Já reparou que nas tabelas com os códigos de cores das colorações tem umas tinturas que começam com o número 0 antes da vírgula? Sabe o que isso significa? Esse número indica que se trata de um neutralizador ou de um potencializador. Ou seja: esse produto não é utilizado para pintar os fios, mas para neutralizar ou potencializar alguma nuance na coloração. Nosso foco hoje serão os neutralizadores, vamos deixar os potencializadores para um próximo artigo. Neutralizador é aquele produto que “apaga” um vermelho ou um verde que não era pra refletir nos seus cabelos, sacou?

Vamos à prática. Na tabela dos neutralizadores de Igora Royal você encontra códigos como 0-33 ou 0-22, por exemplo, que têm as cores verde e azul. É bastante comum surgir a pergunta: se eu aplicar a Igora Royal 0-33, que é um tom de mistura verde, meu cabelo vai ficar verde? E no 0-22? Fica azul?

Neutralizador é um produto que apaga as nuances indesejáveis no seu cabelo
(Imagem: Lorri Lang / Pixabay)

A resposta é não. Porque não é função desse produto tingir fios. Tanto é que ele não tem cor base. No código de cor a ausência da base – necessária em uma coloração – é representada pelo número 0 antes da vírgula. O que um neutralizador vai fazer, como seu nome diz, é neutralizar determinados reflexos que não deveriam aparecer nos seus fios, seja seu cabelo natural, descolorido ou tingido.

Mas como é que isso funciona e quando eu devo usar um neutralizador? Vem comigo que vou te explicar tudinho neste artigo.

Entendendo a Estrela de Oswald


A Estrela de Oswald é uma ferramenta fundamental para quem quer entender não só a base, mas a mágica completa da coloração capilar. Ela é uma representação gráfica que nos permite compreender de forma bastante prática como as cores se formam e quando elas se tornam potencializadores ou neutralizadores de cor.

O primeiro passo é localizar as três cores primárias que estarão representadas em três pontas da estrela: azul, amarelo e vermelho. Nas outras três pontas, nós temos as cores secundárias, que são resultantes da mistura das cores primárias: verde, laranja e violeta.

O segundo passo é ter em mente a seguinte matemática entre as cores:

Azul + amarelo = verde

Amarelo + vermelho = laranja

Vermelho + azul = violeta

E o que isso tem a ver com o neutralizador?

Absolutamente tudo. Por exemplo: vimos acima que a mistura de duas cores primárias como o amarelo e o vermelho forma o laranja, certo? Lembra que as cores primárias são três? Pois é. Isso significa que, no laranja, uma das cores primárias está de fora da mistura, que é o azul. Esse é o segredo da neutralização: ao incluir a cor primária que está faltando na mistura, estamos neutralizando a cor que temos no momento.

O neutralizador dos tons vermelhos é o tom de mistura verde
(Imagem: Schwarzkopf)

Portanto, se eu tenho um cabelo que está muito laranja, eu aplico um Igora Royal 0-22, que tem azul na sua composição reduzindo assim a nuance indesejada, dando uma esfriada nos reflexos. Dessa forma, a conta completa dos neutralizadores fica assim:

Azul + amarelo = verde. Neutralizador do verde: vermelho

Amarelo + vermelho = laranja. Neutralizador do laranja: azul

Vermelho + azul = violeta. Neutralizador do violeta: amarelo

É por essa razão que cores secundárias e primárias neutralizadoras estarão sempre nas pontas opostas da Estrela de Oswald. Assim, é só bater o olho para ver de imediato que a cor que se opõe à ponta laranja é o azul e assim por diante.

Neutralizador é o trunfo da sua cor perfeita

Agora que você já entendeu qual é a mágica das cores, fica muito mais fácil escolher o neutralizador Igora Royal que vai dar aquele up na sua coloração. Mas atenção: é preciso ter certeza da proporção a ser aplicada no cabelo. Por isso, se ficar qualquer dúvida, o ideal é sempre consultar um profissional de sua confiança ou solicitar o serviço ao seu salão. Normalmente, um bom profissional já vai saber antes mesmo de aplicar a sua coloração se o seu cabelo vai precisar de neutralizador ou não e inclui o produto durante o próprio serviço.

Neutralizadores também são muito úteis para dar banho de brilho
(Imagem: Schwarzkopf)

Vale lembrar também que os neutralizadores não têm a função de clarear ou escurecer os fios. Ou seja, neutralizar não é matizar. Como já explicado acima, o objetivo aqui é apagar ou reduzir um reflexo indesejado.

Tem neutralizador no Vibrance

A tabela do Igora Vibrance, o tonalizante da Schwarzkopf, também tem neutralizadores. Sua identificação também se dá pelo 0- no início do código de cor. Por se tratar de um tonalizante, portanto é sem amônia, é um produto que pode ser usado com mais frequência mesmo sobre tintura permanente. E ele ainda oferece uma vantagem que é um banho de brilho excepcional.

Igora Vibrance é um tonalizante que tem neutralizadores na sua tabela
(Imagem: Schwarzkopf)

Os neutralizadores na tabela são:

0-00 – sem pigmento, para banho de brilho, neutralizar tons claros e jogar luz nos cabelos

0-11 – por conter pigmento azul, tem uma direção de tom mais cinza, ideal para neutralização de laranjas e laranjas amarelados

0-22 – contém ainda mais pigmento azul que o anterior e é utilizado para neutralizar laranja

0-33 – contém pigmento verde, usado para neutralizar o vermelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *