A sua blogueira preferida pintou o cabelo e você amou a nova cor. A blogueira deu a letra completa: a marca da tintura usada, o código de cada cor, a proporção da mistura e o volume da Ox. Você vai, toda feliz, e compra tudo certinho: mesma marca, mesma cor e aplica exatamente como ela recomenda. E o que acontece? Não ficou igual! Como isso é possível? Por que a cor do seu cabelo não ficou igual à da blogueira?

Seu cabelo não ficou igual ao da blogueira? Calma. Vamos entender isso.
(Imagem: Giphy)

Você deve estar achando que fez algo de errado com as tinturas ou que o tempo de aplicação não foi suficiente. Olha, a probabilidade de o erro estar aí é quase nula, sabia? Se você usou a mesma marca, mesma cor, mesma ox, fez a aplicação certinha conforme as orientações do produto, a cor do seu cabelo não ficou igual por uma série de outros fatores que eu vou explicar agora. Preste atenção.

Colorimetria pessoal

Esse é o primeiro fator a ser levado em conta na hora de apostar na cor do cabelo da blogueirinha. E existe uma grande chance de esse ser o verdadeiro motivo do seu cabelo não ter ficado igual.

Isso significa que cada pessoa é única e vai ter uma gama de cores que vai ficar bem legal, outras cores ficam mais ou menos e outras, por mais lindas que fiquem na blogueira, em você vão ter um efeito indesejado.

A começar pelo fato de que existem diferentes tons de pele. Embora essas variações sejam praticamente infinitas, é possível agrupá-los em dois tipos de “temperaturas”, que são os tons quentes e os tons frios. Ou seja, já começa por aí: talvez a temperatura da pele da blogueira seja diferente da sua e aí, minha amiga, o resultado vai ficar totalmente diferente do que você viu na internet mesmo.

Colorimetria pessoal é a explicação do porquê a cor do seu cabelo não ficar igual à da blogueira
(Imagem: Polina Tankilevitch / Pexels)

Não é que a cor do seu cabelo tenha ficado diferente. Se a gente pegar ele isoladamente, vai notar que a cor está igualzinha, mas, em uma temperatura de pele diferente, o conjunto da obra vai soar com outra vibração.

E isso não acontece só com cabelo, não, viu? A diferença no look entre tons quentes e frios também vai aparecer nas bijus, na maquiagem e na roupa. Preste atenção na sua colorimetria pessoal e assim vai entender o motivo daquela blusinha velhinha ficar tão melhor em você do que aquele vestido caríssimo. Esse é o segredo.

Existem aplicativos que ajudam você a entender melhor sobre seu tipo de pele e quais as cores valorizam melhor sua beleza. Experimente!

Saúde dos fios

Cabelo poroso não consegue segurar tintura. Por isso, se o seu cabelo está mal de saúde, pode ter acontecido de ele ter fixado pouco pigmento e, assim, a cor do seu cabelo não ficar igual ao do post que você amou, principalmente se a coloração é de uma direção de tom mais clara do que a que ele tinha antes.

Se a cor do seu cabelo não ficou igual ao que você queria, verifique se a saúde dos seus fios está em dia
(Imagem: KoolShooters / Pexels)

Cabelo com química

Miga, se você é a loca da coloração, essa pode ser uma das razões para a tintura não pegar tão bem no seu cabelo e ele ficar com a cor diferente daquilo que você viu no Instagram.

A gente já explicou como as tinturas funcionam no cabelo aqui. Em resumo, a pigmentação natural é retirada e os novos pigmentos se alojam no interior do fio para dar a nova cor. Mas, se esse interior já está ocupado, como que vai colocar mais pigmento e ainda de cor diferente ali? Não rola. Por isso que pode haver uma diferença no resultado do tom mesmo que você use a marca e o código de cor exatos que a blogueira indicou.

O domínio da química capilar é essencial para a cor do cabelo ficar do jeito que a gente quer
(Imagem: Giphy / @portadosfundos)

Outros processos químicos como selagem de cutículas, alisamentos, etc. produzem o mesmo efeito. Você não precisa ter um cabelo virgem para conseguir pintar da cor que deseja, mas, precisa ter total consciência do que é necessário fazer antes de se aventurar.

E como saber isso?

O melhor caminho é sempre consultar um profissional. Não se esqueça: pintar o cabelo é mexer com química. É fazer misturas que influenciam completamente em toda a estrutura de cada fio do seu cabelo. É aqui que mora a diferença entre um visual maravilhoso e apaixonante de um cabelo estragado e uma cor horrível que depois vai custar muito mais caro e levar muito tempo para consertar.

A cor do cabelo depende também da qualidade do produto a ser utilizado
(Imagem: Giphy / @kimrosacuca)

Aposte em produtos de qualidade

Consultou um bom profissional? Tem certeza do que deve fazer para chegar na cor desejada? Ótimo. Agora não dá pra vacilar na hora de escolher os produtos, né? Se você procura por uma tintura com menos agressão, resultados incríveis e uma durabilidade acima do normal, essa tintura é a Igora. Com uma cartela de cores ampla, ela é uma das preferidas dos profissionais de salão no mundo todo.

A linha conta ainda com a Ox de alta qualidade, com óleos que garantem a saúde e a hidratação dos fios enquanto fazem o trabalho de oxidação e fixação dos pigmentos.

Igora Royal está entre as tinturas mais amadas do mundo
(Imagem: Schwarzkopf)

E se você prefere algo mais natural, a fabricante da Igora tem a linha Essensity, feita com ingredientes naturais e livre de amônia. É uma tintura permanente – ou seja, fixa igual a Igora Royal – só que com uma tecnologia diferente, menos agressiva aos cabelos e ao meio ambiente.

A linha Essensity é garantia de cabelo saudável
(Imagem: Schwarzkopf)

Bem, agora acho que você conseguiu entender que nem sempre a cor que fica linda na blogueira vai ficar bem em você. Talvez um tonzinho mais claro ou mais escuro ou até mesmo outra cor é o que vai ter o poder de realçar a beleza que já é sua por natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *