No universo infinito de produtos para cabelo, cada um vai oferecer com excelência um serviço específico. E para quem tem cacho, então, nem se fala. Tem o que hidrata, tem o que nutre, tem o que define os cachos, tem o que protege das ferramentas de calor, tem o que reduz o frizz, enfim, tem um shampoo, uma máscara, um condicionador e um leave-in para cada necessidade dos seus fios. Geralmente esses produtos não são muito baratos e nem sempre dá pra ter um de cada. E aí que fica difícil escolher. O que priorizar: umidade ou proteína?

Umidade ou proteína: qual o melhor?
(Imagem: Giphy)

Pois é, cachos no geral precisam dos dois… mas, se você tem que fazer essa escolha, fique tranquila que preparamos dicas para te ajudar a não errar e a manter a beleza dos seus cachos sempre em dia. Vem ver.

Qual a função da umidade e da proteína?

Entender o que umidade e proteína fazem nos cabelos é o primeiro passo para saber escolher bem os produtos que você vai usar. Quer dizer: na verdade você vai acabar usando os dois tipos ao longo da sua vida (e eu posso provar). Mas, compreender a diferença entre umidade e proteína vai ajudar você a saber quando é o momento de investir em um ou em outro.

Umidade

Umidade é água. Ela é importante porque é essa hidratação na medida certa que vai garantir, entre outras coisas, o transporte de nutrientes ao longo do fio. E isso, consequentemente, mantém sua força, elasticidade e brilho.

Hidratação é muito importante para os cachos. Umidade e proteína se completam
(Imagem: Giphy)

Ou seja: se a umidade não está ok, não adianta encher o cabelo de nutrientes. Eles simplesmente não vão chegar onde precisam e nem terão onde se fixar dentro do fio porque não vai ter água suficiente para fazer esse serviço.

Ao mesmo tempo, embora umidade seja, sim, água, isso não significa que basta molhar os cabelos e pronto. Eles estarão hidratados. Não! Esse processo envolve produtos e procedimentos específicos para hidratação.

A Schwarzkopf Bonacure tem uma linha especial para quem tem cachos e precisa hidratar. É a Hyaluronic Moisture Kick, que inclusive conta com dois leave-ins especiais para definir os cachos. Seu segredo está no derivado de ácido hialurônico da fórmula, que atrai e retém a umidade.

Hyaluronic Moisture Kick é a linha de hidratação da Schwarzkopf Bonacure
(Imagem: Schwarzkopf)

Proteína

Ela chega a estar presente em até 95% da composição da fibra capilar. Isso significa que qualquer coisa que a gente faça com nossos cabelinhos, não tem jeito. Vai atingir de alguma forma a proteína dos fios. Principalmente a famosa queratina, a grande responsável pela força e elasticidade das madeixas.

Tá. Então isso quer dizer que eu sempre vou ter que investir em produtos à base de queratina? Não, calma. Vamos por partes. A intensidade, a frequência e o tipo de produto para esse tratamento vão depender de vários fatores.

Cachos precisam de cuidados especiais sempre
(Imagem: Schwarzkopf)

Muitas vezes, a própria rotina de hidratação já resolve o caso. Primeiro porque alguns desses produtos já têm uma dosezinha de queratina, ainda que esse serviço esteja em segundo plano. Segundo porque, como falamos acima, às vezes a própria umidade em um nível mais adequado já vai transportar os nutrientes com mais facilidade da raiz às pontas. Consequentemente, isso vai resultar em mais nutrição – e queratina – para seus fios!

Agora, se seus cachos são do tipo guerreirinho, que enfrentam química, muito sol, mar ou piscina e outras agressões externas, aí é bom ficar de olho. Antes que eles fiquem porosos, um reforço de queratina é fundamental.

Quem tem mechas, luzes ou tá loiraça, a recomendação é a linha BlondMe. Não tem igual para cuidar das madeixas, sejam elas platinadas ou só um pouco iluminadas.

A linha BlondMe é perfeita para as loiras
(Imagem: Schwarzkopf)

Para aqueles fios que precisam de uma boa nutrida, o Peptide Repair Rescue é na medida certa.

Schwarzkopf Bonacure Peptide Repair Rescue para cabelos que precisam de nutrição
(Imagem: Schwarzkopf)

Mas, se o seu cabelo já está praticamente na UTI, vai de Fibre Force que não tem erro. Essa linha fortificante trabalha a reposição de queratina de dentro para fora.

Scharzkopf Bonacure Fibre Force para cabelos que necessitam reconstrução profunda
(Imagem: Schwarzkopf)

Umidade e proteína no cronograma capilar

Agora que você entendeu a função tanto da umidade como da proteína para os fios, o próximo passo é observar quais as necessidades mais importantes dos seus cachos. Comece sua rotina capilar a partir delas. E não se esqueça: as necessidades da raiz não serão iguais às do meio que, por sua vez, também serão diferentes das pontas.

Cabelos cacheados e crespos têm mais dificuldade de levar umidade ao longo do fio justamente devido às voltinhas que ele dá. Por isso, quanto mais miúda for sua molinha, mais seus fios vão precisar de hidratação e reforço na queratina.

Cabelos cacheados precisam de muita hidratação
(Imagem: Schwarzkopf)

Aliás, é por isso também que, ao contrário do que muita gente pensa, os cabelos afro são sempre muito mais sensíveis que os outros. Muuuuito mais. Eles têm mais tendência à porosidade exatamente pela dificuldade de transportar água e nutrientes da raiz até as pontas. Ou seja: cabelo afro precisa de cuidados especiais.

Alterne os produtos

Dito tudo isso, a gente finaliza o artigo com a dica principal: alterne os produtos. Assim você vai conseguir oferecer um tratamento completo para seus fios. E preste atenção a cada parte do cabelo.

Na raiz, quem vai tratar é o shampoo. Comprimento e pontas, atenção na máscara, no condicionador e no leave-in. Qual é a principal necessidade de cada um agora? Escolha os produtos respondendo a essa pergunta.

Conhecer os cachos é fundamental para saber se seles precisam de hidratação ou proteína
(Imagem: Schwarzkopf)

Depois de um tempo, ou essa necessidade vai mudar ou é hora de você focar em outra. Acabou o primeiro shampoo? Avalie se é o caso de comprar um igual ou de apostar em outra linha para reforçar outro aspecto do cabelo. Faça o mesmo com máscara, condicionador e leave-in.

E por fim, sempre valorize o day after. Ele é tudo para a saúde dos fios e, principalmente, economia de produtos. Gostou das dicas? Quais as maiores necessidades dos seus cachos? Comenta aí! Quem sabe eu possa te ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *