usar, ar morno ou frio reduz os danos. Chapinha todo dia, nem pensar!

Loiras devem evitar ferramentas de calor todos os dias
(Imagem: Giphy)

Outro erro muito comum entre as loiras é não respeitar o tempo recomendado entre um processo químico e outro, ainda mais no caso dos procedimentos feitos em casa. Cuidado! Um corte químico é mais fácil de acontecer do que se imagina!

10. Qual o primeiro passo para ficar loira?

Na  verdade, este tópico resume tudo o que foi dito até aqui. Independente de você ter cabelos escuros ou claros, virgens ou quimicamente processados, o primeiro passo para entrar para o time das loiras é cuidar da saúde do seu cabelo.

Shampoo, condicionador e máscara compõem o kit básico para iniciar a jornada. Eles têm que ser de qualidade e garantir nutrição e hidratação para seus fios a fim de levar a uma descoloração ou tingimento de forma segura.

Entender qual o tom de loiro vai ficar melhor em você é o próximo passo para, então, definir se você vai de mecha ou se arrisca a mudança radical de uma vez.

Mulher negra com os cabelos totalmente loiros pintados e cuidados com produtos da linha BlondMe Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Cumprida essas etapas, um teste de mecha é indispensável para verificar até onde seu cabelo permite aventurar. O ideal é que tudo isso seja feito com o acompanhamento de um bom profissional, especialmente se você é morena e está pensando em ficar loira.

E aí? Ficou alguma dúvida que a gente não respondeu? Conta aqui nos comentários o que você precisa saber que a gente vai ter o maior prazer em responder. O nosso FAQ das Loiras está aqui para servi-la. Pergunte tudo o que quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *