Aquele momento em que você está cazamiga e começa a prestar atenção em cada uma. Imediatamente você percebe que são infinitos os tipos de cabelo na rodinha. Tem os lisos, os crespos, os cacheados, os afro, os superloiros, os ressecados, os quimicamente processados, os coloridos, etc. E ainda tem o seu, né? Que logicamente tem características e necessidades particulares. Como atender a tantos tipos diferentes de cabelo? Pois é. Deixe estar, ou melhor, leave-in. É exatamente nele, no leave-in, que está o segredo de existirem tratamentos per-fei-tos para tantos tipos totalmente diferentes de cabelo.

Grupo de amigas com diferentes tipos de cabelo: afro, liso, pintado, loiro. Todas precisam de um leave-in
(Imagem: KoolShooters / Pexels)

Mas ao mesmo tempo, é tanto produto no mercado que tem horas que a gente fica até perdida, né? Normal. É por isso que hoje vamos tratar sobre esse assunto e, assim, tentar entender de uma vez por todas o que é leave-in, para que ele serve e principalmente como usá-lo.

Bora?

Começando do começo: o que é leave-in

O primeiro passo para você saber escolher o melhor leave-in para o seu tipo de cabelo é, claro, saber o que é um leave-in. Na tradução do inglês, a expressão significa “deixa estar”.

Digamos que esse é o nome ideal para esse tipo de produto, uma vez que ele é aquele finalizador esperto que você passa nos cabelos depois de lavá-los e que não precisa enxaguar. Isso mesmo. Deixa ele ficar nos fios porque desse jeito ele consegue fazer seu trabalho com mais eficiência.

Menino exibe penteado nos cabelos com leave-in
(Imagem: Giphy)

Assim sendo, você vai encontrar leave-in de tudo quanto é tipo: em creme, óleo, spray, líquido, mousse, enfim, a textura e a consistência dependem bastante da função que ele vai exercer sobre os seus cabelos.

E para que serve o leave-in?

O leave-in serve para um montão de coisas diferentes. Cada produto vai oferecer tratamentos mais específicos para cada tipo de cabelo podendo ou não ter mais de uma função.

São inúmeras indicações como, por exemplo, reduzir o frizz, proteger contra raios UV ou contra o calor, aumentar ou diminuir o volume, hidratar, desembaraçar, definir cachos, selar cutículas, proteger a cor, reconstruir, nutrir, fortalecer, facilitar escova, dar brilho, maciez e assim por diante.

É por isso que às vezes tanta informação pode deixar você um pouco confusa ou em dúvida sobre qual leave-in comprar. Afinal, nosso cabelo sempre tem mais de uma necessidade e além disso, muitas vezes o famoso trio shampoo – condicionador – máscara também cumpre essas mesmas funções.

Shakira dança balançando os cabelos
(Imagem: Giphy)

E agora?

Bom. Agora você vai descobrir que é exatamente aí que mora o segredo.

O segredo está na escolha certa

Tá, mas como que eu vou fazer a escolha certa se o leave-in:

1 – Muitas vezes acaba cumprindo a mesma função de produtos que eu já uso

2 – Meu cabelo tem mais de uma necessidade

Hein?

A resposta está na própria pergunta. Geralmente a escolha do kit shampoo – condicionador – máscara leva em conta alguma necessidade mais evidente do seu cabelo, mas sempre tem aquele ponto que precisa de mais atenção como ressecamento, pontas duplas ou frizz.

Infinitas combinações

E aí vamos ter duas situações. Uma em que os três produtos por si só não dão conta, eles precisam de uma mãozinha na finalização, e outra em que o trio não atende a pelo menos uma das necessidades dos seus fios.

Por exemplo: seu cabelo é crespo, quimicamente processado e ressecado. Você pode usar o kit da lavagem para hidratar e recuperar os danos causados pela química e um leave-in para definir os cachos.

Mulher de cabelos cacheados observa seus cachos puxando uma mechinha para frente dos olhos
(Imagem: Giphy)

Ou ao contrário: shampoo-creme-máscara cuidam dos seus cachos enquanto o leave-in hidrata e nutre. Enfim, são infinitas as combinações que você pode fazer com o leave-in e isso é simplesmente maravilhoso porque você pode contar com um aliado poderoso para manter sua saúde capilar em dia.

Ah, e você pode combinar mais de um leave-in ao longo da semana, se quiser. Tá permitido!

Melhor amigo dos day after

Outra boa notícia é que o leave-in é o melhor amigo dos day after. No geral, eles devem ser aplicados logo após a lavagem dos cabelos, com os fios ainda úmidos.

Nesses casos, como são produtos sem enxágue, eles têm longa duração e também prolongam a ação dos produtos de tratamento. Mas, eles também podem ser aplicados nos intervalos das lavações, aumentando imensamente a vida útil dos seus day after e até mesmo ajudando a espaçar um pouco mais as idas ao salão.

Chapinha, química, cachos, alisamento, tudo fica melhor com o leave-in certo na cabeça.

Como escolher o melhor leave-in 

A essa altura você certamente já entendeu a lógica da coisa, né? A conta é simples: observe qual a necessidade que seu cabelo mais apresenta neste momento e que não está sendo atendida pelo kit de lavagem.

Mulher pisca um dos olhos expressando esperteza
(Imagem: Giphy)

Não se esqueça de levar em conta a sua rotina capilar. Usa muita chapinha ou secador? Pega bastante sol? Lava com que frequência? Tem leave-in para cada tipo de situação.

Ah, uma dica importantíssima: nunca, jamais, never, jamé substitua o condicionador pelo leave-in. Eles são coisas diferentes que cumprem funções diferentes, tá bom?

Anotada a dica e feitas todas essas observações, agora conheça alguns dos melhores leave-ins do mercado e escolha o seu. Simples assim.

Principais tipos de leave-in do mercado

Então, aqui vão dicas de alguns dos melhores leave-ins para cada tipo de necessidade. Olha só:

Cachos

Normalmente a combinação cachos + ressecamento não falha. Isso acontece porque como o fio faz voltas, a umidade e os nutrientes têm mais dificuldade de chegar até as pontas.

Esses elementos são transportados a partir da raiz pela medula, como já explicamos aqui. Portanto, com um caminho mais longo, o resultado são fios mais secos.

O Bálsamo de Beleza Hyaluronic Moisture Kick Hydra Pearl foi feito pensando exatamente nesse tipo de situação. Além de restaurar a umidade perfeita, ele também oferece proteção térmica.

Hyaluronic Moisture Kick Hydra Pearl
(Imagem: Schwarzkopf)

Ainda na família Hyaluronic Moisture Kick, temos o Curl Power 5, com hidratação profunda, controle do frizz e movimento para os fios.

Hyaluronic Moisture Kick Curl Power 5 Bonacure Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Hidratação

Não é à toa que o Óleo de Argan Moroccanoil é um clássico dos cabelos lindos. A gente coloca ele como um leave-in de hidratação, mas a verdade é que ele é multifuncional. Além de dar brilho e maciez instantâneos aos fios, ele também previne o frizz, reduz o tempo de secagem e até facilita penteados. É simplesmente perfeito em qualquer tipo, textura e estado de saúde capilar.

Óleo de Argan Moroccanoil leave-in
(Imagem: Moroccanoil)

Brilho

Quando o assunto é brilho, o Glimmer Shine Spray de Brilho da Moroccanoil é imbatível. Também é ideal para qualquer tipo de cabelo e tem efeitos impressionantes. É como se ele ligasse uma luz sobre seus fios ao mesmo tempo em que nutre e protege dos raios UV e outros agentes externos que danificam os cabelos.

Spray de Brilho Glimmer Shine Moroccanoil Leave-in
(Imagem: Moroccanoil)

Já as loiríssimas vão ter no Elixir de Brilho da linha BlondMe All Blondes um produto inigualável com acabamento luxuoso, muito brilho e total controle do frizz.

Elixir de Brilho Blond Me Leave in
(Imagem: Schwarzkopf)

Volume

Para cabelos finos, frágeis e sem volume, a Espuma da Perfeição da Bonacure já diz no nome a que veio. Ao mesmo tempo em que desembaraça e dá movimento, esse boost proporciona 100% mais volume por até três dias. Esse é do tipo de leave-in que pode ser aplicado já a partir da raiz.

Leave-in Espuma da Perfeição Schwarzkopf Bonacure
(Imagem: Schwarzkopf)

Frizz e pontas duplas

Pontas duplas são um problema que apresenta outras consequências, como ressecamento e frizz. E existe um leave-in que previne os três problemas de uma vez. Estamos falando do Peptide Repair Rescue Sealed Ends. É um selador de cutículas que, antes de fechar as escamas, ele nutre as pontas oferecendo um cabelo brilhoso, macio, saudável e sem frizz.

Peptide Repair Rescue Sealed Ends Bonacure Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Reconstrução

Cabelos danificados ou até mesmo porosos merecem um Fibre Force Selante Fortificante. O fortalecimento dos fios inicia já no primeiro uso e os resultados são surpreendentes a cada aplicação. Esse leave-in recria pontes perdidas e restaura partes internas do cabelo.

Fibre Force Selante Fortificante Leave-in Schwarzkopf Bonacure
(Imagem: Schwarzkopf)

Como usar o leave-in

Uma das coisas mais legais do leave-in – além do efeito maravilhoso nos cabelos, é claro – é que ele dura muito. Isso acontece porque não precisa de muito produto para se obter um bom resultado.

A medida é sempre, no máximo, o equivalente a uma moeda de 50 centavos na palma da mão que você vai espalhando pelo comprimento do cabelo. Caso você sinta que precisa de mais, vai colocando de moedinha em moedinha até cobrir todos os fios.

O ideal é que esse procedimento seja feito sempre com os cabelos úmidos logo após a lavagem, mas também é possível fazer com os cabelos secos para o prolongamento dos day after.

E atenção: nenhum leave-in deve ser enxaguado, mas todo cabelo precisa de um leave-in.

Escolha o seu e depois vem aqui contar pra gente como foi o resultado. Certeza que você vai amar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *