Verão às vezes é aquela mistura de sentimentos, né? Euforia porque vem aí a temporada de sol, praia, piscina, calor, férias, descanso… Descanso? Mas e os cabelos? Como descansar sabendo que tudo isso que a gente tanto ama simplesmente acaba com os nossos fios? Como preparar o cabelo para o verão? Alerta do estresse ligado!

Não, calma. A vida pode ser bem mais simples e feliz se você fizer uma bela duma hidratação antes do verão começar. Assim, os dias de exposição ao sal da praia, ao cloro da piscina e aos raios UV vão ser só alegria. E você cada vez mais linda, claro, porque é para isso que a gente trabalha.

Então, fique atenta que existem uns procedimentos bem simples para deixar tudo certo com o cabelo para o verão e passar pela temporada sem preocupação com as madeixas. Mas, antes, vamos entender o porquê de precisar tomar esses cuidados prévios.

Hidratar as madeixas para o verão é sinônimo de liberdade para as madeixas

O que o verão faz com os nossos cabelos?

Resseca, quebra e desbota. E muito mais! Mas esses são os principais riscos de curtir umas férias sem dar atenção aos fios, principalmente se você tem cabelos finos, secos, frágeis, loiros ou quimicamente processados. Aí, amiga, é cuidado redobrado.

Isso tudo acontece porque vai ter um monte de fatores externos agindo sobre os nossos cabelos. O calor, por exemplo, desidrata, já que provoca bem mais evaporação (pensou que o suor era só na testa, é? Que nada! Nossos fios perdem muita água no calor!). O resultado não pode ser outro: ressecamento.

E além da água, essa evaporação também vai levar com ela nutrientes e (oh! Não!), sim, pigmentos. Aqueles pelos quais você pagou tão caro no salão pra ficar com o cabelo na cor certa da estação.

Então, pense bem: seja para fazer mechas ou para pintar, já foi necessário abrir cutículas e mexer na pigmentação dos seus fios, imagine como isso fica no verão, quando naturalmente, só pelo calor, as cutículas se dilatam. E acrescente a isso a ação do sal, da luz do sol, do cloro da piscina e dos tantos banhos a mais que seu cabelo toma. Não tem como não ser uma coisa meio trágica, né?

Tá, mas nós estamos aqui exatamente para evitar essa tragédia. Se liga nas dicas que vêm na sequência.

Seu cabelo salvo para o verão

Corte dois dedinhos

Cortar o cabelo antes de começar o verão pode ser essencial. Abra mão dos dois dedinhos, amiga!

Clássico dos salões. E se precisar cortar mais, não se apegue. Corte, porque isso vai fazer toda a diferença. As pontas dos cabelos são a parte mais judiada, principalmente para quem tem química. E é onde ficam as pontas duplas.

Então, entre manter comprimento e riscos de ressecamento e quebra, abra mão de dois dedinhos, amiga! Você não vai se arrepender e seu cabelo vai agradecer.

Rotina é tudo!

Escolha um bom shampoo para usar na temporada. Isso vai fazer toda a diferença.

O verão nem bem começa, mas já tá aquele calorão. Ou seja: antes mesmo das férias, a desidratação já tá a mil. Então, guarde uns horários na sua agenda para ir no salão hidratar as madeixas ou aplique bons produtos em casa mesmo.

Tem algumas linhas que são perfeitas para o ritual pré-verão. As máscaras da Bonacure Rescue são ótimas para cabelos já danificados que precisam de uma forcinha para enfrentar os dias de sol. Elas reequilibram a hidratação interna dos fios e reconstroem suas estruturas.

Outra opção é o Kit Moroccanoil de Shampoo e Condicionador Hidratante. É bom para todos os tipos de cabelo, inclusive os coloridos. Além de conservar a hidratação por muito mais tempo, essa linha oferece nutrientes que protegem os cabelos da ação do verão.

E para as cacheadas, o Bonacure Hyaluronic é a medida certa para combater o ressecamento e prevenir a desidratação dos dias quentes.

Protetor neles!

Cabelos também precisam de protetor solar

É, amiga, cabelo também precisa de protetor solar, sabia? Não só, mas principalmente no verão, quando a gente fica muito mais na rua e se expõe a uma incidência gigante de raios UV. Sim, UV quer dizer ultravioleta, ou seja, são aqueles raios de sol que a gente não percebe, mas que agem sobre a nossa pele e os nossos cabelos e podem causar um belo estrago.

Com o Moroccanoil Glimmer Shine Spray de Brilho você pode ficar sossegada. Além de dar um brilho fenomenal ao cabelo, esse produto ainda fornece um tanto de coisas importantíssimas para a saúde capilar.

Ele tem óleo de Argan, que garante nutrição e cria uma espécie de véu invisível em volta de cada fio, protegendo contra a ação do sol, do sal, do cloro e da água. Perfeito, hein?

Salão antes do verão

Visite seu cabeleireiro antes das férias. É a melhor prevenção.

Organize-se e marque uma ida definitiva ao salão antes do verão começar. Pode até ser o mais próximo da data possível, mas antes de você entrar de férias, cair na areia e só curtir a vida. E se você vai viajar, essa visita é mais importante ainda! Principalmente se você for para um destino onde não conhece nenhum profissional.

Planeje como sendo “a visita do ano”, aquela em que você vai colocar seu cabelo em dia: corte, hidratação, retoque na coloração, selagem ou outros tratamentos. Faça tudo o que estiver precisando agora para não ter nenhum problema nas férias e voltar do verão com o mínimo de estrago possível (ou de preferência nenhum!).

Essa é aquela famosa equação custo x benefício: talvez você gaste um pouco mais agora, mas vai economizar muito mais lá na frente.

E quem já está com o cabelo danificado?

Não há problema no seu cabelo que um bom profissional não resolva

Olha, nada que uma visita a um bom salão de beleza e uma consulta com um profissional de sua confiança não resolva. Mas, é preciso adotar pelo menos duas coisinhas que já falamos aqui: planejamento e rotina.

Planeje essa visita ao salão com tempo e antecedência porque, se o seu cabelo está muito danificado e precisar de um tratamento extra, você vai ter tempo de chegar no verão com as madeixas em dia.

E, indo ou não ao salão, nunca deixe de incluir bons produtos na sua rotina de cuidados capilares. O shampoo fortificante Fibre Force, da linha Bonacure, é um dos que indicamos até  para aqueles casos dramáticos em que as fibras já estão em petição de miséria.

Ele tem a capacidade de repor a queratina perdida, criando pontes internas na matriz dos cabelos e selando a cutícula, o que é fundamental para enfrentar o verão. Seus efeitos são praticamente imediatos. E como se não bastasse recuperar a saúde dos cabelos, ele ainda prolonga os resultados dos serviços feitos no salão.

Ah, e claro, tudo isso oferecendo limpeza profunda, além de brilho e maciez incríveis.

Limpeza sem água

Limpeza a seco preserva hidratação dos fios

Ué, se o problema do verão é o ressecamento dos fios, por que não pode molhar o cabelo todo dia? Porque lavar o cabelo todo dia vai remover a oleosidade natural, que é o melhor protetor que os fios podem ter, ainda mais quem tem cabelos já naturalmente secos e ficam com a desidratação mais agravada no verão.

Existem várias maneiras de manter a cabeça limpa sem precisar lavar todo dia. A Espuma da Perfeição da Bonacure pode ser usada tanto no banho como a seco e é a opção mais indicada para quem tem cabelos finos e frágeis. Sua fórmula com colágeno fortalece os fios e dá volume.

As cacheadas podem aumentar (e muito!) seus day after com a linha Bonacure Hyaluronic Moisture Kick. Essa linha tem um condicionador em spray que é uma maravilha. É só agitar e borrifar nas madeixas que pronto. Cabelo limpo, cheiroso e hidratado.

Iniciando a limpeza a seco já antes do verão, você consegue manter bons níveis de umidade para quando o calor chegar chegando e você quiser curtir um mar sossegada.

Cabelo pronto para o verão!

Cabelos prontos para o verão: é só curtir!

Construindo um planejamento com base nessas dicas e de acordo com as reais necessidades do seu cabelo, não tem erro. Você fica pronta para curtir o verão sem se preocupar com a saúde dos seus fios, só dando aquela cuidada básica para manter o trabalho já feito anteriormente.

Porque verão, né, amiga, foi feito pra curtir e exibir sua beleza por aí. Nada de estresse! E boas férias!

2 thoughts to “Prepare a hidratação de cabelo para o verão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *