Tá com o cabelo ressecado, quebradiço, opaco, sem elasticidade e ainda por cima embaraçado demais? Miga, parece que temos um problema de cabelo poroso aqui. Na verdade, todo cabelo é poroso: pouco poroso, médio poroso ou muuuuito poroso. O lance é que, dependendo do grau dessa porosidade, estamos diante de uma agressão que geralmente vai além da falta de hidratação e infelizmente já atingiu a segunda camada do cabelo.

Animação de mulher desesperada com cabelo poroso
(Imagem: giphy.com)

Por isso que muito provavelmente você já tá usando um shampoo ótimo junto com um condicionador topíssimo e não abre mão de uma máscara maravilhosa, porém, tá vendo pouco resultado. Se é o seu caso, fique aqui na leitura que vamos explicar tudinho o que acontece quando o cabelo chega nesse estágio. Ah! E claro: vamos também te dar a boa notícia de que, sim, pode ficar feliz porque o caso tem solução e por incrível que pareça ela é mais simples do que você imagina.

O que é cabelo poroso, afinal?

Vamos começar do começo. Antes de tudo, é preciso entender a composição do cabelo. Por natureza, cada um dos fios é formado por três camadas: cutícula, córtex e medula. A primeira delas é a cutícula, que é a parte mais externa. É ela que forma, digamos assim, a capa do fio. Ou seja, é aquela película que protege tudo o que tem dentro.

Camada 1: cutícula

Imagem ampliadas das cutículas de um fio de cabelo
(Imagem: CSIRO / Wikimedia Commons)

Sabe escama de peixe? Então. A cutícula tem quase o mesmo formato. São camadas bem achatadas e que se sobrepõem ao longo do crescimento do fio. É desse jeito, bem juntinhas e uma por cima da outra, que elas formam como se fosse um escudo, sobretudo quanto estão com pouca dilatação e saudáveis. Dessa forma, sua função é resguardar e proteger a água, os nutrientes e a pigmentação da parte interna dos cabelos.

Camada 2: córtex

A segunda camada é o que chamamos de córtex. Ou seja, a cutícula é responsável por guardar tudo o que está no córtex. De novo: os nutrientes, a água e a pigmentação. Além disso, ele também é quem dá a forma dos fios, como por exemplo, se eles são lisos, crespos, ondulados, etc.

Para visualizar melhor: sabe aqueles fios elétricos que têm uma capa e por dentro a gente vê uma montoeira de fiozinhos? O cabelo é mais ou menos assim. A capa é a cutícula e os milhares de fiozinhos são o que formariam o córtex.

Fios elétricos ilustram como seria o córtex do cabelo
(Imagem: Divulgação)

Já deu pra entender que ele é o que forma a maior parte do fio, né? Consequentemente, é onde estão componentes importantíssimos para a saúde capilar como queratina, melanina (pigmento) e outras proteínas. Elasticidade, grossura e força são definidas pelo córtex.

Camada 3: medula

A terceira parte é a medula. Essa é a única parte do fio que está diretamente ligada ao bulbo, que é onde nasce o cabelo. A medula, por sua vez, é a responsável por distribuir nutrientes e minerais por toda a extensão do fio, já que ela vai do bulbo até a ponta. Portanto, a nutrição do cabelo depende bastante do que a medula se alimenta. Assim sendo, sua alimentação é a alimentação da medula do seu cabelo.

Diferença entre desidratação e porosidade alta

Tudo isso é para você entender o seguinte: quando o cabelo está apenas ressecado, é um problema na cutícula. Significa que ela pode estar muito aberta permitindo evaporação excessiva de água e nutrientes.

Mas, o oposto também acontece. Ou seja, as cutículas estão seladas demais impedindo que a água entre no fio e chegue ao córtex. Isso consequentemente provoca ressecamento da mesma forma que o caso anterior.

Um cabelo poroso nível alto ocorre quando a lesão já ultrapassou a cutícula e atingiu o córtex. Como vimos acima, ele é a principal estrutura do fio. Essa é a explicação do porquê de bons shampoos, cremes, máscaras e sessões de hidratação já não serem mais suficientes para recuperar a saúde desse fio. É preciso fazer um pouco mais por ele.

Animação com mulher chorando com cabelo poroso
(Imagem: giphy.com)

Principais problemas do cabelo poroso

É por essa razão que quando o cabelo fica embaraçado mais do que o normal, tem uma aparência e um toque ressecadão, apresenta bastante frizz e quebra com mais facilidade, é bom ligar o alerta. Fez hidratação e ela não resolveu muita coisa ou teve efeito por pouco tempo? Alerta laranja. Mas tem um sinal específico que não deixa dúvidas: problemas com a coloração.

Cabelo poroso necessariamente vai manchar, principalmente os mais loiros. Quando não mancha, geralmente ocorre um desbotamento muito rápido, o que por sua vez resulta numa alteração bem visível da cor feita no salão.

A explicação para isso é que o cabelo poroso perde qualquer capacidade de fixar água, nutrientes e pigmentação. Quando o caso é de cutícula aberta, esses elementos evaporam. Por outro lado, quando o caso é de porosidade alta eles nem chegam a ficar no fio direito porque simplesmente não têm uma estrutura onde possam ser depositados.

Com um cabelo poroso, água, pigmentos e nutrientes não têm onde se fixar no fio
(Imagem: giphy.com)

Entendeu agora a diferença entre uma simples desidratação e um cabelo poroso? É por isso que aquela máscara esperta que você pagou caríssimo não está apresentando o efeito esperado ou a sessão de hidratação blaster que você fez no salão tem dado tão pouco resultado. Não tem como fixar cor, água e nutrientes, amiga! O cabelo está feito uma peneira. Vai tudo embora, infelizmente.

O que deixa o cabelo poroso?

Entre as causas, os processos químicos são os maiores vilões que deixam o cabelo poroso, principalmente as descolorações, progressivas, alisamentos e alguns tipos de tinturas. Isso acontece sobretudo se esses procedimentos vêm acompanhados de uma rotina que utiliza ferramentas de calor.

Chapinha, secador, babyliss e até mesmo excesso de sol. Tudo isso começa por abrir as cutículas, depois por destruí-las e por fim começamos a atingir (e lesionar) o córtex. Assim sendo, se você chegou até aqui na leitura, tem pelo menos três coisas que você precisa saber agora:

1. Mesmo usando química dá pra prevenir a porosidade

2. Mesmo mantendo uma rotina com ferramentas de calor é possível evitar os danos às cutículas e ao córtex

3. Por fim, se o seu cabelo já está poroso, tem várias maneiras de recuperar os danos e a partir disso adotar medidas de prevenção.

O primeiro passo é o diagnóstico

Imagem em gif de uma cena da série Sherlock
(Imagem: giphy.com)

Antes de tudo, vamos entender como avaliar um cabelo para saber se ele está somente desidratado ou se já atingiu o estágio poroso. Existem alguns sinais que tornam mais evidentes se um cabelo que está apenas ressecado ou se estamos diante de uma lesão.

Entre eles estão uma aspereza um pouco maior, alguma dificuldade para pentear, o frizz mais presente e por fim uma sensação ao toque um pouco menos macia que o normal. Apesar disso, ainda há algum brilho e vida nos fios. Aqui certamente estamos falando de um quadro de ressecamento.

Enquanto isso, um cabelo poroso vai apresentar uma estrutura mais fraca. A elasticidade já era e com qualquer coisinha o cabelo se quebra. Nesse caso, o toque é bem mais áspero e as madeixas estão praticamente sem brilho.

Um teste bem comum é passar a unha ao longo do fio no lado contrário ao crescimento, ou seja, da ponta para a cabeça. Um cabelo poroso muitas vezes chega a estalar e você meio que sente as cutículas ficando debaixo da sua unha. É como se fosse uma areiazinha. Nesses casos, é preciso iniciar uma intervenção imediatamente.

E agora?

Agora, o primeiro passo é identificar o que está lesionando os fios: química? Excesso de calor? Isso sem esquecer de um detalhe fundamental nisso tudo: a alimentação. Alimentos saudáveis e bastante água refletem diretamente na saúde capilar, portanto, atenção a isso, hein, meninas! Lembram o que falamos sobre a medula?

Identificados os fatores externos, é preciso dar uma pausa neles pelo menos até recuperar a condição dos cabelos. Ao mesmo tempo, incluir na rotina produtos de qualidade e indicados para tratar porosidade.

A linha Bonacure tem produtos excelentes para cabelo poroso. Os kits de shampoo, condicionador e máscara Peptide Repair Rescue Micellar têm capacidade de recuperar até três anos de danos ao cabelo. Toda essa linha restaura as estruturas internas dos fios parte por parte.

O kit Bonacure Peptide Repair Rescue recupera até três anos de danos aos cabelos
(Imagem: Schwarzkopf)

Para as loiras, a Máscara Reparadora e Reforçadora de Pontes com Queratina da BlondMe (assim como toda a linha Keratin Restore) reduz imediatamente a quebra e recria as pontes perdidas com os processos de descoloração. Isso ajuda a manter a cor por muito mais tempo com um cabelo saudável.

(Imagem: Schwarzkopf)

E em qualquer caso, não esqueça jamais de usar produtos que ofereçam proteção térmica tanto para as ferramentas de calor como contra os raios UV. 

A prevenção

Agora, com os cabelos recuperados – ou mesmo antes de chegar a esse nível de porosidade-, é possível tomar algumas atitudes que previnem as lesões no córtex. Já falamos da alimentação e da proteção térmica tanto contra ferramentas de calor como contra os raios UV. Para esses casos, existem vários shampoos, condicionadores, máscaras e leave-ins.

Um deles é o spray de brilho Gilmmer Shine, da Moroccanoil. Ele realça a cor dos cabelos ao mesmo tempo em que protege da ação dos raios UV criando um filme invisível em volta de cada fio. Além do sol, ele também impede que outros agentes externos como água, sal e cloro danifiquem as madeixas.

Para resolver a equação descoloração + fios saudáveis, mais uma vez a linha BlondMe é sem dúvida indispensável para prevenir a porosidade e recuperar de imediato os danos causados pelas mechas antes que elas fiquem porosas. Além do kit básico shampoo/condicionador/máscara, tem a Poção de Cuidado Intensivo e Reforço de Pontes que potencializa os resultados do kit.

Poção de Cuidado Intensivo BlondMe é indispensável para quem não abre mão das mechas, mas não quer um cabelo poroso
(Imagem: Mercado da Beleza)

E por fim, respeite o tempo dos seus cabelos. Muito cuidado com produtos incompatíveis e com as combinações que exigem um grau de conhecimento no manejo como tinturas, loções ativadoras, alisamento e até mesmo as ferramentas de calor. Só faça algo em casa se tiver absoluta certeza do que estiver fazendo e siga rigorosamente as instruções de uso de cada produto e, de preferência, conte sempre com um profissional da sua confiança.

No mais, conte aqui pra gente: já aconteceu do seu cabelo ficar poroso? Em caso positivo, o que você fez para recuperar a saúde dos seus fios? Ou qual sua dica para prevenção? Compartilhe com a gente! Dividir conhecimento é tudo!

One thought to “Tudo sobre cabelo poroso e por que é importante saber”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *