Que um bom óleo faz bem para o cabelo, não se pode negar. Mas o que muitas vezes acontece é que a gente imagina que um bom óleo tem que necessariamente ser importado e caro. Não mesmo. Certeza que você vai mudar completamente essa concepção assim que conhecer o óleo de babaçu. Um produto 100% brasileiro, natural das regiões Norte e Nordeste e que tem mil e uma utilidades.

O óleo de babaçu é extraído do coco da palmeira de babaçu nativa dos estados do Norte e do Nordeste do Brasil
(Imagem: Ary Poletto / Wikimedia Commons)

A boa notícia é que suas propriedades vão muito além dos benefícios para o cabelo. No entanto, como o nosso assunto principal aqui são as nossas madeixas, vamos dar uma geral sobre o óleo de babaçu e na sequência detalhar as maravilhas que ele faz para os nossos fios. Vamos lá?

O óleo que sai do coco

Babaçu é uma palavra que vem do Tupi-Guarani e que significa algo como “fruto grande”. Isso se explica pelo tamanho do coco que nasce de uma planta considerada a segunda mais importante palmeira brasileira: a palmeira babaçu.

Dessa forma, ao abrirmos esse coco, encontramos umas quatro ou cinco amêndoas, que por sinal são deliciosas. É delas que se extrai o óleo sobre o qual vamos falar hoje. Todo esse processo envolve um montão de famílias que vivem da coleta desses frutos. As mulheres inclusive são chamadas de “quebradeiras” porque é delas o papel de quebrar os cocos para extrair as castanhas.

As quebradeiras são as mulheres que extraem as castanhas do coco
(Imagem: JcPietro / Creative Commons)

Feita a apresentação geral do óleo de babaçu, vamos ao que interessa: seus grandes benefícios para os cabelos.

Um hidratante sem igual

A composição do óleo de babaçu tem uma combinação de ácidos muito interessantes tanto para os cabelos como para a pele. Nos fios, além de proporcionar um maior equilíbrio da umidade, ele tem grande quantidade de lipídios que ajudam a manter a água dentro das estruturas. Isso faz toda a diferença na qualidade de um óleo capilar.

E o melhor de tudo é que com ele não tem cabelo pesado. O óleo de babaçu é levinho, levinho. Seu cabelo ganha maciez e movimento na hora.

O óleo de babaçu é extraído da castanha da palmeira de mesmo nome
(Imagem: Giselle Zambiazzi)

Fios danificados? Óleo de babaçu neles!

Sim! Você vai se surpreender com os resultados. A nutrição que o óleo de babaçu proporciona para os cabelos é inigualável. Isso porque, além dele ser repleto de nutrientes fundamentais para a saúde capilar, ele ainda tem uma capacidade incomum de absorção.

Você aplica e o cabelo absorve na hora! É impressionante. Junto com os lipídios, os fios também recebem de imediato importantes cargas de nutrientes como a vitamina E.

O óleo de babaçu tem efeito imediato sobre os cabelos)
(Imagem: Grisha Chernigowsky / Pexels)

Entre os benefícios dessa vitamina estão a ação antioxidante e a preservação do colágeno, ou seja, ela ajuda a evitar o envelhecimento precoce dos cabelos!

O fim do frizz e das pontas duplas   

Além da maciez incrível que você percebe no toque, também há uma redução visível no frizz. É praticamente o fim dos cabelos arrepiados, amiga! Quase um milagre e isso se explica exatamente pelos mesmos motivos que comentamos acima.

Essa combinação que é única no óleo de babaçu de vários ácidos, lipídios e vitamina E ajudam a manter a umidade e a nutrição. Evitando a perda de queratina e de colágeno e prevenindo o envelhecimento da fibra capilar, os fios quebram menos e as cutículas ficam mais firmes.

Seu cabelo fica sem frizz com óleo de babaçu
(Imagem: Pexels)

Seu couro cabeludo ama óleo de babaçu

Pois é. A gente sempre ouve que não pode passar certos produtos na raiz, né? Principalmente óleo. Mas aqui a coisa é bem diferente. O óleo de babaçu vai é ajudar seu couro cabeludo! Cê acredita? Ele tem tantas propriedades boas que inclusive é  cicatrizante. Esse óleo pode ajudar você a equilibrar o ambiente em que nascem seus fios garantindo uma saúde capilar da raiz às pontas.

Quem tem problemas com queda de cabelo pode encontrar um grande aliado no óleo de babaçu. Couro cabeludo sensível também se beneficia muito desse produto graças à sua potência cicatrizante, anti-inflamatória e antioxidante. Como ele também é antimicrobiano, é bastante usado para combater caspa e espinhas tanto no couro cabeludo como na pele do rosto, já que isso combate a contaminação por fungos e bactérias.

Óleo de babaçu também faz bem para a raiz e o couro cabeludo
(Imagem: Pixabay)

Óleo de babaçu é um produto natural 

É claro que é preciso estar sempre atenta à qualidade do produto que você vai comprar. Não deixe de conferir se o óleo é 100% natural e se é de uso cosmético. É muito importante ressaltar que o método de extração do óleo de babaçu para fins industriais resulta em um produto contaminado por solventes, portanto, não é indicado para ser aplicado na pele ou nos cabelos.

Por sua vez, a extração do óleo de babaçu para fins farmacêuticos ou cosméticos não envolve nenhum outro produto. Ela é feita apenas com a prensagem das amêndoas que foram retiradas do coco. Por isso, o óleo de boa procedência vai ser 100% natural.

Importante sempre observar a origem do óleo que você vai passar no cabelo
(Imagem: Mikhail Nilov / Pexels)

Com tantas propriedades, inclusive anti-inflamatórias e cicatrizantes, dificilmente alguém vai ter problemas com esse óleo.

Misturinhas que amamos

Ah! E por fim, sabia que dá pra fazer misturinhas com o óleo de babaçu? Pois é. Como ele tem um cheirinho bem suave, textura leve e se dá bem com todo mundo, dá tanto para misturá-lo com outros óleos como usar junto com a máscara de sua preferência.

E então? Você já usou? Conta aqui pra gente como foi a experiência. Vai experimentar? Queremos saber os resultados! Um beijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *