É uma coisa assim, meio loba, meio sertaneja anos 80. Sim. Wolf cut literalmente quer dizer “corte lobo” e a referência desse nome é mais precisamente ao ar selvagem que esse corte de cabelo proporciona não por acaso às madeixas. Se você ainda não está por dentro dessa tendência para a estação que vem chegando, então se liga aqui e pega essa visão: prático, charmosérrimo e todo desfiadinho, o wolf cut está fazendo a cabeça de todo mundo (bem difícil deixar esse trocadilho de fora, hein?).

E você com certeza já topou com esse corte nos TikToks da vida. Ele começou a bombar entre as celebridades depois de aparecer pela primeira vez entre estrelas do K-Pop. Rapidamente chegou ao ocidente e viralizou. Depois disso, cantoras, atrizes e influencers não demoraram a exibir o novo visual nas redes sociais.

Na prática, o wolf cut é uma mistura de dois estilos que já foram moda em décadas passadas (é… e quem vai ficar passada vai ser você quando souber quem eram seus embaixadores no Brasil haha) e que, juntinhos formando esse novo estilo de corte, com certeza vieram para ficar em 2022.

Shaggy + mullet = wolf cut

O primeiro deles é o shaggy hair. E é agora que você vai ficar passada: sabem quem usava esse corte nos anos 70? Chitãozinho e Xororó! É, amiga, pode parar de chamar sua avó de cafona porque agora é a sua vez de ostentar aquele cabelo repicado, cortado em camadas e com um visu meio bagunçado. Desse modo, compondo o visual do wolf cut, o shaggy – que até outro dia era o preferido dos millennials – adquire um ar moderno e descontraído.

E é mais ou menos dessa mesma época que vem o segundo estilo que está embutido no wolf cut, o mullet, que por sua vez é o mais amado da Geração Z. Esse corte vai além do repicadinho na frente e dos fios em camada. Seu efeito está sobretudo no topo da cabeça, geralmente ficando mais curtinho na frente e mais comprido atrás.

A dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó exibindo seus mullets
(Foto: Divulgação)

Sim, migs, temos aqui Chitãozinho e Xororó ditando tendência de novo. Certamente você nem era nascida e já estava a dupla sertaneja ostentando o que seria o seu corte de cabelo superfashion de 2022 nas capas dos discos de vinil mais amados do Brasil 40 anos atrás. Mas, diferentemente do que ocorreu com o shaggy, aqui o mérito não fica todo com eles, não. Dizem que no Império Romano esse estilo já era usado (achei chique).

É na releitura desses dois cortes unidos em um só que atualmente o wolf cut vem dominando os estilos para cortes de cabelo para o próximo verão. Confira na sequência mais detalhes de como aplicá-lo de diferentes maneiras.

Wolf Cut une passado e futuro

Então é assim, unindo essas duas tendências do passado, que o wolf cut chega todo despojado e autêntico no século 21. O corte vem tendo uma explosão na internet, com recordes de buscas em plataformas como Google, YouTube e Pinterest.

Já são milhares de vídeos explicando sobre eles e tem até entrevista com Chitãozinho e Xororó para contar sobre os dois estilos que deram origem ao wolf cut. Inclusive tem tutoriais ensinando você a fazer um wolf cut em casa (coragem!).

Cantor dos anos 80
(Imagem: Giphy)

E não, você não precisa ficar com cara de cantor sertanejo dos anos 80 para estar na moda. Sabe por quê? Porque o wolf cut está definitivamente entre os cortes mais versáteis e contemporâneos para as tendências dos salões do próximo ano e os hairstylists por aí estão usando toda a criatividade para aproveitar esse estilo ao máximo.

Esse corte cai superbem com qualquer tipo de cabelo e o volume no topo da cabeça pode ser feito de diferentes formas. Ele permite tanto um estilo mais ousado, com mais volume e um ar mais bagunçado, como pode ser feito de maneira bem discreta, com linhas valorizando o rosto e um repicado menos agressivo.

Alguns dos cortes possíveis

Curto

Cabelos curtos costumam se dar bem com esse corte. A atriz Vanessa Giácomo é um exemplo de um wolf cut curto que ficou um charme. A indicação para esse comprimento é afinar a partir da orelha até a nuca. Fica um desfiado mais discreto e o volume adquire um aspecto um pouco mais natural.

Wolf Cut curto
(Foto: cottonbro/Pexels)

Bem curto

A cantora Miley Cyrus é do tipo que, quando nasceu, Deus disse: “desce e arrasa”. Ousadia é a marca registrada da estrela que, claro, foi uma das primeiras a aparecer nas redes sociais com o seu wolf cut do babado. Ela literalmente arrepiou com um desfiadão quase desaforado e cheio de estilo provando que, sim, cabelo curtíssimo pode aderir ao wolf cut que fica lindo.

Wolf Cut modelo curtíssimo
(Foto: reprodução Instagram / @rachaeld.hair)

Bem desfiado

A modelo internacional Cathy Wolf também jogou no time das ousadas e foi uma das primeiras a figurar nas redes sociais com a nova tendência que, aliás, ela carrega até no sobrenome.

O estilo que ela escolheu foi um bem desfiadão que ela vem ostentando já faz alguns meses. Cathy optou pelo volume maior no topo da cabeça e as camadas desfiadas descendo ao longo do comprimento.

Longo atrás

O wolf cut de Cathy também se encaixa no estilo que fica mais longo atrás e que está entre os mais procurados, mas o corte permite ainda mais ousadia que o da modelo. Aqui, o caminho para enfiar o pé na jaca é cortar bem curtinho na parte da frente sem preservar fios emoldurando o rosto com as camadas descendo só na parte de trás mesmo. O comprimento pode ser só sobre o pescoço ou descer pelo ombro, como é o caso da atriz e cantora Debby Ryan que, apesar da radicalidade no corte, continua com aquele jeitinho delicado.

Wolf Cut modelo longo atrás
(Foto: reprodução Instagram @ineshairstylist)

Wolf cut no cacheado

Menina, se tem um corte que valoriza cachos e ondas é o wolf cut. O volume é uma das sacadas dele, lembra? Portanto, cabelos cacheados, ondulados ou crespos já têm um volume natural e com o corte em camadas, tudo isso acaba sendo potencializado seja qual for o estilo do corte, curto, longo, mais longo atrás, ousado ou discreto.

Curtain bangs

Franjas curtas estão permitidas em qualquer caso, tanto para cabelos lisos como os cacheados ou ondulados. Quanto mais volume você desejar no topo da cabeça, mais curta poderá ser a franja, mas tudo vai depender do quanto que você pretende ousar. A franja tanto pode dar um astral de delicadeza como pode realçar algum traço mais potente da sua personalidade.

Discreto

Em essência estamos falando, sim, de um corte ousado e cheio de estilo, que chama a atenção e pode mudar completamente seu visual. Mas dá pra estar na moda sem radicalizar tanto assim aderindo ao wolf cut sem problema algum.

A dica aqui é preservar o comprimento do cabelo e segurar a mão nas camadas, com mais espaço entre elas. Quanto mais longas elas forem, menor será o volume e o movimento. A franja também influencia bastante. Ela não precisa ser curtinha. Pode perfeitamente ter um caimento ao longo do rosto, formando uma moldura e oferecendo mais discrição ao corte. 

Nova febre nos salões teve seus primeiros adeptos na Ásia
Foto: reprodução Instagram @atsutoshi00

E o cuidado? Será que wolf cut dá trabalho?

Sim, ele é bagunçado por natureza e o corte em si não precisa de muita manutenção já que é cheio de pontas e meio desfiadinho. Mas, cabelo é cabelo, né, migs. Ele sempre vai precisar de algum cuidado.

Uma das propostas do wolf cut é o volume, então, quem tem cabelo muito fininho vai precisar de uma forcinha para alcançar seus objetivos. Tem uma linha da Bonacure que é ideal para esses casos. E a Espuma da Perfeição é um dos produtos dessa linha. Cabelos finos e frágeis que precisam de volume e movimentam encontram nessa espuma a perfeição mesmo. E é só passar, não precisa enxaguar.

A Espuma da Perfeição da Schwarzkopf é ideal para cabelos finos que precisam de volume

Para os cachos, o mousse de controle da Moroccanoil, com sua fórmula leve e poderosa, define sem pesar e controla o frizz. Basta aplicar amassando os cabelos úmidos com as mãos e pronto.  

E quem tem cabelo muito liso talvez precise da ajuda de babyliss ou secador para ajudar no volume. Nesse caso, não esqueça de proteger suas madeixas das ferramentas de calor. Também na linha Bonacure, o kit da Peptide Repair Deep Nourich ajuda a proteger da ação desses equipamentos e já restaura fios danificados.

Mechas

Ah! E tem uma dica incrível para quem quer realmente ousar no wolf cut que é a coloração das camadas em tons diferentes. Você pode ficar nas cores tradicionais variando entre castanhos, louros e ruivos ou apostar em combinações mais modernas, pintando o topo ou fazendo mechas com cores como vermelho, verde, roxo ou lilás. Os tonalizantes Chroma ID com seis tons diferentes e os shampoos pigmentados Bold Color Wash (em quatro cores) são ideais para esses casos. Fica um efeito visual único.

Mulher com cabelos pretos e mechas vermelhas
(Foto: Wikimedia Commons)

Wolf cut veio pra bagunçar, mesmo!

E então? Curtiu as dicas do wolf cut? Vai arriscar esse corte no verão? Conta pra gente aqui nos comentários qual estilo é mais a sua cara e vamos nessa! Porque a tendência pra estação é bagunçar, mesmo! Ou nos penteados com cara de descabelados, como já mostramos aqui, ou nesse corte selvagem que não nega as aparências, não disfarça as evidências e deixa tudo mais charmoso.

É cortar e arrasar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *