Banho de brilho. O nome já diz tudo. É uma técnica em que você lava os cabelos com produtos específicos para dar aquele brilho maaaaara aos cabelos. Mas, quando? Como? Por quê? Que produtos usar? Essas são algumas das perguntas mais frequentes sobre um procedimento que parece tão simples. Na verdade ele é bem simples, sim. A diferença é que com as dicas que eu vou te dar agora, você vai aproveitar ao máximo os seus efeitos. Preste bem atenção.

Banho de brilho é uma técnica recomendada para qualquer tipo de cabelo
(Imagem: Giphy)

O que usar?

Entre os produtos mais indicados para fazer banho de brilho estão cremes, máscaras, óleos e tonalizantes. O óleo de argan é um dos mais amados em todo o mundo e o da Moroccanoil é, sem dúvida, um dos melhores do mercado.

Entre os tonalizantes, a sugestão é o Igora Vibrance, da Schwarzkopf. Como não há depósito de pigmento no interior do fio, mas uma revitalização de cor nas camadas mais externas e uma super hidratação, sua composição não tem amônia.

Igora Vibrance é um tonalizante perfeito para dar banho de brilho
(Imagem: Schwarzkopf)

A fórmula de Vibrance é líquida, ou seja, o produto adquire a textura que você escolher, que tanto pode ser em gel ou em creme. A diferença está na loção ativadora, que pode ser em uma dessas duas consistências. Seja qual for a escolha, o efeito é o exatamente mesmo em qualquer uma delas.

Banho de brilho para qualquer tipo de cabelo

Qualquer cabelo pode fazer banho de brilho e irá se beneficiar dessa técnica, sem dúvida. Por isso, é muito importante saber o motivo de você fazer isso nos seus cabelos. Geralmente, as situações mais comuns para aplicar um banho de brilho são:

Manutenção da cor

Por incrível que pareça, é super normal desbotar a coloração, inclusive das colorações permanentes. Existem algumas marcas que desbotam mais, já com outras isso acontece bem menos. Por sinal, a Igora Royal, da Schwarzkopf, é mundialmente reconhecida pela durabilidade da cor, com baixa taxa de desbotamento.

O tonalizante Igora Vibrance é perfeito para reforçar a coloração permanente
(Imagem: Schwarzkopf)

Mas mesmo com as melhores tinturas ele pode ocorrer por diferentes motivos. Isso vai depender de muitos fatores que vão desde a exposição ao sol até a ação de produtos externos como cloro de piscina, shampoos inadequados, etc.

Além disso, quem não quer estar sempre com aquele efeito de salão, né? Para isso, Vibrance é perfeito. O cabelo fica sempre em dia com a cor.

Tratar a cor natural dos cabelos

Por sua vez, cabelos virgens também se beneficiam demais com os banhos de brilho. Seja com os óleos e cremes, seja com o tonalizante Igora Vibrance, a sua cor natural será realçada de uma forma espetacular, sem contar o brilho e a maciez que ficarão nos fios. Com certeza vale muito a pena.

Cabelos ressecados

Seja qual for a razão do ressecamento – processos químicos, estrutura frágil do cabelo, etc. – o banho de brilho está entre as técnicas mais indicadas para essa situação.

Cabelos ressecados se beneficiam muito de banhos de brilho
(Imagem: Schwarzkopf)

E além disso, sua aplicação pode ser acrescida de ampolas de vitaminas capilares, cremes e óleos especiais para a hidratação profunda ou, quando for o caso, também a nutrição e a reconstrução.

Evitar aplicação de tintura permanente ou com amônia

Como o Igora Vibrance é um tonalizante e não tem amônia na sua composição, ele é uma tintura demi permanente. Ou seja, não há depósito de pigmentos na camada mais interna dos fios. Somente em estruturas mais superficiais.

Dessa forma, além de realçar a cor natural ou da tintura permanente, um banho de brilho com pigmento pode ainda ter outra utilidade. Enquanto hidrata os fios, ele também permite que você experimente um novo visual. Assim, você pode testar uma nova cor com segurança.

O brilho proporcionado por Igora Vibrance é sem igual
(Imagem: Schwarzkopf)

Banho de brilho de ser com cor ou sem?

E para quem fica sempre em dúvida, o Igora Vibrance tem o tonalizante 0-00, que é incolor. Já para os casos de quem quer dar uma vida a mais para a coloração, é possível optar pelo mesmo código de cor da tintura permanente ou alguma numeração próxima. A dica também vale para cabelos virgens.

Lembrando que Vibrance tem tanto os tons de mistura (que começam com o 0-) como os tons pastel (número 9,5 antes do tracinho).

Correção de cor

Quer neutralizar laranjas ou amarelos? Precisa dar uma corrigida no verde? Tá afim potencializar o cobre ou o violeta? Com o Vibrance tudo isso é possível. Da mesma forma que a cartela de Igora Royal, a cartela de cores Vibrance tem tanto os potencializadores como os neutralizadores. A diferença é que, tanto quanto potencializar ou neutralizar tons, você ainda acrescenta aquele banho de brilho especial.

Utilizando os produtos corretos, seu banho de brilho terá efeitos muito mais duradouros
(Imagem: Schwarzkopf)

Cobrir os primeiros brancos sem aderir à tintura permanente

Igora Vibrance oferece até 70% de cobertura de brancos. Ou seja, se os primeiros fiozinhos já estão aparecendo por aí e você não tá muito afim de aplicar tintura permanente, o tonalizante é a opção ideal. Enquanto os brancos forem um pouco mais discretos e possíveis de disfarçar com a tintura demi permanente, além de cobri-los, você mantém os fios hidratados na medida certa.

Loção ativadora

A Igora Vibrance tem uma loção ativadora própria que, como dito anteriormente, é quem vai definir a consistência na hora de aplicar: creme ou gel. A função dessa loção é transportar e depositar o pigmento e os outros elementos que farão a hidratação e darão o brilho aos fios.

Qualquer cabelo se beneficia de banho de brilho
(Imagem: Schwarzkopf)

Como fazer o banho de brilho

No geral, existe um passo a passo para dar banho de brilho, seja com cremes, seja com óleos, máscaras e ampolas. O procedimento é o seguinte:

Lavar os cabelos normalmente com o seu shampoo. Não esqueça de remover bem para não ficar nenhum resíduo

Secar bem com uma toalha, removendo o excesso de água, mas deixando os fios ainda úmidos

Aplicar Igora Vibrance em todo o cabelo, massageando para que o produto penetre bem

Deixar agir entre 10 a 15 minutos

Enxaguar bem

Aplicar o condicionador e deixar agir por no mínimo um minuto

Enxaguar novamente e pronto.

Você está pronta para brilhar muito por aí. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *