Assim como os cortes de cabelo, os penteados retrô voltaram com tudo nos salões nesta temporada. Tem penteado para todos os gostos e tipos de cabelo, vai vendo. O mais legal é que, com as releituras que têm sido feitas pelos hairstylists, esses penteados adquirem um toque moderno e se tornam atemporais.

Neste artigo vamos explorar alguns dos que estão em alta no momento e que você tanto pode adotar para um visual mais descontraído, para ir ao trabalho, como para arrasar em um evento mais elegante. Ah, claro, sem esquecer que tem mulheres de todos os estilos: as românticas, as ousadas, as irreverentes, as ultramodernas, enfim, vamos abordar vários modelos diferentes.

Penteados retrô estão com tudo nos salões em 2022
(Imagem: Giphy)

Penteados retrô nos cortes

A gente já falou sobre eles, mas não tem como não lembrar do shaggy hair, do mullet, do wolf cut e das curtain bangs quando o assunto são penteados retrô. Mais que penteados, são cortes de cabelo que vão te deixar muito it girl e sempre pronta para qualquer tipo de ocasião.

O mullet, o shaggy hair e o wolf cut podemos dizer que são primos. São cortes que valorizam o ar mais bagunçado, repicado e com volume. O cabelo normalmente é feito em camadas com foco no repicado na parte de cima. Desembarcou direto dos anos 80 e ao que tudo indica, veio para ficar.

As curtain bangs fazem tanto a sensual como a romântica. Essa é ainda mais antiga que os cortes mencionados antes. Foram lançadas pela atriz Brigitte Bardot lá nos anos 60. E olha que ela era símbolo sexual, hein! O corte é o que o seu nome traduz: uma cortininha. Ou, franja cortada mais ou menos da altura da sobrancelha em direção às orelhas e dividida ao meio para formar uma cortina para o rosto.

Para quem quer penteados retrô sem cortar

Depois de apresentados os cortes, vamos agora falar dos penteados que são só penteados mesmo, sem precisar mexer no cabelo em si. Sabe aqueles estilos que a gente vê nos filmes antigos, super elegantes e charmosos? Quantas vezes a gente já se pegou desejando ostentar um penteado daqueles, mas não ia ser de bom tom, né?

Não tinha nada a ver com o momento, mas agora vários deles “pode”. Reformulados, atualmente são modelos belíssimos que voltaram do passado com um ar moderno permitindo liberdade no visual. Quer ver?

1. Alto com volume

Alguém aí falou em glamour? Quem falou, acertou porque são aqueles penteados muito usados pelas divas de cinema dos anos 60. Um dos mais comuns era colocar a franja bem lisa toda para um lado aumentando bastante o volume no topo da cabeça. Outra forma é prender o cabelo e fazer uma onda na parte da frente ou então jogar a franja livre para um lado só, sem alisar tanto, mas sempre valorizando a ondinha.

Era mais uma marca da atriz Brigitte Bardot. Na sua releitura, o cabelo não fica com tanto volume como antigamente, mas o ar romântico segue presente.

(Imagem: Schwarzkopf)

2. Trancinhas

As trancinhas são outra tendência do passado que voltaram com tudo entre os penteados retrô. A verdade é que as tranças estão presentes entre nós literalmente há milênios e podem ser símbolo de resistência e beleza.

Mas, desta vez os holofotes estão sobre as trancinhas que foram febre no início dos anos 2000, que prendem duas mechas fininhas de cabelo na parte da franja, uma de cada lado, e o resto pode ser preso ou ficar solto.

O penteado já apareceu até na capa da Vogue e, dependendo dos acessórios e da maquiagem, minha amiga, você vai arrasar. Lisas ou cacheadas, a dica é válida para todas.

3. Rabo de Cavalo Alto

Se antes tinha glamour, agora o tom é chique. É unanimidade que o rabo de cavalo alto fica lindo demais e dá um up no rosto. É mais um que chega direto do túnel dos anos 60, quando fez muito sucesso. Depois, passou por algumas idas e vindas entre os anos 90 e os anos 2000. Hoje, uma de suas grandes expoentes é a maquiadora e ex-BBB Juliette Freire. O rabo de cavalo alto é um dos penteados retrôs que combinam muito bem com finalização na franja e também o uso de acessórios especiais para cada ocasião.

4. Coque retrô

Do mesmo modo que as tranças, o coque é outro penteado milenar que, desde que foi inventado, nunca saiu de moda. A diferença está no estilo. E agora, com essas revisitas aos penteados retrôs, ele volta com um toque de anos 60.

Entre os mais pedidos está o coque com volume, que vem na linha daquele penteado com o cabelo preso no alto sobre o qual falamos acima. Estão permitidos todos aqueles estilos de antigamente como o meio preso, finalizando ou não a franja, bem como o coque no alto da cabeça ou o baixo, na altura da nuca.

5. Ondinhas feitas na noite anterior

Décadas atrás, era bem comum as mães fazerem trancinhas no cabelo das meninas antes de dormir. No outro dia, elas soltavam essa trancinhas e txan-ran! Você tinha um cabelo todo onduladinho. Pois esse penteado está de volta! E com tudo!

Os frisadinhos feitos com trancinha são um dos penteados retrô que voltaram com tudo
(Imagem: Schwarzkopf)

Quanto mais fininha for a trança, mais ondulado vai ficar seu cabelo. É super fácil de fazer. Basta seguir o conselho das mamães de antigamente e encher seu cabelo de trancinhas antes de se deitar. Se os fios estiverem um pouquinho úmidos, vai ajudar a fixar melhor as ondas. Pela manhã é só soltar tudo e prontinho.

Penteados retrôs pedem acessórios idem

Meninas, aproveitem! Todos aqueles acessórios dos anos 60 até os anos 2000 estão liberadíssimos. Não é à toa que você tem visto tantas tiaras acolchoadas pelas ruas. Geralmente elas ostentam bordados, pedrarias e muito mais. Os materiais também são variados: tecido, couro, veludo, cetim, tudo o que for possível imaginar.

Os grampos são outro clássico dos penteados retrô. Tem cada um lindo! Sabe um jeito bem estilosinho para usar? Prendendo a franja no lado. É charmoso e tá super em alta entre os cabelos com ar mais vintage.

Quem aí lembra das famosas piranhas? Uma presilha que nos anos 90 foram uma verdadeira febre. Super práticas, elas estão de volta com tudo e são perfeitas para quem tá com pressa, mas não quer sair desarrumada.

As piranhas de cabelo estão em alta entre os penteados retrô
(Imagem: Instagram @allegroacessorios)

Por fim, temos as faixas e bandanas que também desembarcaram direto dos anos 90 para tomarem conta dos looks de 2022. É um acessório que combina com quase todos os penteados que falamos aqui hoje. Half bun, coque super alto, rabo de cavalo, tudo fica lindo com uma faixa ou uma bandana para dar aquele toque final.

Fixador e leave-in para finalizar

Sempre é bom ter um cuidado extra com as madeixas cada vez que for mexer com elas. Por isso, toda vez que você for usar qualquer ferramenta de calor, seja secador, chapinha ou modelador, certifique-se de que seus fios estão protegidos contra a ação desses equipamentos.

O melhor para isso são os leave-ins que oferecem proteção térmica como o Bálsamo de Beleza Hydra Pearl que ajuda os cabelos ressecados e é muito bom para as crespas, cacheadas e afro. Com certeza os cabelos agradecerão por esse cuidado.

Hydra Pearl Moisture Kick, da Schwarzkopf, oferece proteção térmica para fazer os penteados retrô
(Imagem: Schwarzkopf)

Para os penteados que exigem mais volume, Grip Mousse de Volume da Osis+ cai como uma luva. Além de ser protetor térmico, ele também encorpa o penteado e é antifrizz.

Mousse Grip de Volume Osis+ Schwarzkopf ajuda a fazer os penteados retrô que têm aquela onda no topo da cabeça
(Imagem: Schwarzkopf)

Ainda na família Osis+, para fazer o rabo de cavalo bem alto, o coque que não deixa nenhum fio à mostra ou a franja que fica toda lisa para um lado só, o sérum alisador Liso Flatliner cumpre com a função perfeitamente e, sim, protege os fios contra ferramentas de calor.

Continuando na mesma linha de produtos, quando o assunto é fixador essa marca é imbatível. Com o Session Spray de Finalização a duração é garantida para o seu penteado o dia todo.

Com o Liso Flatliner seus penteados retrô têm proteção térmica e zero frizz
(Imagem: Schwarzkopf)

E então? Já escolheu com qual penteado você vai arrasar neste final de semana? Aposte no visual retrô que não tem erro. Você com certeza vai estar super em alta. Arrase!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *