Hidratação, nutrição e reconstrução. Cedo ou tarde seu cabelo vai precisar de um desses cuidados. Ou vai precisar logo é dos três, amiga, vai vendo. E isso é supernormal, não se preocupe. Preocupe-se, sim, em entender a diferença entre esses três tipos de necessidades diferentes do seu cabelo, como identificá-las e principalmente como supri-las quando elas surgirem.

Mulher avalia no espelho se o seu cabelo precisa de hidratação, nutrição e reconstrução
(Imagem: Giphy)

Isso é importante porque, pensa bem: não adianta apostar em sessões de umectação quando o que o seu cabelo precisa é de nutrientes, não é verdade? E quando for o caso de uma reconstrução, não faz nenhum sentido você gastar horrores com produtos de alta qualidade para nutrir um cabelo que nem tem as estruturas para segurar e aproveitar os nutrientes preciosos que você vai fornecer a ele.

Então, amiga, fica aqui comigo que até o final deste artigo você vai estar fera e não vai mais errar a mão quando o seu cabelo mostrar a você do que ele mais está precisando. Vamos nessa?

Hidratação, nutrição e reconstrução: o tripé essencial

No geral, essas três coisas são os elementos mais importantes para manter um cabelo saudável e bonito. As causas para faltar hidratação, nutrição e para precisar reconstruir os fios são inúmeras.

Elas vão desde o uso excessivo de chapinha, secador, processos químicos como descoloração, tintura e alisamento até coisas bem simples do dia-a-dia como sol, poluição ou mesmo a água do banho, dependendo de como é feito o tratamento da água na sua cidade. Absolutamente tudo vai influenciar no estado de saúde do seu cabelo, incluindo a sua alimentação e o tanto de líquido que você ingere por dia.

Uso excessivo de secador desidrata os cabelos
(Imagem: Giphy)

Portanto, não pense você que basta ter um cabelo virgem ou com frequentes sessões de hidratação que tá tudo bem. Não vai ser sempre assim e não tem nada de errado com isso. Além da nossa rotina e da influência de produtos externos, o nosso próprio corpo, com o passar do tempo, vai demandando mais cuidados com os cabelos uma vez que nosso metabolismo muda e ocorrem perdas de nutrientes, pigmentos e assim por diante.

Ou seja: você já percebeu que todas vamos precisar entender sobre esse tripé uma hora ou outra, né? Mas, como? Quando? E será que existe uma ordem certa para aplicar hidratação, nutrição e reconstrução?

Meme da Nazaré em dúvida entre hidratação, nutrição e reconstrução
(Imagem: Giphy)

Pois vamos ao x dessa questão (com rima e tudo haha).

Hidratação

Estamos falando do que muitos especialistas consideram como o primeiro passo do tripé hidratação, nutrição e reconstrução. Hidratar o cabelo significa devolver a ele a água perdida. Simples assim? Não, pera. Nem tanto.

Primeiro porque todo e qualquer processo químico – principalmente a descoloração – vai causar ressecamento e isso é uma coisa que acontece do lado de dentro dos fios. Descolorir quer dizer abrir cutículas e abrir cutículas significa facilitar a evaporação da água.

Sim, amiga, comidas saudáveis e beber muito líquido durante o dia são coisas que ajudam muito, mas nem sempre é suficiente, em especial quando os cabelos são quimicamente processados, ainda mais os longos, uma vez que a água não chega até as pontas com a mesma eficiência que na raiz.

(Imagem: Giphy / Disney)

Por isso, é importante proporcionar a reposição da umidade perdida com produtos de boa qualidade. E não se engane! Cabelo oleoso precisa de hidratação, sim! Óleo é uma coisa e água é outra. A questão aqui é saber escolher o produto certo e aplicar da forma correta, evitando a raiz.

Shampoo e condicionador são fundamentais nessa hora e se eles contarem com o auxílio de uma boa máscara, aí não tem erro mesmo. É bem nessa hora que entra a Hydration, a máscara de hidratação da Moroccanoil que tem óleo de argan, manteiga de karité e um montão de outros ingredientes que hidratam de forma incrível e ainda protegem os cabelos da poluição.

Máscara Hydration Moroccanoil é um ótimo hidratante capilar
(Imagem: Moroccanoil)

Como saber que é hora da hidratação?

Bom, uma coisa é certa: loiras (naturais ou descoloridas) ou quem usa muito secador, chapinha e babyliss sem sombra de dúvida precisa hidratar as madeixas.

É uma questão puramente lógica: a água evapora com calor, certo? E isso vale para todos os cabelos. Além das loiras e de quem tem fios quimicamente processados, os crespos e cacheados também tendem a ser mais secos porque a água não consegue fazer tantas curvas até as pontas.

Mulher loira de cabelos compridos tem as pontas ressecadas precisando de hidratação
(Imagem: Giphy)

Mas, para saber se ou quando o cabelo precisa de hidratação, é só observar se ele está sem brilho, sem vida, com uma textura pouco ou nada macia e com frizz. Taca umidade nesses fios, mulher!

Ah, outra dica de produto interessante aqui é o Óleo de Argan da Moroccanoil, tão bom que já virou um clássico. A versão light é para cabelos pouco desidratados e a versão normal oferece hidratação profunda e intensa.

Óleo de Argan Moroccanoil é um clássico dos cabelos hidratados
(Imagem: Moroccanoil)

As cacheadas podem ainda contar com shampoo e creme Hyaluronic Moisture Kick, da Bonacure. Não tem igual para a hidratação dos cachos.

Dica

Protetor térmico é o melhor amigo das usuárias de chapinha, secador ou babyliss. O Bálsamo de Beleza Hydra Pearl, da Bonacure, é esse amigo. Além de hidratar geral, ele ainda protege os fios das ferramentas de calor.

Hyakuronic Moisture Kick hydra Pearl Schwarzkopf
(Imagem: Schwarzkopf)

Nutrição

A segunda perna do tripé hidratação, nutrição e reconstrução pode ser também o segundo passo do seu cronograma capilar, caso você sinta necessidade de seguir um. Além de água, um cabelo talvez também precise da reposição de nutrientes perdidos pelos mesmos processos que causaram o ressecamento.

A nutrição está ligada com os óleos produzidos pelo seu couro cabeludo e transportados ao longo dos fios. De novo: quanto mais comprido o cabelo, mais dificuldades para as pontas.

A gente tá meio acostumada a ver com maus olhos o cabelo oleoso, né? Mas não deve ser bem assim. É claro que a oleosidade precisa ser controlada, mas não a um nível em que desapareça do cabelo.

Cabelos oleosos também precisam do tripé hidratação, nutrição e reconstrução
(Imagem: Giphy / Cristina Aguilera)

Afinal de contas, são esses óleos – também chamados de lipídeos – que selam as cutículas e impedem que o cabelo desidrate. É deles também a função de manter o brilho, controlar o frizz e manter os fios fortes.

E mais: são os óleos produzidos pelo cabelo que o protegem da poluição e outros agentes externos prejudiciais.

Como saber que é hora da nutrição?

Tem um teste bem comum que ajuda a indicar qual a maior necessidade do seu cabelo. É o teste da porosidade. Ele é feito da seguinte forma: você põe água em um copo e solta um fio do seu cabelo ali dentro.

Se ele boiar, é porque precisa de hidratação. Se ficar no meio – ou seja, não afundar e nem boiar -, indica que é hora da nutrição. Isso tem relação com a porosidade do fio. Em suma: porosidade baixa, ele tá só perdendo água, uma hidratação já é suficiente.

Teste do copo demonstra se o cabelo precisa de hidratação, nutrição e reconstrução
(Imagem: Giphy/ Miley Cyrus)

Quando a porosidade está média e o cabelo fica no meio, você está perdendo água e nutrientes. Hora de nutrir. E quando afunda? Ah, daí a gente vai falar mais adiante, porque é indício de que seu cabelo já está pedindo para ser reconstruído. Nesse caso chegamos na terceira perna do tripé hidratação, nutrição e reconstrução. Mas calma que esse tema vem logo ali.

Agora quero te mostrar  que toda a linha Bonacure é ideal para quem precisa nutrir os fios. Para as loiras, essa linha tem uma família de produtos que é um espetáculo. São os shampoos, condicionadores e máscaras Color Freeze, que ajudam a congelar o pigmento nos fios ao mesmo tempo em que nutrem e selam as cutículas.

Color Freeze da Bonacure, Schwarzkopf é ótimo para hidratação capilar
(Imagem: Schwarzkopf)

Cabelos mais maduros, brancos e que já apresentam os efeitos da idade podem contar com o Q10+ Time Restore, uma outra linha da Bonacure que elimina os sinais do envelhecimento e favorece a reposição da queratina.

 Dica

Hidratação e nutrição caminham juntas, só tome cuidado para não exagerar na dose. Consulte um especialista se tiver dúvidas e crie um cronograma capilar com intervalos entre os produtos para os fios não ficarem pesados ou acumularem resíduos que no final das contas se tornam prejudiciais.

E lembre-se: quanto mais comprido o cabelo, mais diferentes serão suas necessidades na raiz, no meio e nas pontas. Por fim, tome o cuidado de não selar demais as cutículas, o que vai impedir que água e nutrientes penetrem nos fios.

Reconstrução

Todo cabelo precisa de reconstrução? Não. Não é porque ele está sem água ou com falta de nutrientes que ele vai precisar passar pelo tripé completo da hidratação, nutrição e reconstrução.

Também chamada de reposição ou reparação, essa é a parte do tratamento capilar que cuida de devolver elementos perdidos dos seus fios que vão além de água e óleo. São estruturas como queratina e outras proteínas que compõem a segunda camada do cabelo, o chamado córtex, sobre o qual já falamos aqui.

As pontes do cabelo se perdem quando os fios ficam sem queratina
(Imagem: Giphy/ Looney Tunes)

O cabelo vai precisar de reconstrução quando atinge um nível crítico de porosidade com lesões que destroem pontes importantes dos fios, deixando-os fracos e sem vida. Pode acontecer de um cabelo aparentemente saudável precisar de reconstrução?

Pode.

Nesses casos, o procedimento serve mais como uma prevenção do que uma reparação propriamente dita. Muitas vezes coisas simples como sol, água do mar, uso mais intenso de secador ou chapinha, alimentação ruim ou mesmo a idade podem ocasionar a perda de queratina. Quando a situação tá em um nível assim, mais simples, a reparação é descomplicada.

Geralmente basta um bom leave-in tipo o Peptide Repair Rescue Sealed Ends na nécessaire que o problema estará resolvido.

Peptide Repair Sealed Ends é um ótimo leave-in de reconstrução capilar
(Imagem: Schwarzkopf)

Como saber que é hora da reconstrução?

Aqui entra aquela parte do cabelo que vai para o fundo do copo com água, lembra? Cabelo que afunda é cabelo altamente poroso que já está pedindo por socorro.

Entre os maiores destruidores dessas pontes de queratina estão processos químicos como alisamento, relaxamento, descoloração, tintura ou uso intensivo de ferramentas de calor.

Uso excessivo de ferramentas de calor destrói pontes de queratina dos cabelos
(Imagem: Giphy)

Além do teste do copo, outra forma de notar a necessidade de reconstrução é observando a consistência do cabelo, como:

* Frizz excessivo

Quando você percebe que os fios estão mais rebeldes que o normal

* Elasticidade

Quando o fio parece uma borracha, fica elástico

* Um exagero de pontas duplas

Ter pontas duplas acontece, mas se está acima do normal, é hora da reconstrução. 

Dica

A gente sabe que descoloração é sinônimo de danos, mas nem por isso esse processo precisa ser tão prejudicial assim. Basta contar com um profissional que saiba o que está fazendo e usar os produtos certos que evitarão ao máximo a destruição das proteínas dos cabelos.

Os pós descolorantes Igora Vario Blond são um exemplo disso. Eles podem atingir até 8 tons de clareamento não só preservando os fios como também fortificam o cabelo reduzindo a quebra.

E é claro que depois um belo kit especial para loiras precisa entrar para a sua rotina, como é o caso dos produtos BlondMe, com shampoo, poção de cuidado e máscara Keratine Restore que restauram a queratina já no primeiro uso.

A linha Blondme Keratine Restore é ideal para loiras que precisam de reconstrução capilar
(Imagem: Mercado da Beleza)

Prontinho, amiga. Depois dessa aula, não tem mais erro nos cuidados com o seu cabelo. É só prestar atenção ao que ele diz e estar sempre munida com os produtos certos. O resto é só brilho. Vai com tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *