Existem muitas dúvidas em torno da coloração na gravidez. Até algum tempo atrás, acreditava-se que nenhuma tintura poderia ser usada na gestação para evitar possíveis danos ao feto. O desenvolvimento de pesquisas já esclareceu várias questões sobre o assunto. Dependendo do produto, a tintura não chega a ter uma concentração de químicos capaz de oferecer riscos. Além disso, muitos ingredientes que antes constituíam as tinturas hoje são proibidos por órgãos reguladores. Em alguns casos, eles foram abolidos pelos próprios fabricantes.

É possível usar coloração na gravidez
(Imagem: Pixabay)

Tudo isso reduziu drasticamente os riscos à saúde. Não só gestantes como de qualquer pessoa, incluindo os profissionais que ficam em contato o dia inteiro com esses produtos, se beneficiam disso.

De toda forma, por medida de segurança é recomendável que se use coloração somente após o terceiro mês de gravidez. Isso porque é nesse período que ocorre a formação dos principais órgãos do feto. Assim sendo, os cuidados devem ser redobrados não só com tinturas como em todas as situações do dia-a-dia.

Retocar a raiz

Com a explosão hormonal, ocorrem diversas alterações no corpo da mulher. Boa parte delas afetam os cabelos. Uma delas é o crescimento mais rápido de todos os pelos. Consequentemente, a raiz vai aparecer mais rápido. Com isso, a necessidade de retoque pode ser mais frequente.

Retocar a raiz pode ser feito com produtos sem amônia na gravidez
(Imagem: Pexels)

Uma das alternativas para esse caso é o uso de produtos sem amônia. É o caso do tonalizante Igora Vibrance. Por se tratar de uma tintura demi-permanente, não tem depósito de pigmento no interior do fio. Por esse motivo, não há o uso de amônia. Ao mesmo tempo, sua fixação é menor que a de uma tintura permanente.

O Igora Vibrance oferece um desempenho bastante superior aos produtos da categoria. Além de durar até 25 lavagens, ele ainda hidrata os fios de uma forma incomum, oferecendo cor, brilho e maciez em um só produto.

Igora Vibrance é um tonalizante sem amônia
(Imagem: Schwarzkopf)

Técnicas seguras na gravidez

Uma das formas de manter os cabelos em dia durante a gravidez é aplicando técnicas em que a coloração fique longe da raiz. Por exemplo, apostar em mechas tipo as ombré hair ou as californianas, que iluminam do corpo do cabelo para as pontas sem tocar no couro cabeludo.

Ombré hair é uma ótima técnica para evitar coloração na gravidez de forma segura
(Imagem: Georgia Maciel / Pexels)

A segurança está no fato de que os químicos da tinta penetram na corrente sanguínea quando em contato com a pele, ou seja, com o couro cabeludo. Produtos aplicados somente nos fios não oferecem riscos. Claro, desde que aplicados em um salão e por um profissional.

Produtos naturais 

A amônia é a grande vilã do mundo das colorações, mas não é a única. Vários outros ingredientes como fragrâncias, corantes e outros itens de origem sintética – ou seja, que não são naturais – podem causar problemas. Chumbo, parabenos, fenóis, petrolatos são alguns desses elementos que você deve evitar, não só durante a gestação.

Entre os problemas causados por esses produtos estão alergias, ardência, lesões na pele e até mesmo doenças mais graves. Mas é possível manter a coloração na gravidez utilizando tinturas sem tais itens na fórmula.

Essensity é coloração permanente sem amônia segura para ser usada na gravidez
(Imagem: Mercado da Beleza)

A Schwarzkopf tem a linha Essensity, feita com 98% de ingredientes naturais. Sua tecnologia Phytolipid é toda desenvolvida com óleos à base de plantas. Com uma cartela de cores variadas, é totalmente livre não só de amônia como de todos os outros produtos prejudiciais à saúde.

Coloração na gravidez é possível, sim!

Viu? Com alguns cuidados e escolhendo o produto certo, você pode tranquilamente manter seus cabelos super em dia durante a gestação. É claro que, além disso, é fundamental contar com as orientações do seu médico e buscar os serviços de um bom profissional. Seguindo essas dicas, você pode ficar grávida e diva ao mesmo tempo sem medo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *