A hora mágica do dia. Foi assim que o cabeleireiro de Julia Cumming explicou à revista Vogue sobre sua inspiração para colorir os cabelos da cantora quando ela participou de um desfile de moda em Paris anos atrás. Em outras palavras, Chesley Pickthorn disse na entrevista que as cores do entardecer, quando o céu fica entre o rosa e o roxo, foram o que o influenciaram a chegar ao tom pastel que simplesmente brilhou nas passarelas. Não é à toa que esse tom é chamado de “cor fantasia”.

Julia Cumming com tom pastel rosa
(Imagem: Reprodução Instagram Julia Cumming)

Bom. Nesse meio tempo o tom pastel nunca mais deixou de figurar entre as estrelas da colorimetria. Inclusive dando uma passeada no insta da Julia a gente vê que ela adora até hoje. Também pudera! Essa cor reúne charme, delicadeza e modernidade tudo ao mesmo tempo e de uma só vez. Resumidamente, o tom pastel é descrito como uma cor que tem um ar mais de desbotado, porém, a gente olha e sabe que aquilo ali não é desbotamento, não. É puro estilo.

Os mais desejados

Em suma, os tons pastel são aquelas cores mais clarinhas e que remetem a um ambiente angelical e suave. Entre as mais usadas estão rosa, verde, azul, lilás e amarelo. São também conhecidas como “candy colors” por estarem bastante presentes em doces como o algodão-doce.

Por isso são muito aplicadas em decorações infantis como azul-bebê, rosa-bebê, rosa-chá, rosa envelhecido, verde-água, etc. Para os cabelos, as tonalidades e suas variações entre rosa, lilás e azul é que são mais tendência em 2022 .

Um exemplo muito solicitado nos salões é o lavanda, que combina um gradiente de cores justamente entre as três tendências de uma vez só. Seu direcionamento é mais frio.

Mulher com cabelos curtos afro na cor lavanda
(Imagem: Schwarzkopf)

Mas, como conquistar o tom pastel dos sonhos? Vem comigo que trago dicas importantes para você não errar na mão e o seu desbotadinho ser puro charme.

A base do tom pastel é praticamente branca

É, amiga, vá se preparando para uma ou mais sessões de descoloração. Só que antes do teste de paciência, você vai ter que passar com louvor (quer dizer, você não, né, o seu cabelo) no teste de mechas. Desse, não tem escapatória infelizmente (ou nem tanto). É porque a gente vai precisar praticamente de um platinado e você já leu aqui sobre o quanto isso é agressivo para os fios.

Passou no teste de mechas? Ótimo. Pois então não abra mão de produtos incríveis para a descoloração. Tipo o Pó Descolorante Bond Enforcing Premium 9+, da BlondMe, que clareia até 9 tons mesmo sobre bases mais escuras. Ah, e ele pode ser usado tanto em cabelo virgem como quimicamente processado. No momento em que rola o processo de descoloração, esse produto já aproveita para cuidar dos seus fios formando uma camada protetora.

Pó Descolorante Enforcing 9+ BlondMe Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Xi, não passei no teste de mechas, e agora?

Sem crise, baby. É só entrar com um kit da Fibre Force na jogada um tempinho antes de fazer a descoloração que não tem erro. Shampoo, máscara, creme recuperador de pontes, selante de cutículas e spray fortificante com certeza vão deixar suas madeixas prontinhas para receber o seu tom pastel numa boa.

Linha Fibre Force Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Uma coisa é certa: acima de tudo, os resultados sempre serão melhores quando o trabalho for feito por um (bom) profissional ou se você puder pelo menos contar com o aconselhamento de algum de sua confiança.

Pois é: esse tom também desbota

Claro que sim. Aliás, sempre. Porém, isso não precisa ser um problema, é só cuidar das madeixas direitinho que o seu tom pastel ficará eternamente lindo enquanto durar seu amor por ele.

Modelo com cabelos curtos acima dos ombros com mechas em diferentes cores todas em tom pastel
(Imagem: Schwarzkopf)

No seu cronograma capilar (sim, aconselhamos você a montar um), o trio shampoo, máscara e condicionador para cabelos coloridos tem que necessariamente estar presente. Eles ajudam a fixar os pigmentos e combatem desbotamentos, manchas ou o surgimento de tons indesejados. Tudo isso, obviamente enquanto nutrem, equilibram umidade e selam cutículas.

É o que fazem os itens da família de produtos Color Freeze, da Bonacure, que tem kits para diferentes cores. O sem sulfato é bom para a manutenção de qualquer cor. Para os tons que precisam de direção amarela ou cinza, é aconselhável o Silver. O Vibrant Red é feito para quem vibra no ruivo ou cobre e o Rich é indicado para cabelos coloridos mais danificados, porosos, que não aguentaram tão bem os processos químicos.

Linha Color Freeze Bonacure
(Imagem: Schwarzkopf)

Como escolher a cor ideal para o tom pastel

Igual acontece com toda coloração, cor de pele e tom do cabelo precisam dialogar para que o efeito seja o melhor possível. Falando nisso, essa é uma das razões de o cabelo lavanda estar bem em alta: é um tom pastel que combina com praticamente todos os tons de pele.

Mulher com cabelos cacheados com tom pastel lavanda
(Imagem: Schwarzkopf)

Se você não tem bem certeza de que cor escolher, vai aqui o mesmo conselho que já demos um tempinho atrás no artigo sobre morenas que decidem ficar loiras. Comece aos poucos, vá de mechas, pegando leve com o seu cabelo.

Outra alternativa é apostar nos degradês, com mais de um tom espalhado pelas mechas ou com raiz esfumada, gradativamente clareando até chegar com o tom pastel nas pontas. Enfim, são mil e uma variações possíveis com uma única certeza: todas elas ficam lindas.

Qual a melhor tinta para o tom pastel?

Concluído o processo de nutrição, hidratação, teste de mecha e descoloração segura, chegou a hora da verdade: aplicar a coloração.

Tanto quanto os produtos da rotina capilar e o pó usado para platinar os fios, a tinta também tem que ser de ótima qualidade ou você vai pôr todo o trabalho anterior a perder.

A Igora Royal oferece opções que caem como uma luva no projeto tom pastel, principalmente com seus tons de mistura cinza, azul, verde (para quem não quer ficar só na tendência e deseja inovar meeeesmo), dourado, cobre, vermelho e violeta. Daqui é possível criar tanto o tão desejado lavanda quanto aquele rosa fumê com cara de anjinho delicado que a gente sabe que mora aí dentro de você (ou não, também rs). Essas cores são todas com aquele código que começa com 0-.

Tintura Igora Royal
(Imagem: Schwarzkopf)

Seguindo na vibração do rosa, a linha tem um código que vai direto para esse tom, que é o 9,5-18, de longe a tinta mais procurada por quem ama a tonalidade em questão. O código 9,5- tem também outros três tons clarinhos que igualmente podem ser usados para chegar no pastel. São eles: Azul Claro (9,5-22), Bege (9,5-4) e Bege Frio (9,5-49).

Misturinha mágica

Por outro lado, um bom colorimetrista é capaz de fazer mágica com qualquer tintura Igora Royal e chegar ao tom pastel perfeito para o seu rosto usando a Take Over Pastelfier. Essa coloração é usada para misturar com qualquer código da marca diluindo a intensidade da direção de tom. Ela é feita especificamente para criar tom pastel a partir de cores tradicionais. É simplesmente a perfeição em forma de tintura!

Igora Royal Take Over Pastelfier
(Imagem: Schwarzkopf)

E sabe o que é melhor? Todas as tinturas Igora Royal – assim como todas as colorações Schwarzkopf, diga-se de passagem – são verdadeiros tratamentos para os seus cabelos. Além da alta definição, cobertura excelente e duração máxima, estamos falando de produtos que contém lipídios na sua composição que ampliam a penetração dos pigmentos e a retenção de cor.

Cabelo rosa pintado com tintura Igora Royal
(Imagem: Schwarzkopf)

São tinturas que selam a superfície dos fios, garantindo assim uma durabilidade e resistência muito maior da pigmentação. São definitivamente das melhores tinturas do mercado.

Tonalizante para quem não quer tintura

Máscaras tonalizantes e shampoos pigmentados são sempre uma ótima opção para quem não quer cair imediatamente de cabeça nas tinturas. Só lembrando que, dependendo da cor que está seu cabelo e o tom pastel que você deseja alcançar, não vai ter jeito: certamente vai precisar descolorir. Mais uma vez não esqueça o teste de mecha, tá bem?

Agora, vamos direto à tonalização. É importante ressaltar que esses produtos não são tinturas permanentes como, por exemplo, acontece com as Igora Royal. Esse tipo de pigmentação é temporária e vai “desbotandinho” conforme você vai lavando os cabelos.

Por isso mesmo é que precisam ser de boa qualidade, como é o caso da Chroma ID, máscaras tonalizantes da Schwarzkopf. Em diferentes tonalidades, ela inclusive tem alguns códigos da família dos 9,5-, sobre os quais falamos acima quando citamos as colorações.

Máscara tonalizante Chroma ID
(Imagem: Schwarzkopf)

Outra opção é o tonalizante Igora Vibrance que também tem direção de tom nos códigos que começam com 0- e o tom pastel nos que começam com 9,5-. A diferença é que enquanto a máscara dura 12 lavagens, a Igora Vibrance dura até 25.

Tonalizante Igora Vibrance é ideal para quem deseja testar o tom pastel antes de decidir pela cor
(Imagem: Schwarzkopf)

Esses dois exemplos são ideais para quem deseja apenas fazer uma experiência para então se decidir pela cor definitiva ou quer ficar no tom pastel só por um tempo.

Pra pintar no banho

Por último e não menos importante, temos ainda os shampoos pigmentados Bold Color Wash. Nas cores vermelha, roxo, azul e rosa, ele frequentemente é usado por quem busca tons vibrantes, contudo dá para chegar no tom pastel também, basta diluir o produto em água no momento da aplicação e seguir as instruções normalmente.

Shampoos pigmentados Bold Color Wash são ótimos para obter tom pastel
(Imagem: Schwarzkopf)

Viu? Tem vários caminhos para você conquistar seu tom pastel dos sonhos. Pode ir sem medo que de qualquer jeito você vai ficar linda! Temos certeza disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *