O nome lembra aquela blusinha linda que você a-ma usar no inverno, mas não é disso que estamos falando, não. O assunto é a grande especialidade que trata tanto do couro cabeludo como dos fios e pelos. Ela garante não só a nossa beleza, mas principalmente a nossa saúde. Até porque, nesse caso, uma coisa é consequência da outra. Couro cabeludo em dia e fios saudáveis vão resultar necessariamente em cabelos lindos. Esse profissional é o tricologista. E essa, é uma especialidade da área da dermatologia.

Tricologista é o profissional especialista em couro cabeludo, cabelos e pelos
(Imagem: Schwarzkopf)

O termo tricologia vem do grego e significa basicamente “estudo dos cabelos”. É uma ciência. Embora só agora a gente tenha ouvido falar mais desse profissional, é um ramo de estudos já meio antiguinho. Tudo começou na Inglaterra, em 1902. Foi quando um grupo de médicos e cabeleireiros fundou a Faculdade das Enfermidades do Cabelo. O objetivo era focar nesse tema de forma séria, unindo medicina e estética baseados em evidências científicas. Apesar de toda essa história, essa especialidade é recente no Brasil.

Quem pode ser tricologista

Quem pode ser tricologista?
(Imagem: Giphy)

Como vimos acima, a tricologia é uma especialidade dentro da dermatologia. Ou seja, é uma área ligada à medicina. Dessa forma, diagnósticos e tratamentos só podem ser assinados por um médico com essa especialidade. Mas, isso não quer dizer que somente médicos dermatologistas podem ter acesso ao conhecimento em tricologia.

Os mais diversos ramos têm demonstrado interesse nesses estudos. Vão desde a nutrição até a pediatria, psiquiatria, farmácia, biomedicina, entre outros. Além disso, existem alguns cursos técnicos que não permitem a mesma atuação de um médico, mas que agregam conhecimento de forma bastante consistente. Profissionais como esteticistas, cabeleireiros, terapeutas capilares, visagistas, cosmetologistas e químicos são bastante beneficiados por esses cursos.

Tricologista é o especialista que avalia a saíde dos fios e couro cabeludo
(Imagem: Schwarzkopf)

E quando visitar um tricologista?

Na verdade, sempre é hora de consultar um. A gente tem uma cultura de procurar um especialista só quando já está com algum problema em andamento, mas o ideal é sempre prevenir. Ou seja: mesmo quem tem cabelo e couro cabeludo saudáveis podem – e devem – visitar um tricologista pelo menos uma vez na vida. Afinal, sempre  tem alguma coisa que dá para melhorar, alguma informação importante que a gente não sabia, alguma dica útil para aplicar no dia-a-dia.

Willy Woka curioso
(Imagem: Giphy)

Mas, ainda assim existem situações mais específicas que não deixam opção: a solução é mesmo fazer uma consulta com um médico tricologista. Vamos a elas.

No consultório do tricologista

1. Queda de Cabelo

Essa é de longe a razão número 1 que leva as pessoas a descobrirem a existência do tricologista. É um mal que acomete tanto homens quanto mulheres. Pode estar relacionado com uma quantidade tão grande de causas que é muito difícil encontrar uma resposta para o problema sem uma consulta a um especialista.

Faustão com dúvida sobre quando visitar um tricologista
(Imagem: Giphy)

2. Calvície

Normalmente está relacionada com o item acima. Da mesma forma, os fatores relacionados à calvície são infinitos. Como as mulheres costumam dar mais atenção aos cabelos, elas procuram pelo tricologista mais cedo. Geralmente, quando a queda anormal dos fios dá seus primeiros sinais. Já os homens muitas vezes demoram mais ou nem se importam com a calvície, mas em ambos os gêneros ela tem tratamento. A boa notícia é que, dependendo da causa, ela tem inclusive solução. Mas só um médico tricologista poderá garantir o melhor caminho.

Homem com calvície
(Imagem: Giphy)

3. Caspa

Tanto quanto a queda e a calvície, a caspa é mais um motivo importante para procurar um tricologista. Existem inúmeros produtos no mercado para tratar esse problema. Muitas vezes, basta usar um shampoo correto que aparentemente ele desaparece.

No entanto, existem casos em que o problema é bem mais sério e o tratamento tem que ser mais profundo. Além disso, mesmo que você já use um shampoo para caspa, o ideal é procurar por um tricologista. Assim, você vai saber a causa do problema e não vai tratar somente a consequência.

Mulher usando camiseta branca, cabelos longos com as pontas em rosa pastel e coçando a cabeça com caspa
(Imagem: Freepik)

4. Alergias

Lembra que a tricologia é um ramo da dermatologia? Então. A diferença é que, enquanto o dermatologista se dedica ao estudo da pele como um todo, o tricologista vai focar sua atenção no couro cabeludo, cabelos, pelos e suas estruturas. Assim, ele tem um conhecimento mais profundo só nisso e, consequentemente, mais condições de diagnosticar problemas relacionados a essa área.

5. Procedimentos químicos inadequados

Alisamentos, colorações, descolorações e outros processos químicos feitos de maneira inadequada podem causar verdadeiros estragos ao couro cabeludo e aos fios. Produtos não indicados, prestadores de serviços não habilitados ou procedimentos feitos em casa sem nenhum aconselhamento profissional estão entre as principais tragédias que resultam em cabelos porosos, cortes químicos ou lesões no couro cabeludo. Nessa hora, só um tricologista para consertar as coisas.

Cabelos quimicamente processados precisam de acompanhamento com tricologista
(Imagem: cottonbro / Pexels)

6. Oleosidade excessiva

Essa é outra situação que pede a visita ao tricologista. Ela pode ter origem genética ou também pode estar relacionada, seja na causa, seja no efeito, com tudo o que a gente apontou até agora. São fatores como uso inadequado de produtos, alergias, queda de cabelo, entre outros.

Cabelos oleosos demais merecem uma visita ao tricologista
(Imagem: Giphy)

7. Psoríase

É uma doença que muitas vezes tem aspectos semelhantes à caspa. Por isso, é comum acontecer de a pessoa tratar por conta própria uma coisa quando na verdade tem outra. Normalmente a pessoa testa tudo quanto é tipo de shampoo anticaspa sem resultado. Claro. Seu problema é outro e o profissional mais indicado para oferecer o tratamento certo é sem dúvida um dermatologista especializado em tricologia.

8. Infecções, inflamações e espinhas no couro cabeludo

Podem ou não estar relacionadas com a oleosidade excessiva. Essa, por sua vez, pode ter relação com alergias, uso de produtos inadequados, procedimentos químicos incorretos e assim por diante. Viu como é mesmo uma trama? Definitivamente não tem um profissional melhor do que o tricologista para examinar, diagnosticar e indicar o melhor tratamento.

Mulher tratando o couro cabeludo com remédio indicado por um tricologista
(Imagem: Scandinavian / Pexels)

Sinais e Sintomas

Listamos acima as causas mais comuns que sugerem uma consulta com um tricologista. No entanto, voltamos a ressaltar que você não precisa esperar pelo problema para procurar pela solução. A prevenção também é um excelente caminho para manter a saúde do couro cabeludo.

De qualquer forma, fique sempre atenta a qualquer alteração sobre a sua cabeça, sobretudo aqueles com os quais você nunca conviveu. São sinais que podem indicar de que algo errado não está certo com seu couro cabeludo e fios.

Mulher mostra redução no volume dos fios de cabelo e deve buscar um tricologista
(Imagem: Giphy)

Preste atenção em coisas como por exemplo: coceira, feridas, afinamento dos fios, diminuição do volume dos cabelos, acúmulo anormal de fios no ralo do chuveiro ou na escova, dor, ardor, vermelhidão, quebra dos fios, nós muito frequentes, cabelo demora muito para crescer. Enfim, qualquer coisa que você note que não deveria estar acontecendo.

E então? Já teve alguma boa experiência com um tricologista? Conta pra gente a sua história. Com certeza você vai ajudar muitas pessoas. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *